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dc.contributor.authorBittencourt, Adriana da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:13Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:13Z-
dc.date.issued2017-08-31
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Adriana da Silva. Ensino-aprendizagem de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental: proposta didática para a interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursiva. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15432-
dc.description.abstractO ensino de leitura em língua portuguesa constitui em um dos grandes desafios enfrentados pelo professor na educação pública e ainda hoje, o desenvolvimento do aluno, enquanto leitor competente, é um objetivo a ser atingido. Tendo em vista os baixos índices gerados pelas avaliações realizadas no país, o volume de produções acadêmicas voltadas para as práticas de ensino de língua materna e os relatos de experiências vividas pelos educadores no contexto escolar, o objetivo de nossa pesquisa é desenvolver a competência linguística e a habilidade no uso efetivo da língua materna através da leitura de nanocontos. É a Semiótica de linha francesa, inaugurada por A. J. Greimás e J. Courtés na década de 60, que fornecerá o aporte teórico-metodológico sobre o qual se embasam nossa pesquisa e as atividades realizadas. Esta escolha justifica-se por se tratar de uma teoria que oferece um modelo de leitura que procura explicar o sentido do texto pelo exame de seu plano do conteúdo sob a forma de um percurso gerativo; pelo fato de que a mesma ultrapassa a análise de nível formal e por constituir um profícuo aporte teórico capaz de apoiar o trabalho do professor no ensino de leitura. Neste estudo, elegemos os nanocontos produzidos por Edson Rossatto, divulgados em redes sociais e posteriormente publicados em livro, para duas finalidades: explicar alguns dos conceitos abarcados pela semiótica e compor a proposta de leitura voltada para alunos do 9º ano do E.F. Ademais, no final do trabalho há uma sugestão de atividade de leitura alinhavada à semiótica e elaborada a partir de dois nanocontos de Rossatto. Cabe ressaltar que a teoria desenvolvida por Greimás é uma grande aliada para desenvolvimento de atividades práticas que visam a formação de leitores competentes e críticos.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria Semióticapor
dc.subjectCompreensão textualpor
dc.subjectLeitura de nanocontospor
dc.subjectsemiotics theoryeng
dc.subjecttextual comprehensioneng
dc.subjectnanotales readingeng
dc.titleEnsino-aprendizagem de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental: proposta didática para a interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursivapor
dc.title.alternativeTeaching-learning of reading in the 9th year of Elementary School: didactic proposal for the interpretation of nanotales from discursive semioticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe reading teaching in the Portuguese language is one of the great challenges faced by the teachers in the public school and the student’s reading improvement is still a goal to be achieved. In the light of the bad results obtained by the evaluations in the country, the low quantity of academic publications related to teaching practices of the Portuguese language and the reports from the teachers experience, our research goal is to propose reading classes whose methodology emphasizes the production of meanings by students. The semiotics from France, inaugurated by A. J. Greimás and J. Courtés in the decade 60, is the theoretical methodologic support to our research. This theoretical method was chosen because of the following: provides a reading model based on the sense generative route that joins the content and the expression plans; it overcomes the formal analysis level and constitute a fruitful theoretical method which is able to aid the teacher’s work in the reading teaching. In this study, we choose the nanotales written by Edson Rossatto, disclosed on social networks and later published in books in order to explain some concepts addressed by the semiotics and to propose the reading classes to the nine year students of the E.F. Further, we suggest some reading activities related to the semiotic concepts and elaborated from two Rossatto’s nanotale. It is worth mentioning that the theory of Greimás plays an important role to developing of practical activities that aim the formation of competent readers and critics.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.advisor1IDCPF: 036.938.777-50por
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Gerson
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.referee2Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.referee3Fonseca, Raquel Silveira
dc.creator.IDCPF: 075.223.537-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3288804591610597por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64135/2017%20-%20Adriana%20da%20Silva%20Bittencourt.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4414
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-02-24T00:03:03Z No. of bitstreams: 1 2017 - Adriana da Silva Bittencourt.pdf: 2317896 bytes, checksum: 772768657ea59787ce6e5d87321708eb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-24T00:03:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Adriana da Silva Bittencourt.pdf: 2317896 bytes, checksum: 772768657ea59787ce6e5d87321708eb (MD5) Previous issue date: 2017-08-31eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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