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dc.contributor.authorRocha, Ana Cristina de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:37Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:37Z-
dc.date.issued2019-03-26
dc.identifier.citationROCHA, Ana Cristina de Freitas. O gênero meme: um estímulo para desenvolver habilidades de leitura. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15452-
dc.description.abstractDesenvolver competências leitoras nos alunos é um verdadeiro desafio dentro do contexto escolar para qualquer professor. Entretanto, a escola deve ser vista como um lugar ideal para que a leitura aconteça. Portanto, se esperamos que nossos alunos sintam-se motivados a ler um texto e construir um sentido para ele, precisamos despertar o seu interesse por esses textos. Para isso, o professor precisa oferecer leituras que atendam às necessidades de formação escolar e também às preferências dos alunos, isto é, oferecer-lhes textos que estejam mais próximos das suas realidades. Diferentemente, o comum é a escola privilegiar os gêneros e autores clássicos e, com isso, a leitura torna-se desgastante, em muitos casos inacessível, trazendo um descontentamento tanto para o professor quanto para os alunos. Diante dessa realidade, esta pesquisa apresenta, com o objetivo de estimular habilidades de leitura nos alunos, atividades práticas de sala de aula, explorando o gênero textual meme, como mais uma possibilidade de desenvolver a construção de sentidos e reflexão crítica, levando-se em consideração que a escola deve inserir no seu cotidiano práticas com os gêneros lidos e criados em ambientes virtuais. Presentes no dia a dia de nossos alunos, os memes são uma boa alternativa para a o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem de leitura na sala de aula, pois podem contribuir para o sucesso de muitas atividades escolares. Para nortear a elaboração da proposta, os conceitos de língua, linguagem, texto, leitura e gêneros textuais foram abordados, estabelecendo-se uma relação com as ideias bakhtinianas, as quais embasam as teorias de autores contemporâneos tais como Marcuschi (2007, 2008,2010), Dionísio (2010, 2011, 2014), Koch (1992, 2011,2015), Rojo (2012, 2015), Solé ( 1998), entre outros.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemespor
dc.subjectGêneros emergentespor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectEmerging genreseng
dc.subjectTextual genreseng
dc.titleO gênero meme: um estímulo para desenvolver habilidades de leiturapor
dc.title.alternativeThe meme genre: a stimulus to develop reading skillseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDeveloping reading skills in students is a real challenge in the school context for any teacher. However, the school must be seen as an ideal place for reading happen. Therefore, if we expect our students be motivated to read a text and build meaning for it, we need to increase their interest in those texts. For this, the teacher needs to offering them readings closer to the his preferences, that is, offer them texts that are closer to the realities of the students. Differently, the usual is the school to privilege the classical genres and authors and this manner, the reading becomes exhausting, inaccessible; bringing discontent to both the teacher and the students. Into this context, this work presents, with the objective of stimulating the students´ reading skills, practical classroom activities, exploring the textual genre meme, as one more possibility to develop the construction of senses and critical reflection, taking in consideration that the school must insert in its daily practices with the genres read and created in virtual environments. Present in our students' daily routines, memes are a good alternative to the classroom because they can contribute to the success of many school activities. Guiding the elaboration of this activity, the concepts of language, text, reading and textual genres were approached, establishing a relationship with Bakhtinian ideas, which support the theories of contemporary authors such as Marcuschi 2007,2008,2010), Dionísio (2010, 2011, 2014), Koch (1992,2011, 2015), Rojo (2012, 2015,) Solé (1998), among others.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.advisor1ID023.791.607-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
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dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee2Fonseca, Rivia Silveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898por
dc.contributor.referee3Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556por
dc.contributor.referee4Santos, Adriano Oliveira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3729251947035139por
dc.contributor.referee5Santos, Angela Maria Bravin dos
dc.creator.ID046.290.537-35por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqLinguísticapor
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