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dc.contributor.authorNascimento, Andreia Cristina Feitoza do
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:53Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:53Z-
dc.date.issued2018-02-08
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Andreia Cristina Feitoza do. Aspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculadas aos conhecimentos prévios. 2018. [ 138 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15475-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo colaborar para o aprimoramento de práticas que envolvam a leitura no Ensino Fundamental e que viabilizem durante a aprendizagem entendermos como o sujeito-leitor cogniza ao ler um texto, em especial as narrativas de mistério, isto é, como o leitor utiliza as informações contidas naquele texto, fazendo inferências e apresentando conclusões lógicas como resposta. Para isso, foram analisadas atividades de leitura aplicadas para alunos do 9º ano e elaboradas a partir do conto de mistério “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles. Os aportes teóricos que fundamentam o trabalho estão ancorados no campo da Cognição e do Ensino e nos quatro níveis de leitura postulados por Applegate et al (2002), dedicando-nos ao alto nível inferencial, e considerações apresentadas por diversos teóricos para a definição de gênero conto e narrativa de mistério. Como metodologia de pesquisa, foram criadas atividades pré-textuais para que os alunos fossem construindo o conceito de gênero conto de mistério, inferência e descrição física e psicológica até a aplicação da proposta final para a investigação da compreensão leitora dos participantes no alto nível inferencial de Applegate et al (2002). Após a aplicação, a professora-pesquisadora notou que o nível alto de complexidade quanto ao entendimento sobre o comando da questão permitia que os alunos apresentassem a realização de uma ação em vez de todas e que enunciados extensos requer maior atenção do leitor, originando dúvidas quanto aos processos cognitivos e linguísticos no que tange à leitura de textospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCognição e Metacogniçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInferênciapor
dc.subjectCognition and Metacognitioneng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectInferencial.eng
dc.titleAspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculadas aos conhecimentos préviospor
dc.title.alternativeCognitive anda metacognitive in reading activity of the mistery tales genre: character inference and description attached to previous knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of the present research is to collaborate on the improvement of practices that involve reading in Elementary School and also enable us to understand, during learning, the way the reader thinks at the moment he reads the text, specially mystery narratives, in other words, how the reader utilizes information contained into the text, doing inferences and presenting logical conclusions as answer. Therefore, reading practices directed to students from the ninth grade and prepared with inspiration on Lygia Fagundes Telles’s mystery tale called “Venha ver o pôr do sol” was analyzed. The theoretical contribution that gave support to this work was based on Cognition and Teaching scope and also on the four levels of reading mentioned by Applegate et al. (2002), with dedication to the high inferential level and cogitations presented by several theorists to define tale genre and mystery narrative. As research methodology, pre-textual activities were created to make students compose the mystery tale genre concept, the inference and the physical and psychological description until the application of the final proposal to the investigation of the participants’ reading comprehension on the high inferential level from Applegate et al. (2002). After the application, the teacher and researcher realized that the high level of complexity about the understanding of the question command enables students to executate only one action instead of executating all of actions. She also realized that large questions request for more attention from the reader, creating doubts about the cognitive and linguistic process that involves reading.eng
dc.contributor.advisor1Roxo, Maria do Rosario da Silva
dc.contributor.advisor1ID67796524749por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543083972755684por
dc.contributor.referee1Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
dc.contributor.referee2Queiroz, Mario Cesar Newman de
dc.creator.ID12438810700por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesAPPLEGATE, M. D., QUINN, K. B., APPLEGATE, A. J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, v.56, n. 2, pp.174-180, 2002. ASSIS. M. de. “Missa do galo”. In: Obra Completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1985. p. 605- 11. BAKHTIN, M. ([1979]). 1992). Os gêneros do discurso. In Bakhtin , M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, pp. 261-306. BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Trabalhando com os gêneros do discurso: narrar: narrativa de enigma. São Paulo; FTD, 2011 (Coleção Trabalhando com gêneros do discurso). __________. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva para o ensino de língua portuguesa. 2001. Tese (Doutorado em Linguística). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/jacqueline_barbosa.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2018. BARBOSA, Jacqueline Peixoto; ROVAI, Célia Fagundes. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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