Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBelletti, Andreia Cristina Jacurú
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:42Z-
dc.date.issued2019-08-14
dc.identifier.citationBELLETTI, Andreia Cristina Jacurú. Uma proposta de retextualização e reescrita no gênero resenha. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15459-
dc.description.abstractDepois de analisar as produções escritas dos alunos e seus baixos desempenhos nas avaliações bimestrais externas, orientadas por descritores e níveis de rendimento, observou-se a necessidade de promover uma inclusão do educando em seu processo de ensino aprendizagem. Assim, visando mostrar aos estudantes a importância da língua escrita e seu uso na sociedade, esta pesquisa tem como objetivo geral: desenvolver uma sequência didática para a produção do gênero resenha, com ênfase no descritor D15, que está voltado para o estabelecimento da coesão textual. Parte-se da hipótese que um trabalho direcionado com tal gênero de base argumentativa, assim como o descritor específico, auxiliará no desenvolvimento da competência discursiva nas produções textuais dos alunos. Para isso, foram propostos três objetivos específicos: a) Trabalhar a produção textual como um processo em que o texto necessita ser escrito, revisado e reescrito. b) Explorar a estrutura e função social do gênero resenha e c) Mostrar que cada operador lógico-discursivo exerce uma função específica na articulação das orações, dos períodos e dos parágrafos, para expressar de forma clara o pensamento para o leitor. As questões teóricas e práticas estão pautadas nas discussões acerca da organização do texto escrito, tendo, como base, autores como Antunes (2003), (2010) Koch e Elias (2017); nas considerações dos PCN (1997) E BNCC (2017); na importância da refacção (etapa de reescrita de um mesmo texto) em estudos feitos por Luiz Antônio Marcuschi (2003), Beth Marcuschi (2010); na defesa da retextualização (passagem de um gênero para outro) com Matencio (2002), Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); na concepção de gênero textual de acordo com Bakhtin (2011), e em abordagens de Schneuwly e Dolz (2004) sobre sequência didática. A pesquisa é qualitativa e todo o processo foi implementado por meio da pesquisa-ação, descrita por Thiollent (2011), na colaboração entre professor e aluno, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrahão Jabour, situada no Bairro Jabour, zona oeste do município do Rio de Janeiro. Através da retextualização e da reescrita dos textos, foi possível trabalhar as dificuldades encontradas no uso da língua, assim como na estrutura, coesão e coerência do texto. Alguns alunos se destacaram nos avanços obtidos em seus níveis de proficiência escritora, outros nem tanto. Porém todos perceberam que o trabalho de escrita é um processo, que envolve várias etapas: escrita, reescrita, revisão e produção final. Tais etapas fizeram o educando desenvolver uma maior consciência de sua competência escritora, bem como dos procedimentos para aprender a planejar, monitorar e avaliar todo o processo. Como conclusão do trabalho feito pelos alunos, foi produzido um livro de resenhas e disponibilizado na sala de leitura da escola para divulgar seu acervo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectResenhapor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectCoesãopor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectProcesseng
dc.subjectRevieweng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subjectCohesioneng
dc.titleUma proposta de retextualização e reescrita no gênero resenhapor
dc.title.alternativeA proposal for retextualization and rewriting in the genre revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAfter analyzing the written productions of students and their low performances in the external bimonthly evaluations guided by descriptors and levels of income, it was observed the need to promote an inclusion of the learners in their teaching-learning process. Thus, in order to show students the importance of written language and its use in society, this research has as general objective: to develop a didactic sequence for the production of the genre review, with emphasis on the descriptor D15, which is aimed at establishing textual cohesion. It is hypothesized that a guided work with such an argumentative genre, as long as the use of the specific descriptor will aid in the development of discursive competence in the textual productions of students. With that in mind, three specific objectives were developed: a) To work the textual production as a process in which the text needs to be written, revised and rewritten. b) To explore the structure and social function of the genre review and c) To show that each logical-discursive operator has a specific function in the articulation of sentences, periods and paragraphs, to express the ideas for the reader with better clarity. The theoretical and practical questions are grounded on the discussions about the organization of the written text, based on authors such as Antunes (2003), (2010), Koch and Elias (2017); on the considerations of PCN (1997) and BNCC (2017); on the importance of the repair (rewriting step of the same text) in studies done by Luiz Antônio Marcuschi (2003), Beth Marcuschi (2010); on the defence of retextualization (transition from one genre to another) with Matencio (2002), Dell'Isola (2007) and Marcuschi (2010); on the conception of textual genre according to Bakhtin (2011), and on Schneuwly and Dolz (2004) approaches on didactic sequence. The research is qualitative and the whole process was analyzed through the action research, described by Thiollent (2011), in the collaboration between teacher and student, in a class ninth grade class of Escola Municipal Abrahão Jabour, located in Jabour, west of the city of Rio de Janeiro. Through the retextualization and rewriting of the texts it was possible to work the difficulties encountered in the use of the language, as well as in the structure, cohesion and coherence of the text. Some students have excelled in the advances achieved in their levels of writing proficiency, others not so much. Neverthless all of them have realized that writing is a process, involving several stages: writing, rewriting, revision and final production. Such steps could help the learners to increase their awareness of their writing skills, as well as the procedures they must learn to plan, to monitor and to evaluate the whole writing process. As a conclusion of the work done by the students, a review book was produced and made available in the library of the school to promote its collection.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.advisor1ID5872540373589107por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.contributor.referee1Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee1ID8667782812462850por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667782812462850por
dc.contributor.referee2Polomanes Ribeiro, Roza Maria
dc.contributor.referee2ID5459279679649835por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835por
dc.creator.ID0221217474194406por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0221217474194406por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017. ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Paulo André; PALOMANES, Roza. Ensino de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 9-21. ANTUNES, Irandé. Análise de Textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ANTUNES, Irandé. Lutar com Palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Um olhar objetivo para produções escritas: analisar, avaliar, comentar. São Paulo: Moderna, 2012. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BATLLORI, Jorge. Jogos para treinar o cérebro: desenvolvimento de habilidades, cognitivas e sociais. 11 ed. São Paulo: Madras, 2009. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2000. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 2017. p. 65 – 190. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em 20 de jan. 2018. BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio; volume 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p.239. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2018. BRILHANTE, Maria Hermínia de Almeida Assis. Processos metacognitivos implicados na produção escrita de Crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2012. 186f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação Brasileira, Fortaleza, 2012. Disponível em: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770 Acesso em: 15 jul. 2018. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. COSTA VAL, Maria da Graça. [et. al] Avaliação do Texto escolar: Professor-leitor/ Aluno autor. Ed. Ver. E ampl. – Belo Horizonte: Autentica Editora/ Ceale, 2009. – (Coleção Alfabetização e Letramento na Sala de Aula). DELL’ISOLA, Regina L. Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. ELIAS, Vanda Maria (org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1.ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson Santos de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. GONCALVES, Adair Vieira; FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera. Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva. DELTA [online]. 2016, vol.32, n.1, p.119-141. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502016000100119&script=sci_abstract&tlng=pt GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Matrizes de Referência. Disponível em: http://inep.gov.br/educacao-basica/encceja/matrizes-de-referencia. Acesso em: 02 de nov. de 2017 JABOUR, Escola Municipal Abrahão. Projeto Político Pedagógico. Rio de janeiro, 2018. JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit.[online]. 2006, vol.19, n.2, p.177-185. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722006000200003&script=sci_abstract&tlng=pt KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever. 2 ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017. KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10 ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016. KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender. 3 ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012. KÖCHE, Vanilda Salton; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2 ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2017. KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Bennetti; MARINELLO, Adriane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. 6 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Bennetti; PAVANI, Cinara Ferreira. Prática Textual: atividades de leitura e escrita. 11 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. MARCUSCHI, Beth. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, Egon de Oliveira e ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (orgs.) Coleção Explorando o ensino - Língua Portuguesa, Brasília, MEC, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 65 – 84. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7840-2011-lingua-portuguesa-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 de nov. de 2017 MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV: Língua, Linguística e Literatura, João Pessoa, V.1, n.1, p.9-49, out. 2003. Disponível em: http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_portugues/anexos/texto-15.pdf. Acesso em: 20 de nov. de 2017. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (org.). Gêneros textuais e ensino. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 19-36. MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (Re)Textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas. Minas Gerais: Scripta, v. 6, n. 11, 2002, p.109-122. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453/9768. Acesso em: 28 de dez. de 2017. MOREIRA, Herivelto; CALLEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. MOTTA-ROTH, Désirée. Rhetorical features and disciplinary cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry, and economics. Brasil, 1995. 356 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1995. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/157910/102608.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 13 de fev. de 2018. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção Textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. NICKERSON, Raymond S.; PERKINS, David N.; SMITH, Edward E. Enseñar a pensar. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/48134868_Ensenar_a_pensar. Acesso em: 17 de jan. de 2019. PALOMANES, Roza; SANTOS, Ligia Maria Andrade Figueira dos. Como inserir a escrita argumentativa em sala de aula. In: COELHO, Fábio André. PALOMANES, Roza (org.). Ensino de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2016, p.43-55 PASSARELI, Lílian Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012. PEREIRA, Marli Hermenegilda. Letramento e retextualização: conceitos e relações. In: RIBEIRO, Roza Maria Palomanes (org.). Letramentos e multiletramentos na escola: teorias e práticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018. p. 54-71 PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilo e metacognição. 2.ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011. QEDU Academia. Matriz de Referência – Língua Portuguesa. Disponível em: http://academia.qedu.org.br/prova-brasil/matriz-de-referencia-lingua-portuguesa/ Acesso em: 09 de out. de 2017. SANTOS, Leonor Werneck dos; TEIXEIRA, Claudia de Souza. Correção e Avaliação de Textos. In: COELHO, Fabio André; PALOMANES, Roza.(org.) Ensino de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2016, p.23-41. SANTOS, Lygia Maria Andrade Figueira dos. O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitivista em turma de oitavo ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Letras), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ: 2015. SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: Considerações Psicológicas e Ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, 2 ed. SP: Mercado de letras, 2004, p.19-34. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, 2 ed. SP: Mercado de letras, 2004. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Relatório das provas bimestrais -4º Bimestre. Rio de Janeiro: Prefeitura da cidade do Rio de janeiro, 2017. Disponível em: http://www.rioeduca.net/rioeduca/RECURSOS%20PEDAG%C3%93GICOS/AVALIA%C3%87%C3%83O/RELAT%C3%93RIO%20DAS%20PROVAS%20BIMESTRAIS%202017%20BIM%204%20V%20FINAL.pdf. Acesso em: 23 de fev. de 2018. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Relatório do simulado da Prova Brasil 2017. Rio de Janeiro: Prefeitura da cidade do Rio de janeiro, 2017. Disponível em: http://www.rioeduca.net/rioeduca/BLOG%20PROFESSORES/GAV/RELAT%C3%93RIO%20SIMULADO%20DE%202017.pdf. Acesso em: 02 de nov. de 2017 SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/45048824/SOARES-M-Letramento-um-tema-em-tres-generos. Acesso em: 05 de fevereiro de 2019. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7.ed. São Paulo: Contexto, 2017. SUASSUNA, Lívia. Avaliação e reescrita de textos escolares: a mediação do professor. In: ELIAS, Vanda Maria (org). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1.ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto 2014. p. 128-134 THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Das relações possíveis entre tipos na composição de gêneros. In: 4o Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (IV SIGET), 2007, Tubarão ‐ SC. Anais [do] 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (4º SIGET). Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina ‐ UNISUL, 2007. v. 1. p. 1297‐1306. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/travaglia/sistema/uploads/arquivos/artigo_das_relacoes_possiveis_entre_tipos_na_composicao.pdf. Acesso em: 12 de jan. de 2018. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Um estudo Textual-discursivo do verbo no português do Brasil.1991. 264 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1991. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/travaglia/sistema/uploads/arquivos/tese-travaglia.pdf. Acesso em: 12 de jan. de 2018. WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise linguística nos gêneros textuais. São Paulo: Saraiva, 2012.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67301/2019%20-%20Andreia%20Cristina%20Jacur%c3%ba%20Belletti.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5176
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-10-27T14:04:26Z No. of bitstreams: 1 2019 - Andreia Cristina Jacurú Belletti.pdf: 10395967 bytes, checksum: 4045a92ca929fc4d8e31a32adb8eed23 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-27T14:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Andreia Cristina Jacurú Belletti.pdf: 10395967 bytes, checksum: 4045a92ca929fc4d8e31a32adb8eed23 (MD5) Previous issue date: 2019-08-14eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Andreia Cristina Jacurú Belletti.pdf2019 -10.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.