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dc.contributor.authorSilva, Victor Alcantara da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:48Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:48Z-
dc.date.issued2019-07-16
dc.identifier.citationSILVA, Victor Alcantara da. Desenvolvendo a consciência linguístico-discursiva por meio das novas tecnologias de informação e comunicação: proposta de capacitação para a produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 216 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15468-
dc.description.abstractEsta pesquisa/intervenção apresenta experiência didática com base na inclusão de novas tecnologias de informação e comunicação e no exercício de análise e produção de entrevistas. Apoiada na Sociolinguística Interacional - ramo dos estudos sociolinguísticos com foco no uso da língua nos processos de interação em contextos socioculturais específicos, bem como na construção da relação entre os falantes, do qual sobrelevam o trabalho de Gumperz (1982), também, por associação, a microssociologia de Goffman (1964, 1969), assim como os estudos da polidez linguística desenvolvidos por Brown e Levinson (1987) a partir da “face” goffmaniana e a metodologia de análise das estratégias de comunicação de Bortoni-Ricardo (2004, 2014) – e na Análise da Conversação – corrente de investigação interessada no estudo empírico da interação falada e na maneira como ela é gerida cooperativamente pelos participantes, da qual se destacam a obra de Sacks, Schegloff e Jefferson (1974), Kerbrat-Orecchioni (2006) e Marcuschi (1997, 2001, 2008) -, tal proposta destacou, para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a importância dos fatores contextuais e também a necessidade de uso de estratégias de polidez nas negociações discursivas demandadas pelas interações comunicativas de que participamos. Os objetivos almejados por esta pesquisa foram o desenvolvimento da consciência linguístico-discursiva e também o aumento da competência sociocomunicativa dos alunos, aferidos na forma de entrevistas. A prática do gênero entrevista foi mediada pelo uso do telefone celular e também do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, estando submetida à hipótese de que o uso pedagógico dessas tecnologias é capaz de promover a aprendizagem coletiva e cooperativa de formas e usos da língua portuguesa. Ao longo da investigação e conforme a hipótese aventada, verificou-se na entrevista a capacidade de viabilizar a participação cooperativa na construção dos textos e dos discursos além de constituir oportunidade de aplicação das estratégias de polidez de modo a promover a harmonia nas relações interpessoais, enquanto no uso pedagógico do telefone celular e do WhatsApp ensejou-se a valorização das práticas comunicativas dos estudantes e a expansão das oportunidades de aprendizagem para além do ambiente da sala de aula.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração Comunicativapor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectNovas Tecnologiaspor
dc.subjectPráticas de Ensinopor
dc.subjectCommunicative Interactioneng
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectNew Technologieseng
dc.subjectTeaching Practiceseng
dc.titleDesenvolvendo a consciência linguístico-discursiva por meio das novas tecnologias de informação e comunicação: proposta de capacitação para a produção textual nos anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeDeveloping linguistic-discursive consciousness through information and communication technologies: training proposal for textual production in the final years of Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research/intervention presents didactic experience based on the inclusion of new information and communication technologies and on the analysis and production of interviews. Based on Interaction Sociolinguistics - a branch of sociolinguistic studies focused on the use of language in the processes of interaction in specific sociocultural contexts, as well as in the construction of the relationship between the speakers, from which Gumperz’s work (1982), also, by association, Goffman's microsciology (1964, 1969), as well as the studies of linguistic politeness developed by Brown and Levinson (1987) from the goffmanian "face" and the methodology of analysis of Bortoni-Ricardo's communication strategies (2004, 2014) - and the Analysis of the Conversation – current of investigation interested in the empirical study of the spoken interaction and in the way it is cooperatively managed by the participants, such as the work of Sacks, Schegloff and Jefferson (1974), Kerbrat-Orecchioni (2006) and Marcuschi (1997, 2001, 2008) -, this proposal emphasized, to the students of the final years of Elementary School, the importance of contextual factors and also the need to use politeness strategies in the discursive negotiations demanded by the communicative interactions in which we participate. The objectives pursued by this research were the development of linguistic-discursive awareness and also the increase of student’s sociocommunicative competence, measured in the form of interviews. The practice of the interview genre was mediated by the use of the mobile phone and also of the instant messaging application WhatsApp, being submitted to the hypothesis that the pedagogical use of these technologies is able to promote the collective and cooperative learning of forms and uses of the portuguese language. Throughout the research and according to the hypothesis proposed, the interview was able to enable cooperative participation in the construction of texts and speeches, besides being an opportunity to apply politeness strategies in order to promote harmony in interpersonal relationships, while the pedagogical use of mobile phones and WhatsApp allowed us to value the communicative practices of students and the expansion of learning opportunities beyond the classroom environmenteng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andréa
dc.contributor.referee3Fonseca, Rívia Silveira
dc.creator.ID033.483.377-98por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100797999549221por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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