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dc.contributor.authorCosta, Estefani Gumiéro
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:49Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:49Z-
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.citationCOSTA, Estefani Gumiéro. Construção de sentidos: proposta didática para uma nova abordagem de metáfora em sala de aula a partir da fala cotidiana. 2019.124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15469-
dc.description.abstractCompreende-se que, nas escolas, o ensino de língua materna muito se restringe a manuais didáticos e a definições tradicionalmente consagradas. Em relação à semântica, ensinar figuras de linguagem, por exemplo, delimita-se a reiteração de conceitos que, outrora, a retórica tradicional considerava como recursos expressivos de uso restritamente literário e totalmente desvinculados da fala cotidiana. Em oposição a este paradigma, a Linguística Cognitiva inaugura uma nova perspectiva de se enxergar a construção de significados, reforçando a ideia de que o sentido é fruto de fatores diversos, tais como culturais, temporais, interacionais entre outros, aliados ao fator linguístico. Uma vez que se entenda que as metáforas sejam recursos próprios da fala diária, a presente pesquisa intenta estudar por quais motivos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ainda sentem dificuldades para interpretar e entender os significados de textos de base conotativa. Nesse sentido, busca propor uma mediação pedagógica, embasada nos moldes da LC, a fim de estabelecer novas prioridades em relação ao ensino de língua, tornando a aprendizagem mais significativa e, de fato, funcional aos propósitos da comunicaçãopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFenômenos cotidianospor
dc.subjectConstrução de sentidospor
dc.subjectMetaphoreng
dc.subjectComunicativoeng
dc.subjectDaily phenomenaeng
dc.subjectConstruction of senseseng
dc.titleConstrução de sentidos: proposta didática para uma nova abordagem de metáfora em sala de aula a partir da fala cotidianapor
dc.title.alternativeConstruction of senses: metaphors and metonymies as resources of daily languagepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt stands to reason that, in schools, the teaching of a mother language is very restricted to didactic handbooks and traditionally definitions established. In relation to semantics, teach figures of speech, for example, delimits to a reiteration of concepts that, in ancient times, the traditional eloquence considered as expressive resource of use strictly literary and totally unconnected of daily speech. In opposition, Cognitive Linguistics opens a new perspective to see a construction of meanings, increasing an idea that sense is a result of several factors, such as cultural, temporary, interaction, among others, allied to the linguistic factor. Once understood that metaphors is own resource of daily speech, this search aims to study why students in the 9th year of elementary school which still find it hard to interpret and understand the meaning of texts with connotative basis. This way, this search, seeks to propose a pedagogical mediation, based on the molds of Cognitive Linguistics (CL), in order to establish new priorities in relation to language teaching, making the learning more meaningful, and functional for the comunication‟s purposeeng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee1ID017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee2Leite, Marcelo Andrade
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1115163254155761por
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.creator.ID147.822.407-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017576536558810por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesAMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas palavras: Língua Portuguesa. 2 ed. ren. 3v. São Paulo: FTD, 2004. BORGATO, Ana Trinconi et. Al. Projeto Telaris: português-ensino fundamental. 2 ed. São Paulo: Ática, 2015. CALLOU, Dinah. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, Silva Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (orgs.). Ensino de Gramática: Descrição e uso. São Paulo: C CAVALCANTE, Mônica Magalhães; FILHO, Valdinar Custódio. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v.12, p. 56-71, 2010. CEREJA, William Roberto; COCHAR, Thereza Cochar. Português: Linguagens – 8º ano. 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015. CHIAVEGATTO, Valeria Coelho. Introdução à linguistica cognitiva. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v.16, n.24, p. 77- 96, 2009. FAUCONNIER, Gilles. Mappings in Thought and Language. Cambridge University Press, 1997. FERRARI, Lillian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011. FILLMORE. Charles. Scenes-and-frames semantics. In: A. Zampolli (ed.). Linguistic Structures Processing. Amsterdam, New York: North Holland, 1977, p. 55-82. KOVECSES, Zoltán. Metáfora, Linguagem e Cultura. DELTA, São Paulo, v. 26, n. spe, p. 739-757, 2010. 124 ______. Metaphor in Culture. Universality and Variation. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2005. LAKOFF, George; MARK, Johnson. Metáforas da vida cotidiana. São Paulo: Educ, 2002. ______. Philosophy in the Flesh: The Embodied. Mind and its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999. LANGACKER, Ronald W. Foundations of Cognitive Grammar: Theoretical Prerequisites. Stanford, California: Stanford University Press, 1987, p. 529. MOUSINHO, Renata et al. Aquisição da linguagem figurada. Revista Psicopedagogia, v. 26, n.80, p. 200-206, 2009. REZENDE, Thalita Cunha et al. Metáfora: uma ponte entre o cotidiano e a sala de aula, 2011. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao17/artic_010.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2018. SILVA, Augusto Soares. Os estudos de Linguística Cognitiva do Português. Revista Portuguesa de Humanidade, v. 12, n.1, p. 190- 221, 2008. SPERANDIO, Natália Elvira; ASSUNÇÃO, Antônio Luiz. Pensando a metáfora por um viés cognitivo e cultural. Revele, v.1, n.3, p. 1-16, 2011. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. .por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69642/2019%20-%20Estefani%20Gumi%c3%a9ro%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5739
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-06-06T16:32:45Z No. of bitstreams: 1 2019 - Estefani Gumiéro Costa.pdf: 8096152 bytes, checksum: 49fe250a5e2c17729766f8954c64bffc (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T16:32:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Estefani Gumiéro Costa.pdf: 8096152 bytes, checksum: 49fe250a5e2c17729766f8954c64bffc (MD5) Previous issue date: 2019-12-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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