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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ruffato, Dionélia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | |
dc.identifier.citation | RUFFATO, Dionélia dos Santos. O uso de estratégias metacognitivas no ensino de escrita de opinião em turma de nono ano. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15470 | - |
dc.description.abstract | O ensino da escrita argumentativa nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido um desafio para os professores de Língua Portuguesa por envolver competências complexas. Desenvolver nos alunos as habilidades necessárias à escrita de textos que exigem posicionamento e defesa do ponto de vista, por meio de argumentos válidos, requer o uso de estratégias pedagógicas adequadas. Nesse contexto, baseada nas teorias metacognitivas, em especial nos estudos do pesquisador John Flavell (1970), a presente pesquisa tem como objetivo levar os alunos a desenvolverem a argumentação escrita a partir de atividades que os possibilitem a ter consciência do próprio processo de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma mediação didática em etapas que se propôs, partindo de atividades orais para as de escrita, a estimular a argumentação. A análise do resultado desta pesquisa foi feita comparando os textos produzidos na etapa de atividades de escrita ao texto produzido na avaliação diagnóstica, a fim de verificar se os objetivos específicos relacionados às habilidades necessárias à escrita argumentativa foram alcançados. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias usadas nas atividades foram aplicadas por boa parte dos alunos em suas produções textuais. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escrita argumentativa | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Texto de opinião | por |
dc.subject | Argumentative writing | eng |
dc.subject | Metacognition | eng |
dc.subject | Opinion text | eng |
dc.title | O uso de estratégias metacognitivas no ensino de escrita de opinião em turma de nono ano. | por |
dc.title.alternative | The use of metacognitive strategies in teaching written opinion in a ninth grade class. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The teaching of argumentative writing in the final years of elementary school has been a challenge for Portuguese language teachers because it involves complex skills. Developing in students the skills necessary for writing texts that require positioning and defense of the point of view, through valid arguments, requires the use of appropriate pedagogical strategies. In this context, based on metacognitive theories, especially in the studies of researcher John Flavell, this research aims to lead students to develop written argumentation from activities that enable them to be aware of their own learning process. For this, a didactic mediation was elaborated in stages that proposed, starting from oral activities to those of writing, to stimulate the argumentation. Analysis of the result of this research was made by comparing the texts produced in the writing activities stage to the text produced in the diagnostic evaluation, in order to verify if the specific objectives related to the skills needed for argumentative writing were achieved. The results show that the strategies used in the activities were applied by most students in their textual productions. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.advisor1ID | 807.960.287-53 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | por |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.referee1ID | 807.960.287-53 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | por |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Deise Cristina de Moares | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-5781-4852 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2271807321052820 | por |
dc.contributor.referee3 | Santos, Angela Marina Bravin dos | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2154959414977382 | por |
dc.creator.ID | 10205652-0 | por |
dc.creator.ID | 044.521.657-37 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3210217172311421 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: Introdução e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Base Comum Curricular Nacional – Terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: Introdução e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2017. BRAKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. BRUNER, Jerome, S. Sobre a teoria da construção. São Paulo: Ph Editora, 2006. DE LUCIA, Nelsi Lacon de e HOCEVAR, Susana Ortega de. Cognición, metacognición y escritura.. Revista Signos, 2008. Universidad Nacional de Cuyo. Argentina. Mercado de Letras, 2000, p. 221-247 DOLY, Anne-Mary. Metacognição e mediação na escola. In: Grangeat, M. (Coord). A Metacognição, um apoio ao trabalho dos alunos. Porto: Porto Editora. P. 17-59, 1999. ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191, Editora da UFPR, 2000. FIGUEIREDO, Laura de; BALTHASAR, Marisa; GOULART, Shirley. Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015. FLAVELL, J. H. Metacognition and cognition monitoring: a new area of cognitivedevelopmental inquiry. American Psychologist, v.3, n. 10, out. 1979. GRANGEAT, Michel. A Metacognição, um apoio ao trabalho dos alunos. Porto: Porto Editora, 1999. 101 JOU, Graciela Inchausti & SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 19, n.2 p. 177- 185, 2006. MEYER, Bernard. A arte de argumentar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. KOCH, Ingedore V. Argumentação e linguagem. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. __________, Introdução à linguística textual: trajetórias e grandes temas. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. LOCATELLI, Solange Wagner. Tópicos de metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MONEREO, C. Enseñar a consciência. Disponível em http://seneca.uab.es/monereo/. Acesso em: 12 fev. 2018. PALOMANES, R.; MARIA, L. Como inserir a escrita argumentativa em sala de aula. In: Coelho, F. A.; Palomanes, R. (Orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto. P. 43-55, 2016. PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed.,2011. RIBEIRO, Célia. Metacognição: Um apoio ao processor de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. V. 16, n.1, p. 109-111, 2003. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2001. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/69669/2019%20-%20Dion%c3%a9lia%20dos%20Santos%20Ruffato.pdf.jpg | * |
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