Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, Renato Moreno
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:17Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:17Z-
dc.date.issued2017-04-20
dc.identifier.citationMendes, Renato Moreno. Desenvolvimento da capacidade argumentativa de alunos do ensino fundamental a partir da ativação de frames. 2017. [153 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15438-
dc.description.abstractA construção de um processo de argumentação em um texto, por demandar uma série de competências, pode ser considerada um procedimento difícil. Entre essas dificuldades, temos a exigência da habilidade de confrontar pontos de vista e de propor soluções para problemas discutidos em textos de base argumentativa. Nesse sentido, esta pesquisa procura evidenciar um trabalho realizado com base em uma preparação metodológica de pesquisa-ação a partir da elaboração de uma sequência didática cujo propósito é a ampliação da capacidade argumentativa dos sujeitos pesquisados por meio de atividades que possibilitem a ativação de frames por parte dos estudantes, contribuindo assim para a produção de textos do tipo argumentativo. Para isso, essas atividades apoiam-se em textos motivadores e atividades relacionadas a esses textos, promovendo debates que visam a verificar se os alunos ativam frames de maneira adequada. Para tanto, a fundamentação teórica seguirá, numa perspectiva geral, os estudos que apresentam conteúdos voltados para a linguística textual e cognitiva aplicados ao ensino de produção textual, sobretudo Marcuschi (2008), que pressupõe a necessidade de um trabalho com a linguagem centrada em gêneros do discurso e Koch (2002), que julga ser a argumentação ato fundamental da linguagem. No que tange à elaboração da sequência didática, esta pesquisa segue nos moldes de Dolz e Schneuwly (2004). Analisando os resultados das atividades aplicadas, comprovou-se, por meio dos resultados atingidos, que os sujeitos pesquisados ampliaram de maneira satisfatória sua capacidade argumentativa, o que se harmoniza com os objetivos almejados pelas intervenções realizadas junto aos alunos pesquisados. A recomendação de trabalho apresentada por esta pesquisa pode contribuir para ações pedagógicas que objetivem a formação de alunos conscientes da necessidade de argumentar nas diversas situações de comunicação do cotidiano, além de contribuir para novas reflexões sobre métodos com base nos quais se pode ensinar a produzir um texto de base argumentativa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectestratégias argumentativaspor
dc.subjectframepor
dc.subjectTextual productioneng
dc.subjectargumentative strategieseng
dc.subjectframeeng
dc.titleDesenvolvimento da capacidade argumentativa de alunos do ensino fundamental a partir da ativação de framespor
dc.title.alternative-por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe construction of an argumentation process in a text, by demanding a series of skills, can be considered a difficult procedure. Among these difficulties, we need the ability to confront points of view and to propose solutions to problems discussed in argumentative texts. In this sense, this research seeks to evidence a work carried out based on a methodological preparation of action research based on the elaboration of a didactic sequence whose purpose is to increase the argumentative capacity of the researched subjects through activities that enable the activation of frames by Part of the students, thus contributing to the production of argumentative texts. To do this, these activities rely on motivating texts and activities related to these texts, promoting debates that aim to verify if students activate frames in an appropriate way. To that end, the theoretical basis will follow, in a general perspective, the studies that present content focused on textual and cognitive linguistics applied to the teaching of textual production, especially Marcuschi (2008), which presupposes the need for a work with language centered in genres of discourse and Koch (2002), which he deems to be the fundamental language argumentation. Regarding the elaboration of the didactic sequence, this research follows the model of Dolz and Schneuwly (2004). Analyzing the results of the applied activities, it was verified, through the results achieved, that the subjects studied satisfactorily extended their argumentative capacity, which is in harmony with the objectives sought by the interventions carried out with the students studied. The work recommendation presented by this research can contribute to pedagogical actions that aim at the formation of students aware of the need to argue in the various communication situations of daily life, as well as to contribute to new reflections on methods based on which one can teach to produce an argumentative texteng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.advisor1ID807.960.287-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.referee2Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee3Santos, Ângela Bravin dos
dc.creator.ID055.760.277-79por
dc.creator.Lattes-por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, I. Língua, texto e ensino – outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. ARGYRIS, C.; PUTNAM, R.; SMITH, D. M. Action science: concepts, methods and skills for research and intervention. Nova York: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BEYER, L. The curriculum: problems, politics, and possibilities. Nova York: Suny Press, 1988. BOTELHO, Patricia Ferreira. Conhecimento prévio e atividades escolares de leitura –uma abordagem cognitiva e metacognitiva/ Patricia Ferreira Botelho. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2015. BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo / Jean Paul Bronckart; trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999 CHAMBERS, R. Rural development: putting the last first. Londres: Longman Press, 1983. CITELLI, A. (1994). O texto argumentativo. São Paulo: Scipione. CHECKLAND, P.; HOLWELL, S. Information, systems, and information systems: making sense of the field. Chichester: Wiley, 1988. COIRIER. P.; COQUIN. D.: GOLDER, C. e PASSCRAULT. J-M (1990). Le traitement cognitif du texte argumentatif: Recherches en production et en compréhension. Archives de Psychologie. 58, 31 5-348. COOPERRIDER, D. L.; SRIVASTVA, S. Appreciative inquiry in organisational life. In: 81 WOODMAN, R.; PASMORE, W. Research in organisational change and development. Greenwich: JAI Press, 1987. DEMING, W. E. Out of the crisis. Massachusetts: MIT Press, 1986. DIONÍSIO, Â. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação– Bazerman. São Paulo: Cortez, 2005. DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128. DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. ESPÉRET, E.: COIRIER. P.: COQUIN. D. e PASSERAULT, J.-M. (1987). L'implication du locuteur dans son discours: Discours argumentatifs formel et naturel. Argumantation .I,155- 174. FILLMORE, C. “Frame Semantics”. In: Linguistic in the morning calm. Ed. by The Linguistic Society of Korea. Seoul: Hanshin, p. 111-137, 1982. GOLDER, C. e COIRIER, P. (1994). Argumentative text writing: Developmental trends. Discourse Processes,18, 187 – 219. GOLDER, C. e COIRIER, P. (1996). The production and recognition of typological argumentative text markers. Argumentation, 10, 271-282. Jossey Bass (http://www.actiondesign.com/action_science), 1985. KATO, Mary A. O aprendizado da leitura. S.Paulo: Martins Fontes, 1985. KATO, Mary A. (1987) No mundo da escrita. Uma perspectiva psicolingüística. 2 ed. São Paulo: Ática. 82 KOCH, I. G. V. (1997). A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto. KOCH, Ingedore V. Argumentação e linguagem. 8ª. ed. São Paulo, Cortez, 2002. KOLB, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984. LAKOFF, George. “Women, Fire and Dangerous Things”. What Categories Reveal about the Mind. Chicago: The University Chicago Press , 1987 LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996 LEITÃO, S. (2000). O manejo de contra-argumentos na escrita argumentativa infantil. Temas em Psicologia da SBP, 8, 1, 79-92. LEITÃO, S. (1999). Contribuições dos estudos contemporâneos da argumentação a uma análise psicológica de processos de construção de conhecimento em sala de aula. Arquivos Brasileiros de Psicologia. 1, 91-101. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela et al. Gêneros textuais e ensin. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. MARCUSCHI, Luis Antônio, 1946. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARQUARDT, M. J. Action learning in action: transforming problems and people for wordclass organizational learning. Palo Alto: Davies-Black, 1999. MCCUTCHEON, G. Curriculum and the work of teachers. In: APPLE, M. W.; REVONS, R. W. Action learning: new techniques for managers. Londres: Blond & Briggs, 1971. 83 SALOMÃO, Maria Margarida Martins; TORRENT, Thiago Timponi e SAMPAIO, Thais Fernandes. A linguística cognitiva encontra a linguística computacional: Notícias do projeto Framenet Brasil. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, jan./jun. 2013. SANTOS, S. L. (1996). Perspectivas no estudo da argumentação cotidiana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 12, 1, 11-21. SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. Nova York: Basic Books, 1983. SILVA, Carmem Lucy. Argumentação e aquisição: O que revelam os “dizeres” da criança sobre esta relação? Letras de Hoje nº 129- Porto alegre. Universidade Católica do Rio Grande do Sul,2002 . THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. TOULMIN, S.F. (1958). The uses of argument. Cambridge: Cambridge University Press. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. WHYTE, W. F. Action research for management. Homewood: Irwin-Dorsey, 1964. Social theory for action. Beverly Hills: Sage, 1991.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65164/2017%20-%20Renato%20Moreno%20Mendes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4660
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-05-19T18:20:17Z No. of bitstreams: 1 2017 - Renato Moreno Mendes.pdf: 32923308 bytes, checksum: e7c2773be61bee9939e5b388b193ebf2 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-19T18:20:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Renato Moreno Mendes.pdf: 32923308 bytes, checksum: e7c2773be61bee9939e5b388b193ebf2 (MD5) Previous issue date: 2017-04-20eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Renato Moreno Mendes.pdfRenato Moreno Mendes32.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.