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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15451
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Igor Martins dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-22 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Igor Martins dos. O uso de ter e haver existenciais na escrita dos alunos do Projeto Aceleração 8: do diagnóstico à intervenção pedagógica. 2018. 101 f.. Dissertação(Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica-RJ, 2018 . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15451 | - |
dc.description.abstract | Baseada nas contribuições da Sociolinguística Variacionista ao ensino, em especial a teoria dos contínuos de variação linguística (cf. BORTONI-RICARDO, 2004), esta pesquisa desenvolve uma mediação pedagógica para o trabalho com o uso de <ter> e <haver> existenciais numa turma do Projeto Acelera do Ensino Fundamental, por meio de atividades de produção de textos de diferentes gêneros, distribuídos num contínuo de oralidadeletramento. Dois foram os objetivos traçados: (a) mapear as ocorrências de <ter> e <haver> nos textos dos alunos ao longo da mediação pedagógica, descrevendo o seu comportamento linguístico em cada gênero trabalhado; (b) levar esses mesmos alunos ao emprego consciente das duas variantes nos diferentes gêneros textuais, de acordo com o contínuo de oralidadeletramento. Para compor o contínuo, foram selecionados os seguintes gêneros: HQ (histórias em quadrinhos), memorial e reportagem. De modo geral, os resultados mostram que os alunos conseguiram manifestar o uso das variantes de acordo com o praticado pelo brasileiro letrado em cada ponto do contínuo: nos textos situados no polo de [+ oralidade], houve emprego predominante de <ter>; nos do ponto intermediário, apareceram as duas variantes; nos do polo de [+ letramento], prevaleceu o uso de <haver>, conforme a prescrição das gramáticas normativas para os textos que representam eventos de comunicação mediados pela escrita. Tais resultados, por um lado, corroboram o que as pesquisas sociolinguísticas descrevem sobre o emprego de <ter> e <haver> existenciais no Português Brasileiro (cf. AVELAR, 2006); por outro, revelam como a escolarização é determinante para a aprendizagem de estruturas típicas da variedade de prestígio, como a variante <haver> (cf. VITÓRIO, 2008), requeridas pela sociedade letrada em determinados contextos de uso da língua | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Variação | por |
dc.subject | Verbos existenciais | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Textual production | eng |
dc.subject | Variation | eng |
dc.subject | Existential Verbs | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.title | O uso de ter e haver existenciais na escrita dos alunos do Projeto Aceleração 8: do diagnóstico à intervenção pedagógica | por |
dc.title.alternative | The use of existentials ter and haver in the writing of the students of the Acceleration 8 Project: from the diagnosis to the pedagogical intervention | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Based on the contributions of Variationist Sociolinguistics to teaching, in special to the theory of continuums of linguistic variation (BORTONI-RICARDO, 2004), this research develops a pedagogical mediation for the work with the usage of <ter> and <haver> in a class of the Accelerates Project of the Primary Education, through production activities of texts of different genres, distributed in a continuum of orality-literacy. Two were the traced objectives: (a) to map the occurrences of <ter> and <haver> in the students’ texts over the pedagogical mediation, describing their linguistic behavior in each worked genre; (b) to take these same students to the conscious employment of the two variants in the different textual genres, according to the orality-literacy continuum. In order to constitute the continuum, the following written genres were selected: CB (comic books), memorial and reporting. In general, the results show that the students were able to manifest the use of the variants according to the one practiced by the literate Brazilian in each point of the continuum: in texts placed on the pole of [+ orality], there was predominant employment of <ter>, in the ones of the intermediate point, it appeared both variants; in the ones of the pole of [+literacy], the use of <haver> prevailed according to the prescription of normative grammars to the texts that represent communication events mediated by the writing. Such results, on the one hand, corroborate what the sociolinguistic researches describe about the employment of existentials <ter> and <haver> in the Brazilian Portuguese (AVELAR, 2006); on the other hand, they reveal how schooling is decisive for the learning of structures typical to the variety of prestige, like the variant <haver> (VITÒRIO, 2008), required by the literate society in certain contexts of the language’s use | eng |
dc.contributor.advisor1 | Freire, Gilson Costa | |
dc.contributor.advisor1ID | 041.418.537-47 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0282148169546037 | por |
dc.contributor.referee1 | Freire, Gilson Costa | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Ricardo Joseh | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ângela Marina Bravin dos | |
dc.creator.ID | 094.106.907-90 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4753347913646172 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola. 2007. AVELAR, Juanito. “Gramática, competição e padrões de variação: casos com ter/haver e de/em no português brasileiro." Revista de Estudos da Linguagem 14.2 (2006): 99-143. BAGNO, Marcos. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola. 2013. ______.Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa: Revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de janeiro: Lucerna, 37ª ed. 2001 [1999]. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. ______. Nós cheguemos na escola. E agora?. Contexto, 2005. ______. Manual de sociolinguística. Contexto, 2014. ______ (et al.). Por que a escola não ensina gramática assim?. São Paulo: Parábola editorial, 1ª ed. 2014. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília : MEC/SEF, 1998. CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 6ª ed. 2013 [1985]. DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia; SERRA, Carolina Ribeiro. “Gramática(s), ensino de português e “adequação linguística”. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. pp. 22-36 (2015). COAN, Marluce; FREITAG, Raquel Meister Ko. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Revista Eletrônica de Linguística (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 4, - n° 2 – 2° Semestre 2010 - ISSN 1980-5799 DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008. LEITE, Yone; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002. LIMA, Ricardo Joseh. Variação linguística e os livros didáticos de português: análises, reanálises e perspectivas. In: MARTINS, M. A. et al. (orgs.) Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. pp. 115-131. MAIA, João Domingues. Gramática ´Teoria & exercícios. São Paulo: Ed. Ática, 2001. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 10ª ed. 2010. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 44ª ed. 2005 [1972]. SAID ALI, Manuel. Dificuldades da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1957. SANTOS, Wendel Silva dos Santos; RAMOS, Conceição de Maria de Araujo. Estruturas existenciais com ter e haver: variação no melhor português falado no Brasil. III Seminário Linguagem e Identidades: múltiplos olhares. VIEIRA, Silvia Rodrigues; FREIRE, Gilson Costa. Variação morfossintática e ensino de português. In: MARTINS, M. A. et al. (orgs.) Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. pp. 81-114. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, Cortez: 2011. VITÓRIO, Elyne. Ter e haver existenciais: gramática versus uso. Revista Urutágua acadêmica multidisciplinar – DCS/UEM. 2010. ________.Ter/haver existenciais na escrita de alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Maceió/AL. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) – Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2008. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/65773/2018%20-%20Igor%20Martins%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4811 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-29T14:47:29Z No. of bitstreams: 1 2018 - Igor Martins dos Santos.pdf: 3263572 bytes, checksum: 46210a4867e6fe18e3d8465ca5a13086 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-29T14:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Igor Martins dos Santos.pdf: 3263572 bytes, checksum: 46210a4867e6fe18e3d8465ca5a13086 (MD5) Previous issue date: 2018-08-22 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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