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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Hilário, Mariana Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-28 | |
dc.identifier.citation | HILÁRIO, Mariana Oliveira. Sumarização e identificação de figuras na narrativa: práticas para a produção de resumos escolares de narrativa. 2016.105 f. Dissertação(Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15478 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), está constituída por embasamento teórico e sequência didática que visam comprovar a eficiência do trabalho com a identificação de figura e fundo, e diferenciação entre esses elementos, bem como do desenvolvimento das estratégias de sumarização na leitura, como práticas que contribuem para a produção textual do gênero resumo escolar de narrativa. O resumo, gênero textual utilizado pelos falantes a todo o momento, principalmente na modalidade oral de uso da língua, tem como características ser um gênero conciso quanto aos conteúdos apresentados, expor informações extraídas de outro texto, manter uma organização compatível à do texto original, e ter como finalidade informar os conteúdos principais desse texto original ao interlocutor através de um novo locutor. Para fundamentá-lo, levando em conta que tratamos do subgênero resumo escolar, utilizamos as concepções de Machado (2010). Com base nessas concepções, a produção do gênero textual em questão estaria intimamente relacionada à sumarização, estratégia utilizada involuntariamente pelo falante ao ler um texto (VAN DIJK, 1976; SPRENGERCHAROLLES, 1980 apud MACHADO, 2010). Tendo em vista também que a ação de resumir aplica-se, nesta pesquisa, a trechos narrativos de romance, falamos brevemente sobre o percurso da narrativa desde Propp (1928, 1983), até as concepções atuais acerca da tipologia, com Garcia (2010). A área da Linguística em que estamos pautados é o Sociocognitivismo (KOCH; CUNHA-LIMA, 2011). Entretanto, para construir as concepções de figura e fundo, baseamo-nos no Funcionalismo (PEZATTI, 2011). A partir desse embasamento teórico, construímos uma sequência didática que objetiva a apropriação do aluno do sexto ano do Ensino Fundamental da habilidade de resumir sequências textuais narrativas | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sumarização | por |
dc.subject | Figura | por |
dc.subject | Fundo | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Resumo | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Summarization | eng |
dc.subject | Figure | eng |
dc.subject | Background | eng |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Summary | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Textual Production | eng |
dc.title | Sumarização e identificação de figuras na narrativa: práticas para a produção de resumos escolares de narrativa | por |
dc.title.alternative | Summarization and identification of figures in the narrative: practices for the production of school summaries | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research, developed in the Professional Master's Program in Languages (PROFLETRAS), consists of theoretical foundation and didactic sequence that aim to prove the efficiency of work with the identification of figure and background, and differentiation between these elements, as well as the development of strategies of summarization in reading, as practices that contribute to the textual production of the narrative school summary genre. The summary, which is a textual genre used by speakers at all times, especially in the oral language, has as its characteristics a concise genre with respect to the contents presented, to expose information extracted from another text, to maintain an organization compatible with that of the original text, and has the purpose of informing the main contents of this original text to the interlocutor through a new speaker. In order to substantiate it, taking into account that we are referringto the subgenre school summaries, we use the conceptions of Machado (2010). Based on these conceptions, the production of the textual genre in question would be closely related to the summarization, a strategy involuntarily used by the speaker when reading a text (VAN DIJK, 1976; SPRENGER-CHAROLLES, 1980 apud MACHADO, 2010). Considering also that the action of summarizing applies in this research to narrative excerpts of novels, we briefly discuss the course of the narrative from Propp (1928, 1983), to the current conceptions about typology, with Garcia (2010). The area of Linguistics in which we are based is Socio Cognitivism (KOCH; CUNHA-LIMA, 2011). However, to build the conceptions of figure and background, we are based on Functionalism (PEZATTI, 2011). From this theoretical foundation, we constructed a didactic sequence that aims at the appropriation from the student of the sixth grade of Elementary School's ability to summarize textual narrative sequences | eng |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Gerson Rodrigues da | |
dc.contributor.advisor1ID | 017.879.517-82 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Gerson Rodrigues da | |
dc.contributor.referee1ID | 017.879.517-82 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 | por |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Andrea | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9091-6108 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1270392475151238 | por |
dc.contributor.referee3 | Fonseca, Rivia Silveira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1527611853543898 | por |
dc.creator.ID | 106.248.017-13 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7708609895861679 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | AURELIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Aurélio: Dicionário da Língua Portuguesa. Século XXI, v. 20, 2003. Disponível em:< http://www.uol.com.br/aurelio> Acesso em: 14 nov. 2016. AZEVEDO, Adriana Maria Tenuta de. Estrutura narrativa e espaços mentais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich, et al. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2006, p. 49-80. ______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 9-98. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos, 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 169-191. CARVALHO, Barbara Vasconcelos. Literatura Infantil: Visão histórica e critica. 2. ed. São Paulo: Ática, 1982. GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009. KOCH, I. V.; CUNHA-LIMA, M. L. Do Cognitivismo ao Sociocognitivismo. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (Orgs.). Introdução à linguística: Fundamentos Epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 251-300. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; FÁVERO, Leonor Lopes. Linguística textual: introdução. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumos. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino.São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 149-162. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 105 MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino.São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 19-38. MICHI, Simone Maria Paschoaletto. Razanique e o Livro de Magia. São Paulo: Marco Zero, 2004. PEZATTI, E. G. O funcionalismo em linguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (Orgs.). Introdução à linguística: Fundamentos Epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 165-217. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2013. SANDRONI, Laura. De Lobato à Década de 70. In: SERRA, E. 30 Anos de Literatura para Crianças e Jovens: Algumas Leituras. São Paulo: Mercado Aberto, 1998. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. TRAVÁGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009. VIEIRA, André Guirland. Do conceito de estrutura narrativa à sua crítica. Psicologia: reflexão e crítica, v. 14, n. 3, p. 599-608, 2001. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1987. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/71245/2016%20-%20Mariana%20Oliveira%20Hill%c3%a1rio.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6104 | |
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