Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15461
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Márcia Freitas | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-28 | |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Márcia Freitas. Estratégias de antecipação como recurso de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Seropédica, RJ, 2019, 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15461 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é verificar como as estratégias de antecipação da leitura podem auxiliar o leitor no processo de compreensão dos textos. Essas estratégias tornaram-se o foco das atividades que foram preparadas para uma mediação pedagógica aplicada em sala de aula. Os alunos que integram o sétimo ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva são o público alvo da investigação. Destaca-se, nesta pesquisa, o trabalho de antecipação que parte do professor, trazendo o debate, a discussão prévia do assunto e as orientações capazes de criar um suporte inicial para a leitura. As atividades elaboradas para o plano de mediação pedagógica visam a ajudar o aluno em ações metacognitivas de antecipação como, por exemplo, a elaboração de hipóteses, o uso do conhecimento prévio e a inferência. Usou-se o gênero notícia como base textual para a mediação, por se tratar de um gênero cujas características estruturais e funcionais facilitaram a elaboração das atividades. O título e as imagens presentes nesse gênero foram elementos fundamentais usados para estimular o pensamento do leitor. Além disso, a possibilidade de escolha de assuntos atuais e próximos do contexto dos alunos trouxe como resultado uma melhor interação com os temas. A fundamentação teórica que serve de embasamento para esta pesquisa emergiu das teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Kleiman (2011), Koch e Elias (2015), Solé (1998), Dell’isola (2001), Ducrot (1987), Alves Filho (2011), Kaufman e Rodríguez (1995), Thiollent (1986) e outros. Os resultados analisados revelaram que a participação efetiva do professor como mediador nas aulas de leitura é essencial. Aplicar atividades de leitura bem direcionadas, criar critérios bem estabelecidos e estimular o aluno a usar estratégias que levam à inferência, são ações que minimizaram a dificuldade dos alunos envolvidos e despertaram um olhar mais aguçado para aquilo que está além da superfície do texto. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | leitor | por |
dc.subject | leitura | por |
dc.subject | estratégias de antecipação | por |
dc.subject | readers | eng |
dc.subject | reading | eng |
dc.subject | anticipation strategies | eng |
dc.title | Estratégias de antecipação como recurso de leitura nas aulas de Língua Portuguesa | por |
dc.title.alternative | Strategies of anticipation as a resource for reading in Portuguese Language classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The purpose of this study is to investigate how reading anticipation strategies can help the students to understand texts. These strategies were the focus of activities that were prepared for pedagogical mediation applied in the classroom. Students in seventh year elementary from Escola Municipal Coronel Moreira da Silva were the subject of this study. In the study examined the role of anticipation. This was a teacher giving context, guidelines and stimulating debate or discussion with the students prior to reading.These activities which were taken from the pedagogical plan. There aim was to help students with the metacognitive action of anticipation. Namely elaboration of hypothese the use of prior knowledge and inference. News articles were uses as the subject of the texts, this is because the structure of the text allowed easily for anticipation. The Title and the images in the news genre were important to help stimulate the readers thoughts prior to reading. We also found that using current subjects meant that students interacted better. The theoretical basis for this research came from the theories of Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Kleiman (2011), Koch and Elias (2015), Solé (1998), Dell'isola (2001), Ducrot (1987), Alves Filho (2011), Kaufman and Rodríguez (1995), Thiollent (1986) and others. The results showed that the teacher’s role as a mediator to anticipation prior to reading was very important. The results demonstrated that by applying well directed reading activities, giving students criteria, and encouraging students to use strategies help avoid difficulties and delve deeper into the text. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 023.791.607-08 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | por |
dc.contributor.referee1 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriano Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ângela Marina Bravin dos | |
dc.creator.ID | CPF: 036.115.417-88 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2025681993004881 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ALVES FILHO, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez. 2011. AMARAL, L. Técnica de jornal e periódico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995. BARBOSA, G.; RABAÇA, C. A. Dicionário de comunicação. 2. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2001. BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburgl. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. COSTA, W. A. dos S. O contrato de comunicação no jornalismo popular: um foco na categoria título. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. BORTONI-RICARDO, S. M; MACHADO, V. R. Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. DELL’ISOLA, R. L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. (Edição revista e atualizada) DUCROT, O. O dizer e o dito. Trad. Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987. FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 9. ed. São Paulo: Ática, 2001. GERALDI, J. W. Prática da leitura na escola. In: ___. (Org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p. 88 – 103. KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Trad. Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. Campinas, SP: Pontes, 2011. ______. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 127 KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. (Coleção Ideias sobre Linguagem). KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 11a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed., 3a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. LAGE, N. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 1985. ______. Redação em jornalismo impresso diário. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000, 40f. LEBLER, C. D. C. Pressupostos e subentendidos segundo a teoria da argumentação da língua. Gragoatá: revista dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF, v.21, n. 40, p. 295-316, 2016. Disponível em: http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/712. Acesso em: 05/09/2018. LEFFA, V. J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra - DC Luzzatto, 1996. MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (Orgs). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. ______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. PENNAC, D. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Porto Alegre, RS: L± Rio de Janeiro: Rocco, 2011. SANTOS, A. M. B. Letramento escolar e linguagem em uso. In: Letramentos e multiletramentos na escola: teorias e práticas. Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018. SANTOS, A. O. Jornal popular e jornal de referência: manchetes e chamadas na formação de leitores críticos. [Tese de doutorado]. Niterói: Instituto de letras, UFF, 2013. 128 SANTOS, L. W.; RICHE, R. C.; TEIXEIRA, C. S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. Ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. VAN DIJK, T. A. La noticia como discurso: compreensión, estrutura y producción de la información (trad. De Guilhermo Gil). Barcelona: Paidós, 1990. ______. Movimentos sociais, frames e cognição: uma revisão crítica. Trad. Leonardo Mozdzenski, Adriano Dias de Andrade e Laura Jorge Nogueira Cavalcanti. Revista Investigações. Recife, v. 30, n. 2, p. 173-219, jul./dez. 2017. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/67168/2019%20-%20M%c3%a1rcia%20Freitas%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5141 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-10-20T23:10:16Z No. of bitstreams: 1 2019 - Márcia Freitas Cardoso.pdf: 6070555 bytes, checksum: 0865e27d58e1f0a3a5aa6945115f68f0 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-20T23:10:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Márcia Freitas Cardoso.pdf: 6070555 bytes, checksum: 0865e27d58e1f0a3a5aa6945115f68f0 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Márcia Freitas Cardoso.pdf | 2019 - Márcia Freitas Cardoso | 5.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.