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dc.contributor.authorPessanha, Adriana Angelim
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:48Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:48Z-
dc.date.issued2019-04-26
dc.identifier.citationPESSANHA, Adriana Angelim. A retextualização de entrevistas como proposta de ensino de produção textual: do oral para o escrito. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15467-
dc.description.abstractO ato da comunicação é uma necessidade intrínseca do ser humano, o qual se realiza por meio da linguagem. Dentre as suas múltiplas formas de manifestação – não verbais e verbais – a língua é o instrumento mais usual. Ela se realiza oralmente ou por escrito. Embora distintas, fala e escrita são interdependentes, apresentando-se numa relação de continuidade. Pautado nessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática de produção textual com base na retextualização de entrevistas, tendo o texto oral como ponto de partida para a produção escrita. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar as características intrínsecas de cada modalidade, a partir de atividades que explorem a relação de continuidade entre oralidade e letramento (MARCUSCHI, 2010); esclarecer ao aluno que a escrita é um processo realizado em etapas; explorar a utilização dos termos coesivos – especificamente os de função referencial – e de elementos dêiticos no processo de construção da coerência textual (ANTUNES, 2005). Como aporte teórico, a pesquisa se fundamenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Orientações Curriculares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Toma-se, ainda, os estudos de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Antunes (2005, 2016, 2017), Koch e Elias (2017), Hoffnagel (2007) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Esta proposta de intervenção é uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com uma turma de oitavo ano de uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os alunos entrevistaram profissionais de diferentes ramos de atuação e, a partir do texto produzido oralmente, realizaram o processo de retextualização para a modalidade escrita. As versões finais das produções foram publicadas no jornal online da escola, na seção específica de entrevistas. Da análise dos dados, conclui-se que os alunos percebem que há distinções entre fala e escrita, mas ainda é possível identificar em seus textos algumas marcas típicas da primeira, o que reforça a relação de continuidade entre as modalidades. Conclui-se, ainda, que o ensino dos critérios de textualidade – especialmente a coesão, que repercute na coerência – deve ser uma prática sistemática e reiteradapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFalapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectEntrevistapor
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subjectIntervieweng
dc.titleA retextualização de entrevistas como proposta de ensino de produção textual: do oral para o escritopor
dc.title.alternativeThe retextualization of interviews as a proposal of teaching text production: from the oral to the writteneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe act of communication is an intrinsic need of the human being, which is performed through language. Among its manifold forms of manifestation - nonverbal and verbal - language is the most usual instrument. It is done orally or in writing. Although distinct, speech and writing are interdependent, presenting themselves in a relation of continuity. Based on this premise, the present work has as its general objective to present a didactic sequence of textual production based on the retextualization of interviews, with the oral text as a starting point for written production. The specific objectives of this research are: to identify the intrinsic characteristics of each modality, based on activities that explore the continuity relation between orality and literacy (MARCUSCHI, 2010); clarify to the student that writing is a process carried out in stages; to explore the use of cohesive terms - specifically those of reference function - and of deic elements in the process of building textual coherence (ANTUNES, 2005). As a theoretical contribution, the research is based on the National Curricular Parameters (PCN), the National Curricular Common Base (BNCC) and the Curricular Guidelines of the city education network of Rio de Janeiro. Also, the studies of Marcuschi (2007, 2008, 2010), Antunes (2005, 2016, 2017), Koch and Elias (2017), Hoffnagel (2007) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This intervention proposal is an action research, which was developed with an eighth grade class from a school of the Rio de Janeiro Municipal Network. The students interviewed professionals from different fields and, from the text produced orally, carried out the process of retextualization for the written modality. The final versions of the productions were published in the school's online news informative in the specific interview section. From the analysis of the data, it is concluded that the students perceive that there are distinctions between speech and writing, but it is still possible to identify in their texts some typical marks of the first one, which reinforces the relation of continuity between the modalities. It is also concluded that the teaching of textuality criteria - especially cohesion, which has an impact on consistency - should be a systematic and repeated practiceeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.advisor1ID023.527.657-07por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.contributor.referee1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.referee1ID023.527.657-07por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.contributor.referee2Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.contributor.referee3Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667782812462850por
dc.creator.ID078.107.287-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5348134426891781por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67603/2019%20-%20Adriana%20Angelim%20Pessanha.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5248
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-22T13:27:23Z No. of bitstreams: 1 2019 - Adriana Angelim Pessanha.pdf: 6034531 bytes, checksum: 1ed192dd709075318b26804bdc07f47a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-22T13:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Adriana Angelim Pessanha.pdf: 6034531 bytes, checksum: 1ed192dd709075318b26804bdc07f47a (MD5) Previous issue date: 2019-04-26eng
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