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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Gisele Marques Alves dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-23 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Gisele Marques Alves dos. Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15437 | - |
dc.description.abstract | Em um contexto marcado pela necessidade cada vez mais evidente de pensarmos nos rumos da educação brasileira, o ensino de produção textual na educação básica passa a ser uma temática imprescindível nas práticas e reflexões docentes desse segmento. As lacunas existentes no aprendizado de língua portuguesa são alarmantes. Com isso, há um amplo déficit no que concerne à prática da escrita. Dessa maneira, uma maioria significativa do grupo discente termina o ensino básico sem atingir proficiência nas práticas discursivas textuais. Partindo-se dessa evidência, busca-se o embasamento necessário nos pressupostos da metacognição (FLAVELL, 1979) a fim de intervir nos processos que envolvem o aprendizado de produção textual, e mais especificamente, no tipo dissertativo-argumentativo. Nessa perspectiva, este trabalho consistiu na implementação de um projeto de intervenção educacional, em sala de aula, com alunos do 7º ano da rede pública de ensino do município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Pretendia-se encontrar um caminho inovador na elaboração e na aplicação de material didático, visando à melhoria do ensino de produção de parágrafos argumentativos. As atividades implementadas consistiam em: 1. Trabalhar a estrutura do parágrafo dissertativo-argumentativo e estimular o debate de ideias; 2. Apresentar os recursos linguísticos eficientes para a construção do texto; 3. Ampliar o conhecimento enciclopédico do aluno, através de debates, confrontos de ideias, construção de teses e de argumentos; 4. Propor a produção textual tendo o professor como mediador; 5. Analisar os parágrafos produzidos e propor sua reescritura. O objetivo geral da pesquisa teve como foco proporcionar ao educando a ampliação de sua capacidade metacognitiva de tal forma que conseguisse, conscientemente, lançar mão de estratégias para melhorar sua argumentação. Como objetivos específicos, buscou-se: 1. Verificar os principais problemas relacionados à habilidade argumentativa na escrita dos alunos; 2. Elaborar atividades de mediação pedagógica voltadas para as questões identificadas nos textos dos estudantes, tendo como base teorias e propostas de trabalho da área da metacognição; 3. Aplicar tais atividades e analisar os resultados obtidos. Pretendia-se, nesse sentido, permitir que o educando construísse uma perspectiva situada diante dos processos cognitivos, ou seja, que ele fosse capaz de estabelecer autonomia com relação à sua própria aprendizagem. Este projeto foi norteado pela hipótese de que, através de atividades que desenvolvessem habilidades metacognitivas, ao final da pesquisa-ação com alunos do 7º ano do ensino fundamental, esses se tornariam capazes de transformar sequências expositivas em sequências argumentativas. O objetivo foi alcançado, uma vez que, diante dos resultados analisados, notou-se que o aluno foi capaz de ampliar sua capacidade crítica não só enquanto estudante-autor de produções textuais, mas também – e talvez principalmente – enquanto sujeito crítico em sua realidade social. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estratégias metacognitivas | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Parágrafo dissertativo-argumentativo | por |
dc.subject | Metacognitive strategies. | eng |
dc.subject | Text production | eng |
dc.subject | Dissertative-argumentative paragraph | eng |
dc.title | Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | In a context marked by the increasingly evident necessity of thinking of the course of Brazilian education, the teaching of text production becomes an indispensable theme on practices and reflections made by teachers of this segment. The gaps that exist on the learning process of our children and teenagers are alarming. Thereby, there is a wide defict regarding writing practice. Thus, a significant majority of our students reach the 7th grade without reaching proficiency on discoursive written practice. From this evidence, the required basement on the assumptions of metacognition (FLAVELL, 1979) are sought in order to intervene on the processes that are involved on the learning of school writings and, more specifically, on the dissertative-argumentative genre. On that perspective, this work consists on the implementation of a project of educational intervention, in the classroom, with students from the 7th grade of public schools from the city of Niterói, metropolitan area of Rio de Janeiro. It is intended to find an inovative way on the elaboration and the use of courseware, seeking the improvement of the teaching of the writing of argumentative texts. The activities to be implemented consist on: 1. Working on the structure of dissertative-argumentative paragraph and encouraging discussions; 2. Presenting the relevant linguistic resources to the construction of the texts; 3. Widening the encyclopaedic knowledge of the student, through debates, discussions, building of theses and arguments; 4. Proposing the text production while the teacher is a mediator; 5. Analyzing the paragraphs written by the students and proposing that they are rewritten. The overall goal of the research has as its focus providing the pupils the widening of their metacognitive capability, in a way that they can, consciously, apply strategies to improve their argumentation. As for the specific goals, it is itended to: 1. Verify the main problems regarding the argumentative skill on the writing of the students; 2. Elaborate pedagogical mediation activities towards the identified issues on the texts produced by the students, having as basis theory and work proposals on the metacognition field; 3. Apply the activities and analyze the results. In that way, it is sought to allow that the students build a perspective in face of cognitive processes, that is, that they are able to establish their autonomy in face of their own learning process. Therefore, the students will be able to widen their critical sense, not only as student-author of texts, but also - and perhaps mainly - as critical subjects in their social reality. This project is guided by the hypothesis that, through activities that develop metacognitive skills, in the end of the research-action with 7th graders, they will be able to transform expository sequences into argumentative ones. The goal was achieved, once that, before the analyzed results, it was noted that the student was able to expand his critical skills, not only as an author-student of textual productions, but also - and mainly, perhaps - as a critical individual in his social reality. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.advisor1ID | 807.960.287-53 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Gerson Rodrigues da | |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Andréa | |
dc.creator.ID | 056.696.087-71 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7638895594103376 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, Lucimar de. Referência textual: uma proposta de análise das estratégias de referenciação em textos publicitários. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 27, p.87-103, jan/jun. 2013. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O impacto da sociolinguística na educação. In: Bortoni-Ricardo, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 157-167. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRILHANTE. Luiza Hermínia de Almeida Assis. Processos metacognitivos implicados na produção escrita do 1° ano do ensino fundamental. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2012. 187 f. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: F. E. Weinert & R. H. Kluwe (Eds.), Metacognition, motivation, and understanding (pp. 65-116). Hillsdade: Lawrence Erlbaum Associates. 1987. CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia A. Angeli dos. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre. V. 19, n. 2, Nov./2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200009>. Acesso em: 25 de mar. 2015. FLAVELL, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitve-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34 n. 10, 906-911. FLAVELL, J. H. & Wellman, H. M. (1977). Metamemory. Em R. V. Kail & J. W. Hagen (Orgs.), Perspetives on the development of memory and cognition (pp. 3-33). Hillsdale, N.J.: Erlbaum. In: RIBEIRO, Célia. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. Universidade Católica Portuguesa, v. 16 n. 1, pp. 109-116, 2003. FREIRE. P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. IDEB - Resultados e Metas. IDEB 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 e Projeções para o Brasil. Ago/2014. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em 10 de mar. 2015. 64 JOU, G. I. de, & SPERB, T. M., A Metacognição como Estratégia Reguladora da Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vol. 19, n. 2, pp. 177-185, 2006. KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2011. KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. MARCHIORATO, Liliane. Melhorando o desempenho escolar: caderno de apoio à elaboração da proposta pedagógica da escola. Disponível em: <http://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/diretrizes/5-Manual_de_elaboracao_da_proposta_pedagogica.pdf>. Acesso em 23 de mar. 2015. NAVARRO. Alexandre Guida. 2012, afinal, é o fim do mundo? Revista CH. Universidade Federal do Maranhão. Ago/2012. Disponível em:< http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/295/2012-afinal-e-o-fim-do-mundo>. Acesso em 15 de fev. 2015. NITERÓI. FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Atos do presidente. Portaria FME 087/2011. Publicada em 12/02/2011, em A Tribuna. PAZ, Fábio Mariano da. O Ideb e a qualidade da educação no ensino fundamental: fundamentos, problemas e primeiras análises comparativas. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1953/2082>. Acesso em 23 de mar. 2015. PORTILHO, E. M. L.; DREHER, S. A. S.; Categorias metacognitivas como subsídio à prática pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n 1, p. 181-196, 2012. Provas e Gabaritos. Colégio Técnico da UFRRJ – CTUR. Disponível em: < http://www.ctur.ufrrj.br/Concursos-Anteriores/concurso-anterior.html>. Acesso em 19 de jan. 2015. RIBEIRO, Célia. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. Universidade Católica Portuguesa, v. 16 n. 1, p. 109-116, 2003. SANTAELLA, Lucia. Redação e Leitura: Guia para o ensino. São Paulo: Cengage Learning: 2013. SILVA, A. L. da; SÁ, I. de. Saber estudar e estudar para saber. Portugal: Porto Editora, 1997. SINHA, Chris. Pessoas Situadas: aprender a ser um aprendiz. In Bliss,J.: Sãljõ,R.: Light, P. (Eds) Learning Sites: Social for and Thechnological Resources For Learning. Oxford, Pergamon. p. 32-48,1999. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set/dez. 2005. 65 VYGOTSKY, L. S.. A formação social da mente. 6ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. VYGOTSKY, L. S.. A formação social da mente. 7ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
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