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dc.contributor.authorLima, Flavio Cosme Rocha de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:08Z-
dc.date.issued2021-11-08
dc.identifier.citationLIMA, Flavio Cosme Rocha de. Estudo e uso de ter, haver e existir no ensino fundamental: uma proposta de aprendizagem colaborativa. 2021, 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15423-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2004; TORRES e IRALA, 2014) para o estudo e uso dos verbos ter, haver e existir no 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudos linguísticos apontam para a preferência da forma ter nas construções existenciais na oralidade (CALLOU e AVELAR, 2000; DUTRA, 2000; DUARTE, 2003; VITÓRIO, 2010), mas, na escola, o aluno passa a conhecer o uso dos verbos haver e existir com base na descrição das gramáticas normativas. Sugere-se uma mediação didática que facilite o estudante entrar em contato com as várias possibilidades de construções existenciais e aprenda a usá-las em contextos de oralidade e escrita. Parte-se do contínuo oralidade-letramento (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005a) através de um circuito com os gêneros textuais fanfic, meme, charge e conto. O objetivo principal da proposta, portanto, foi apresentar uma proposta de ensino que leve os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao emprego consciente das formas verbais ter, existir e haver distribuídas em um contínuo de variação linguística que contemple oralidade e escrita do português como língua materna. A hipótese que direciona o circuito é que o estudo e uso desses verbos, no Ensino Fundamental, devem estar associados à linguagem do aluno e aos gêneros textuais da oralidade e da escrita. Relacionou-se a abordagem de aprendizagem colaborativa a aspectos da metodologia ativa de ensino de línguas (MORAN, 2015) para sustentar a ideia de que o professor de língua materna pode atuar como um agente de mediação do aprendizado dos verbos mencionados, apresentando as possibilidades de usos na escrita e na oralidade. O aluno será o agente desta ação pedagógica por meio da qual constrói e aplica o saber aprendido.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino dos verbos existenciaispor
dc.subjectgêneros textuaispor
dc.subjectaprendizagem colaborativapor
dc.subjectTeaching existential verbseng
dc.subjecttextual genreseng
dc.subjectcollaborative learningeng
dc.titleEstudo e uso de ter, haver e existir no Ensino Fundamental: uma proposta de aprendizagem colaborativapor
dc.title.alternativeStudy and use of ter, haver and existir in Elementary School: a collaborative learning proposaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation presents a collaborative learning proposal (BEHRENS, 2004; TORRES and IRALA, 2014,) for the study and use of the verbs ter, haver and existir in the 7th grade of Elementary School. Linguistic studies point to a preference for the form ter in existential constructions in orality (CALLOU and AVELAR, 2000; DUTRA, 2000; DUARTE, 2003; VITÓRIO, 2010), but at school, the student comes to know the use of the verbs haver and existir based on the description of normative grammars. A didactic mediation is suggested that facilitates the student to get in touch with the various possibilities of existential constructions and learn to use them in oral and written contexts. It starts with the continuous orality-literacy (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005a) through a circuit with the textual genres fanfic, meme, cartoon and short story. The main objective of the proposal, therefore, was to present a teaching proposal that leads students in the 7th year of Elementary School to consciously use the verb forms ter, existir and haver distributed in a continuum of linguistic variation that contemplates orality and writing of Portuguese as mother tongue. The hypothesis that guides the circuit is that the study and use of these verbs, in Elementary School, must be associated with the student's language and the textual genres of orality and writing. The collaborative learning approach was related to aspects of the active methodology of language teaching (MORAN, 2015) to support the idea that the mother tongue teacher can act as an agent of mediation of the learning of the mentioned verbs, presenting the possibilities of uses in writing and orally. The student will be the agent of this pedagogical action through which he builds and applies the knowledge learned.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.advisor1ID010.523.717-52por
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.referee2Alonso, Karen Sampaio Braga
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa
dc.creator.ID027.229.867-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251176880234432por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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