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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15486
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A utilização de modalizadores epistêmicos como recurso na diferenciação entre fato e opinião em textos midiáticos: um problema de leitura no ensino fundamental. |
Other Titles: | The use of epistemological modalizers as resource in the differentiation between fact and opinion in media texts: a reading problem in elementary school. |
Authors: | Oliveira, Andressa Cristina de |
Orientador(a): | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Andréa |
Segundo membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
Keywords: | metacognição; ;;fato e opinião;modalizadores epistêmicos;metacognition;fact and opinion;epistemological modalizers |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Apr-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | Oliveira, Andressa Cristina de. A utilização de modalizadores epistêmicos como recurso na diferenciação entre fato e opinião em textos midiáticos: um problema de leitura no ensino fundamental.. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 20174. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo geral, à luz das teorias metacognitivas, apresentar uma nova proposta de ensino para a identificação de fato ou opinião na leitura de textos midiáticos, com base no estudo dos modalizadores epistêmicos como artifícios linguísticos para essa distinção. Considerando essa temática, a pesquisa parte da hipótese de que, através do uso de estratégias metacognitivas – que serão estimuladas nas atividades de leitura -, alunos do nono do ensino fundamental tenham maior facilidade em diferenciar fato de opinião em distintos textos midiáticos por meio do reconhecimento de modalizadores epistêmicos, por conta de sua condição opinativa. Explorando a riqueza dos gêneros discursivos midiáticos, busca-se um tratamento mais funcional ao trabalho com a leitura, de forma à condução de uma aprendizagem mais significativa e efetiva. Desse modo, ao relacionar metacognição ao ensino de leitura, pretende-se mostrar que a formulação de estratégias metacognitivas auxiliam no aprendizado de habilidades de leitura. Como referencial teórico, apresenta-se Flavell (1976, 1979, 1987), Kleiman (2013) e Solé (1998) que frisam a metacognição como um procedimento eficaz na aprendizagem de leitura; Neves (2011, 2013), Koch (2011, 2015) e Castilho (2013) que enriquecem a pesquisa com a noção de modalidade e o seu papel contextual. Com os resultados das tarefas, concluiu-se que a aprendizagem não foi somente o simples entendimento do uso dos modalizadores epistêmicos como marcadores de opinião, mas também sua função discursiva diante dos textos midiáticos. Outro fator fundamental, foi fazê-los atentar-se para a importância do uso de estratégias metacognitivas durante as tarefas de leitura, de forma que, ao utilizá-las, passaram a ter consciência do que estavam compreendendo ou não, o que demonstra o quanto o trabalho com a metacognição pode auxiliar numa prática pedagógica de leitura mais eficaz |
Abstract: | This research ains, by the light of metacognitive theories, to present a new teaching application to the identification of fact or opinion in the understanding of media texts, constructed on the study of epistemological modalizers as linguistic artifices for this distinction. Considering this theme, the research starts from the hypothesis that, through the use of metacognitive strategies - which will be stimulated in reading activities -, students from the ninth of elementary school have a larger ability to differentiate fact from opinion in diverse media texts through epistemic modalizers recognition, due to their contexts. Exploring the richness of the discursive media genres, a more functional treatment is sought to work by reading, in order to conduct a more meaningful and effective learning. Thus, when relating metacognition to reading teaching, it is intended to reveal that construction of metacognitive strategies helps in the learning of reading skills. As theoretical references, Flavell (1976, 1979, 1987), Kleiman (2013) and Solé (1998) accentuate metacognition as an effective procedure in learning reading. Besides Neves (2011, 2013), Koch (2011, 2015) and Castilho (2013) mature this research with the notion of modality and its contextual characteristic. Through job´s results, it was established that learning was not just a simple understanding of the use of epistemic modalizers as opinion´s markers, but essentially its discursive function in front of the media texts. Another important aspect was to make students pay attention to the importance of using metacognitive strategies in the course of reading tasks; therefore, when strategies were used, the students became conscious of what they have understood or not, which demonstrates how much the labor with metacognition can benefit reading´s pedagogical practices more effectively |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15486 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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2017 - Andressa Cristina de Oliveira.pdf | Documento principal | 4.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
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