Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Fabiane Moura
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:31Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:31Z-
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.citationLOPES, Fabiane Moura. Inferências em tiras: estratégias de leitura. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15443-
dc.description.abstractRepensar o ensino da leitura é uma preocupação de muitos profissionais, haja visto o baixo desempenho de muitos estudantes, em diversas avaliações. Neste sentido, em se tratando dos textos que contenham as linguagens verbal e visual essa dificuldade tende a se acentuar, uma vez que para compreendê-los é preciso a articulação de elementos explícitos e implícitos no texto, os quais precisam ser inferidos pelo leitor. Nesta perspectiva, a presente pesquisa de intervenção educacional, de caráter interpretativo, teve como finalidade a modelagem de estratégias de leitura, em especial as do tipo metacognitivas, no sentido de promover uma mobilização de procedimentos de leitura demandados para a compreensão leitora acerca do gênero tiras, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona rural da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi aplicada inicialmente uma atividade diagnóstica, a qual buscava verificar a compreensão leitora dos alunos, no momento inicial, através da técnica de coleta de dados denominada Protocolo Verbal. Em seguida, foram ministradas seis aulas, nas quais intentou-se promover uma familiarização do gênero tiras por parte dos alunos, através da apresentação de alguns elementos da linguagem quadrinística (balões, onomatopeias, etc.), como também buscou-se reproduzir condições para que os alunos pudessem se apropriar de algumas estratégias de leitura, as quais pudessem auxiliá-los na compreensão leitora deste gênero. Após as seis aulas, os alunos responderam a uma avaliação final, a qual continha perguntas abertas e fechadas, todas envolvendo a leitura de tiras, sendo a coleta de dados estabelecida via Protocolos Verbais, sob os quais a professora-pesquisadora buscou uma interpretação dos dados obtidos, no sentido de verificação da utilização das estratégias de leitura, por parte dos alunos, caracterizando uma interpretação de resultados do tipo qualitativo. A análise dos resultados demonstrou que houve uma apropriação das estratégias modeladas durante as aulas. Assim, destaca-se a necessidade de ações pedagógicas contínuas e mais pontuais no que diz respeito ao ensino do gênero tiras, no ambiente escolar.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleitura de tiraspor
dc.subjectprotocolo verbalpor
dc.subjectestratégias metacognitivaspor
dc.subjectcomic strips readingeng
dc.subjectverbal reportseng
dc.subjectmetacognitive strategieseng
dc.titleInferências em tiras: estratégias de leiturapor
dc.title.alternativeInferences in comic strips: reading strategieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherRethinking the teaching of reading is a concern of many professionals, having seen the low performance of many students in various assessments. In this sense, when dealing with texts that contain verbal and visual languages, this difficulty tends to accentuate, since to understand them it is necessary to articulate explicit and implicit elements in the text, which must be inferred by the reader. In this perspective, the present research of educational intervention, with an interpretative character, had as purpose the modeling of reading strategies, especially those of the metacognitive type, in the sense of promoting a mobilization of reading procedures demanded for the reading comprehension about the genre comic strip , for elementary school students from a municipal school system, located in the rural area of the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. A diagnostic activity was initially applied, which sought to verify the reading comprehension of the students, at the initial moment, through the technique of data collection denominated Verbal Reports. Then, six classes were taught, in which it was tried to promote a familiarization of the genre comic strip on the part of the students, through the presentation of some elements of the comics language (balloons, onomatopoeia, etc.), as well as to reproduce conditions for the students could appropriate some reading strategies, which could help them in the reading comprehension of this genre. After the six classes, the students answered a final evaluation, which contained open and closed questions, all involving the reading of comic strip, and the data collection was established via Verbal Reports, under which the teacher-researcher sought an interpretation of the data obtained in order to verify the use of reading strategies by the students, characterizing an interpretation of qualitative results. The analysis of the results showed that there was an appropriation of the strategies modeled during the classes. Thus, the need for continuous and more specific pedagogical actions regarding the teaching of genre comic strip in the school environment is highlighted.eng
dc.contributor.advisor1Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.advisor1ID826.254.508-59por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443925493118861por
dc.contributor.referee1Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.referee2Pimentel, Carmen
dc.contributor.referee3Santos, Leonor Werneck dos
dc.creator.ID038.692.346-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2837953083414663por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesALMANAQUE DO CEBOLINHA. São Paulo: Panini Brasil, n. 66, nov. 2017. ATIVITEXTOS. Interpretação de Tirinhas da Turma da Mônica. Ativitextos [on line], 2011. Disponível em: http://ativitextos.blogspot.com/2011/05/interpretacao-de-tirinhas-da-turma-da_10.html. Acesso: 19 nov. 2017. BALDO, Alessandra; Protocolos verbais como recurso metodológico: evidência de pesquisa. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 10, n. 1, jan./jun. 2011. ______; VELASQUES, Matheus T. Estratégias de leitura: uso da L1 e inferência lexical. Relatório final de pesquisa. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto.1. ed., 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2017. ERA UMA VEZ BRASIL. Você sabia que existem diversos tipos de balões?, 2016. Disponível em: http://www.eraumavezbrasil.com.br/voce-sabia-que-existem-diversos-tipos-de-baloes/. Acesso: 19 nov. 2017. FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária do indexador: aspectos cognitivos e linguísticos influentes na formação do leitor profissional. 2003. 321f. Tese (Livre Docência em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003. ______ (org.), et al. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 149 p. Disponível em: <http://books.scielo.org>. GANDOLFO. Disponível em: www.gandolpho.com.br. Acesso: 20 nov. 2017. 100 HUMOR COM CIÊNCIA. Tirinha de Biologia. 2011. Disponível em: https://www.humorcomciencia.com/blog/83-saude/. Acesso: 25 nov. 2017. KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspective psicolinguística. São Paulo: Ática, 1985. ______. O aprendizado da leitura. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. KLEIMAN, Angela. Leitura, ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989. ______. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______ (Org.) Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61. ______. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. 10ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2004. ______. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. ______; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 10 reimpr. São Paulo: Contexto, 2014. ______; ______. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2015, 20 p. LEMKE, Jay L . Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. linguista. Apl. , Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, Dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: 21 mar. 2017. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. TURMA DA MÔNICA. Maurício de Sousa Produções, 2016. Disponível em: 101 http://turmadamonica.uol.com.br. Acesso: 20 nov. 2017. MÔNICA ESPECIAL DE NATAL. São Paulo: Panini Brasil, n. 11, nov. 2017. NOVA ESCOLA. Calvin e seus amigos. Nova Escola [on line], 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3621/calvin-e-seus-amigos. Acesso: 22 nov. 2017. PORTAL DO PROFESSOR. Din Don! Com licença, vamos trabalhar com a onomatopeia?, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13667. Acesso: 20 nov. 2017. PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Diretrizes Educacionais para a rede municipal de ensino de Juiz de Fora: linhas orientadoras das escolas de educação em tempo integral do município de Juiz de Fora. Linhas norteadoras para o Ensino Fundamental de 9 anos: anos iniciais da rede Municipal de Juiz de Fora, ano 3, n. 3, out. 2008. RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009. ______. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Katia Faria de. Pesquisa-Intervenção e a Produção de Novas Análises. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-73, dez. 2003. SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Processos Cognitivos na Leitura de Palavras em Crianças: Relações com Compreensão e Tempo de Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.15, n.2, p. 321-331, 2002. SANTOS, Cristina dos; KADER, Carla Callegaro Corrêa. Os modelos de leitura bottom-up, top-down e aproximação interativa. Revista de Ciências Humanas, v. 10, n. 15, 2009. SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. 1. ed., 2 reimpr. São Paulo: Contexto, 2015 (Coleção linguagem & ensino/ coordenação de Vanda Maria Elias). 102 SEEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorrulada – 01: 6º Ano, 1º Bimestre, 2015?. Disponível em: www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteuso?article-id=5692258. Acesso: 18 jul. 2017. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. São Paulo: Ed. Artmed, 1998, 194 p. SOUZA, Ana Cláudia de; RODRIGUES, Cassio. Protocolos verbais: uma metodologia na investigação de processos de leitura. In: TOMITCH, Lêda Maria Braga (Org.). Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, SP: EDUSC, 2008. p. 19-36. UFRN. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. PROFLETRAS. 2013?. Disponível em: http://www.virtual.ufcg.edu.br/site/files/cursos/pos/mest-prof-letras/APCN_PROFLETRAS.pdf. Acesso: 15/12/17. VARGAS, Suzana Lima; MAGALHÃES, Luciane Manera. O gênero tirinhas: uma proposta de sequência didática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 119-143, mar./ago. 2011. VERGUEIRO, Waldomiro; ELÍSIO, Roberto (orgs.). A linguagem dos quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2015. WILTIRANDO. A #selfie perfeita. 2014. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/a-selfie-perfeita/. Acesso: 20 nov. 2017. _______. Respeite a estrela, 2017. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/respeite-a-estrela/. Acesso: 20 nov. 2017.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65413/2018%20-%20Fabiane%20Moura%20Lopes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4726
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-02T01:09:11Z No. of bitstreams: 1 2018 - Fabiane Moura Lopes.pdf: 3163682 bytes, checksum: b0edbf6fe62607f3d0e9e2e697839d88 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-02T01:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Fabiane Moura Lopes.pdf: 3163682 bytes, checksum: b0edbf6fe62607f3d0e9e2e697839d88 (MD5) Previous issue date: 2018-02-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Fabiane Moura Lopes.pdf2018 - Fabiane Moura Lopes3.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.