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dc.contributor.authorSantos, Elizabeth Vicente Monteiro dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:54Z-
dc.date.issued2020-06-26
dc.identifier.citationSANTOS, Elizabeth Vicente Monteiro dos. Um clássico fora de seu quadrado: contos de Machado de Assis dos originais aos quadrinhos lidos por estudantes do Ensino Fundamental. 2020. 308 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15476-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende contribuir, por meio da leitura e análise dos contos de Machado de Assis, tanto na sua forma original quanto na transposta para os quadrinhos, para a formação do leitor literário no Ensino Fundamental. Com esse objetivo, foi proposta uma sequência didática com os contos machadianos em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental no ano de 2019, em um colégio da rede pública do estado do Rio de Janeiro, localizado no município de Belford Roxo. A sequência incluiu a leitura de vários contos de Machado, o estudo dos elementos narrativos, a estrutura do gênero conto e, ao final, a leitura e reescrita do conto "Uns braços" e a análise de quatro adaptações para os quadrinhos do conto "O alienista". Ao término da pesquisa, verificou-se a pertinência ou não do uso de clássicos em quadrinhos como instrumento de aproximação do aluno ao texto literário, isto é, se os recursos oferecidos pelos quadrinhos podem ser um suporte viável para promover essa aproximação, e se as atividades propostas realmente contribuíram para sua formação como leitor literário. A idéia fundamental deste trabalho está calcada no pensamento de Antonio Candido, que entende o acesso à literatura como um direito de todos. Além disso, busca-se considerar a formação literária como um processo subjetivo e contínuo, que pode se realizar mediante a exposição dos alunos a variadas experiências literárias ao longo de sua trajetória escolar. Para iluminar teoricamente essa reflexão, foram discutidos textos de Michèle Petit, Cecília Bajour, Jorge Larrosa, Teresa Colomer, Tzvetan Todorov, Júlio Cortázar, entre outros.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContos machadianospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectMachado’s talespor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectLiteraturepor
dc.titleUm clássico fora de seu quadrado: contos de Machado de Assis dos originais aos quadrinhos lidos por estudantes do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeA classic out of your square: Machado de Assis tales from originals to comics read by elementary studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research intends to contribute, by reading and analyzing Machado de Assis' tales, both in their original form and in the transposed to comics, for the formation of the literary reader in Elementary School. With this objective, a didactic sequence was proposed with Machado's tales in a class from the 9th grade Elementary School in 2019, in a public school in the state of Rio de Janeiro, located in the municipality of Belford Roxo. The sequence included reading several Machado’s tales, studying the narrative elements, structure of the tale genre and, at the end, reading and rewriting of the tale “Uns arms” and the analysis of four adaptations of from the tale "The alienist ". At the end of the research, it was verified the pertinence or not of the use of classics in the comics, as an instrument of approximation of the student to the literary text, that is, if they are resources offered by comics are able to be a viable support to promote this approximation of the student to the literacy text, that is, if the resources offered by the comics can be a viable support to promote this approximation, and if the proposed activities activities really contributed to his formation as a literary reader. The fundamental idea of this work is based on the thought of Antonio Candido, who understands access to literature as a right of all. In addition, we seek to consider literary formation as a continuous, subjective process that can be accomplished through the exposure of students to various literary experiences throughout their school trajectory. To theoretically illuminate this reflection, texts by Michele Petit, Cecília Bajour, Jorge Larrosa, Teresa Colomer, Tzvetan Todorov, Júlio Cortázar, among others, were discussed.eng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID097.197.867-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crélia Penha
dc.contributor.referee3Masseran, Claudia Barbieri
dc.creator.ID933.000.937-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779629580422096por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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