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dc.contributor.authorPorto, Everton da Graça
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:58Z-
dc.date.issued2020-06-12
dc.identifier.citationPORTO, Everton da Graça. Proposta de abordagem do léxico no 6º ano do nível fundamental por meio da aprendizagem colaborativa. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15481-
dc.description.abstractEste estudo busca contribuir para o desenvolvimento da competência lexical dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tendo em vista que a falta de repertório vocabular é, atualmente, uma das principais causas das dificuldades de compreensão e produção textuais que os estudantes desse nível de escolaridade, de modo geral, enfrentam. A metodologia da pesquisa tomou por base princípios da aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2000), por suscitar atividades investigativas de palavras dos mais diversos contextos comunicativos nos quais os estudantes estão inseridos. O objetivo é ampliar o repertório lexical dos discentes por meio de uma proposta didática que se sustenta em pressupostos teóricos relacionados a letramento e linguagem em uso (BRAVIN DOS SANTOS, 2018), à competência comunicativa e lexical (ANTUNES, 2012), à leitura e produção de texto (KOCH, 2010; KOCH & ELIAS, 2011). Articulamos atividades que partiam do princípio de que as sociedades são construtos complexos de diversidades culturais e linguísticas que se revelam tanto na modalidade falada da língua quanto na escrita, sendo o léxico o elemento mais representativo dessa diversidade. Partimos, assim, da hipótese de que a competência lexical e comunicativa do aluno do ensino fundamental se desenvolve num processo mais profícuo se ocorrer por meio de ações que levem em conta a realidade da língua em uso e não de uma língua idealizada. Dessa forma, constatamos que, quando os alunos estão envolvidos em atividades com uma abordagem sistemática do léxico, por meio das quais descobrem palavras novas, tanto da fala quanto da escrita, e seus significados, tornam-se ainda mais hábeis para interpretar e produzir textos, de acordo com seu nível de conhecimento, de vários domínios do portuguêspor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de vocabuláriopor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectCompreensão e produção textualpor
dc.subjectVocabulary teachingeng
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectComprehension and textual productioneng
dc.titleProposta de abordagem do léxico no 6º ano do nível fundamental por meio da aprendizagem colaborativapor
dc.title.alternativeLexicon approach proposal to 6th grade of elementary level through collaborative learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to contribute to the development to the lexical competence of students in the 6th grade of elementary school, considering that their lack of vocabulary repertoire, currently, one of the main causes of the difficulties of textual and production that students of this level of education, in general, face. The methodology of the research was based on principles of collaborative learning (BEHRENS, 2000), by triggering investigative activities of words from the most diverse communicative contexts in which students are inserted. The objective is to expand the lexical repertoire of students through a didactic proposal that is based on theoretical assumptions related to Reading and language in use (BRAVIN DOS SANTOS, 2018), to communicative and lexical competence (ANTUNES, 2012) reading and text production (KOCH, 2010; KOCH & ELIAS, 2011). We articulate activities that start from the principle that the societies are complex constructs of cultural and linguistic diversity that are revealed both in the spoken modality of language and in writing, being the lexicon the most representative element of this diversity. Thus, we start from the hypothesis that o lexical and comunicative competence of the students of elementary school develops in a more productive process if it occurs through actions that take into account the reality of the language in use and not of na idealized language. In this way, we note that when students are engaged in activities with a systematic approach to the lexicon, through which they discover new words, both speech and writing, and their meanings, they become even more skilled at interpreting and producing texts, according to their level of knowledge, of various domains of Portugueseeng
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.advisor1ID010.523.717-52por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382por
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos
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dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Batista da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709160055733486por
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.creator.ID110.306.447-99por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3837257588071589por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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