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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15443
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lopes, Fabiane Moura | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | |
dc.identifier.citation | LOPES, Fabiane Moura. Inferências em tiras: estratégias de leitura. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15443 | - |
dc.description.abstract | Repensar o ensino da leitura é uma preocupação de muitos profissionais, haja visto o baixo desempenho de muitos estudantes, em diversas avaliações. Neste sentido, em se tratando dos textos que contenham as linguagens verbal e visual essa dificuldade tende a se acentuar, uma vez que para compreendê-los é preciso a articulação de elementos explícitos e implícitos no texto, os quais precisam ser inferidos pelo leitor. Nesta perspectiva, a presente pesquisa de intervenção educacional, de caráter interpretativo, teve como finalidade a modelagem de estratégias de leitura, em especial as do tipo metacognitivas, no sentido de promover uma mobilização de procedimentos de leitura demandados para a compreensão leitora acerca do gênero tiras, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona rural da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi aplicada inicialmente uma atividade diagnóstica, a qual buscava verificar a compreensão leitora dos alunos, no momento inicial, através da técnica de coleta de dados denominada Protocolo Verbal. Em seguida, foram ministradas seis aulas, nas quais intentou-se promover uma familiarização do gênero tiras por parte dos alunos, através da apresentação de alguns elementos da linguagem quadrinística (balões, onomatopeias, etc.), como também buscou-se reproduzir condições para que os alunos pudessem se apropriar de algumas estratégias de leitura, as quais pudessem auxiliá-los na compreensão leitora deste gênero. Após as seis aulas, os alunos responderam a uma avaliação final, a qual continha perguntas abertas e fechadas, todas envolvendo a leitura de tiras, sendo a coleta de dados estabelecida via Protocolos Verbais, sob os quais a professora-pesquisadora buscou uma interpretação dos dados obtidos, no sentido de verificação da utilização das estratégias de leitura, por parte dos alunos, caracterizando uma interpretação de resultados do tipo qualitativo. A análise dos resultados demonstrou que houve uma apropriação das estratégias modeladas durante as aulas. Assim, destaca-se a necessidade de ações pedagógicas contínuas e mais pontuais no que diz respeito ao ensino do gênero tiras, no ambiente escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | leitura de tiras | por |
dc.subject | protocolo verbal | por |
dc.subject | estratégias metacognitivas | por |
dc.subject | comic strips reading | eng |
dc.subject | verbal reports | eng |
dc.subject | metacognitive strategies | eng |
dc.title | Inferências em tiras: estratégias de leitura | por |
dc.title.alternative | Inferences in comic strips: reading strategies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Rethinking the teaching of reading is a concern of many professionals, having seen the low performance of many students in various assessments. In this sense, when dealing with texts that contain verbal and visual languages, this difficulty tends to accentuate, since to understand them it is necessary to articulate explicit and implicit elements in the text, which must be inferred by the reader. In this perspective, the present research of educational intervention, with an interpretative character, had as purpose the modeling of reading strategies, especially those of the metacognitive type, in the sense of promoting a mobilization of reading procedures demanded for the reading comprehension about the genre comic strip , for elementary school students from a municipal school system, located in the rural area of the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. A diagnostic activity was initially applied, which sought to verify the reading comprehension of the students, at the initial moment, through the technique of data collection denominated Verbal Reports. Then, six classes were taught, in which it was tried to promote a familiarization of the genre comic strip on the part of the students, through the presentation of some elements of the comics language (balloons, onomatopoeia, etc.), as well as to reproduce conditions for the students could appropriate some reading strategies, which could help them in the reading comprehension of this genre. After the six classes, the students answered a final evaluation, which contained open and closed questions, all involving the reading of comic strip, and the data collection was established via Verbal Reports, under which the teacher-researcher sought an interpretation of the data obtained in order to verify the use of reading strategies by the students, characterizing an interpretation of qualitative results. The analysis of the results showed that there was an appropriation of the strategies modeled during the classes. Thus, the need for continuous and more specific pedagogical actions regarding the teaching of genre comic strip in the school environment is highlighted. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Roberto, Tania Mikaela Garcia | |
dc.contributor.advisor1ID | 826.254.508-59 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6443925493118861 | por |
dc.contributor.referee1 | Roberto, Tania Mikaela Garcia | |
dc.contributor.referee2 | Pimentel, Carmen | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Leonor Werneck dos | |
dc.creator.ID | 038.692.346-95 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2837953083414663 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ALMANAQUE DO CEBOLINHA. São Paulo: Panini Brasil, n. 66, nov. 2017. ATIVITEXTOS. Interpretação de Tirinhas da Turma da Mônica. Ativitextos [on line], 2011. Disponível em: http://ativitextos.blogspot.com/2011/05/interpretacao-de-tirinhas-da-turma-da_10.html. Acesso: 19 nov. 2017. BALDO, Alessandra; Protocolos verbais como recurso metodológico: evidência de pesquisa. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 10, n. 1, jan./jun. 2011. ______; VELASQUES, Matheus T. Estratégias de leitura: uso da L1 e inferência lexical. Relatório final de pesquisa. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto.1. ed., 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2017. ERA UMA VEZ BRASIL. 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dc.subject.cnpq | Letras | por |
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