Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Magda do Nascimento
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:06Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:06Z-
dc.date.issued2020-01-08
dc.identifier.citationRODRIGUES, Magda do Nascimento. Consciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental II. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15491-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar a construção sintática, no nível da sentença, na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, a fim de propor uma intervenção pedagógica. Com base nos trabalhos desenvolvidos por Castilho (2010), Gerhardt (2016), Bortoni-Ricardo e Gondim (2010), Kenedy (2016), foi feito um levantamento das marcas sintáticas de oralidade mais comuns nas produções escritas de alunos do sétimo ano. Após análise, foi elaborada uma categorização dessas marcas, a partir da qual foi possível constatar a ocorrência de apagamento de termos oracionais, reativação de itens lexicais, ordenamento sintático do tipo tópico-comentário, ocorrência de itens fáticos e não marcação da fronteira sintática. Baseando-nos nesse levantamento, procuramos debater possíveis práticas pedagógicas que visem ao desenvolvimento metassintático dos estudantes. Pesquisas apresentadas por Myhill, Jones e Wilson (2016) e Gerhardt (2016) nortearam a elaboração de uma proposta de intervenção com foco sobre o desenvolvimento metacognitivo a partir da interação entre professor e alunos em sala de aula. O relato de experiência traz o registro da evolução dessas atividades, em que se pode verificar a importância dos diálogos metacognitivos no processo de reconhecimento das diferenças de organização sintática entre oralidade e escrita, bem como no processo de reescrita dos textos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectSintaxepor
dc.subjectDesenvolvimento metassintáticopor
dc.subjectOralityeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectSyntaxeng
dc.subjectMetasyntactic developmenteng
dc.titleConsciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeMetasyntactic awareness and improvement of written production: pedagogical proposal for elementary education IIpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was developed with the general objective of investigating the syntactic construction, at the sentence level, in the written production of elementary school students at a public school in the city of Volta Redonda, state of Rio de Janeiro, in order to propose a pedagogical intervention. Based on the works developed by Castilho (2010), Gerhardt (2016), Pontes (1986), Bortoni-Ricardo and Gondim (2010), Kenedy (2016), a survey of the most commom syntactic marks in the written productions of seventh year students was made. After this analysis, a categorization of these marks was elaborated, from wich it was possible to verify the occurrence of deletion of orational terms, reactivation of lexical items, syntactic ordering of the topic-comment type, occurrence of factual items and no-marking of the syntactic border. Based on this survey, we seek to discuss possible pedagogical practices aimed at the students’ metasyntactic development. Research presented by Myhill, Jones e Wilson (2016) and Gerhardt (2016) guided the development of a intervention proposal with a focus on metacognitive development based on the interaction between teacher and students in the classroom. The experience report provides a record of the evolution of these activities, in which one can verify the importance of metacognitive dialogues in the process of recognizing the differences in syntactic organization between orality and writing, as well as in the process of rewriting texts.eng
dc.contributor.advisor1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.advisor1ID117.103.927-11por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee2Nespoli, Juliana Barros
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5235-0817por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320464946253571por
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.creator.ID054.896.266-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808751833903299por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica e educação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. AMARAL, L. & ROEPER, T. Multiple grammars and second language representation. Second Language Research 30(1), 2014. AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do Português. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. BARBOSA, Afrânio Gonçalves. Saberes gramaticais na escola. In VIEIRA, Silvia Rodrigues. BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Editora Contexto, 2016, p. 31 a 54. BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 2004. ________. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. BORTONI-RICARDO, Stella Maris; GONDIM, Márcia Regina; BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. O papel da oralidade na aquisição da cultura letrada. In: HEINIG, Otília Lizete; FRONZA, Cátia de Azevedo (orgs.). Diálogos entre Linguística e Educação. Blumenau: Edifurb, 2010, p. 187-205. BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães de; FREITAS, Vera Aparecida de Lucas; MACHADO, Veruska Ribeiro (orgs.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998. BRITO, Percival Leme. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). Trabalhos em Linguística Aplicada, [S.l.], v. 2, jul. 2012. ISSN 2175-764X. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8638956>. Acesso em: 03 dez. 2018. CASTILHO, Ataliba de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995 DUARTE, Inês. O conhecimento da língua: desenvolver a Consciência Linguística. Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. Lisboa, 2008. ELIAS, Vanda Maria. KOCH, Ingedore Villaça Koch. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011. FREIRE, Gilson. Acusativo e dativo anafóricos de 3a pessoa na escrita brasileira e lusitana. Revista da ABRALIN, v.10, n.1, p. 11-32, jan./jun. 2011. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 26. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006. LARSEN-FREEMAN, Diane. Classroom-oriented research from a complex systems perspective. Studies in Second Language Learning and Teaching. 6. 377. 10.14746/ssllt.2016.6.3.2./Acesso em 10/12/2020. GALVES, Charlotte Marie Chambelland. O objeto nulo no Português brasileiro: percurso de uma pesquisa. Em Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, SP, v. 17, p. 65-90, nov. 2012. ISSN 2447-0686. Disponível:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636801>. Acesso em: 09 maio 2019. doi:https://doi.org/10.20396/cel.v17i0.8636801. GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. O conhecimento metalinguístico, os enquadramentos da construção dos significados nos textos e o ensino de língua portuguesa. São Paulo: Revista Alfa, 2015. ________. Ensino de Gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e exercícios. São Paulo: Pontes, 2016. ________. O Letramento Linguístico e o Ensino de Gramática da Língua Portuguesa no Brasil. Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 48- 76, dez. 2017. ISSN 1980-2552. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/10121>. Acesso em: 03 Dez. 2018. KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986. KENEDY, Eduardo. O status da norma culta na língua I dos brasileiros e seu respectivo tratamento na escola: algumas contribuições de estudos formalistas à educação. Em GUESSER, Simone (org.). Linguística: pesquisa e ensino – volume 2. Boa Vista: EDUFRR, 2016, p. 185-208. KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. LIMA, Carlos Henrique da Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MYHILL, Debra; JONES, Susan; WILSON, Anthony. Writing Conversations: Fostering Metalinguistic Discussion About Writing. Research Papers in Education, 31(1), 2016, 23-44. NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2001. OLIVEIRA, Jossely Bezerra Martins de. Concepções de escrita, texto e gênero textual em relatos de aula de língua materna. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v.2, n.2, março de 2004. ISSN 1678-8931 (www.revel.inf.br) PÉCORA, Alcir. Problemas de Redação. São Paulo: Martins Fonte, 1983. PEREIRA, Vinícius Carvalo. TB4 – Coleta de dados e tipos de pesquisa. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, UFRRJ, sine data. PONTES, Eunice. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar Gramática na escola? Campinas: Mercado das Letras, 2009. PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES – PISA. Portal INEP, 2019. Disponível em portal.inep.gov.br/Acesso em 08/01/2020. RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp.109-116. ISSN 0102- 7972. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100011. Acesso em 04/01/2019. RODRIGUES,Magda do Nascimento. LESSA, AdrianaMaurício Tavares.Influência da oralidade na produção escrita de estudantes do ensino fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras – UFSM, 2020. ROEPER, T. Universal bilingualism. In Bilingualism, Language and Cognition (2), 169–186, 1999. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. SILVA, Rosângela Villa da. ONOFRE, Diana Pilatti. Um breve estudo sobre o tópico em Língua Portuguesa. Web-revista Sociodialeto. V. 4, n. 10, julho de 2003. ISSN 2178-1486. Disponível em http://www.sociodialeto.com.br/edicoes/15/31072013035303.pdf. Acesso em 04/01/2018. SINHA, Chris. Pessoas situadas: aprender a ser umaprendiz. In: Learning sites: social and technological resources for learning. Oxford, Pergamon, 1999, p. 32-48. SPINILLO, Alina Galvão; HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas. Análise de erros e compreensão de textos: comparações entre diferentes situações de leitura. Brasília: Revista Psicologia: Teoria e pesquisa, 2012. TARALLO, Fernando. A Pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1986. ________. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’aquém-mar e d’além-mar ao final do século XIX. In: ROBERTS, I; KATO, M. (Orgs.). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003. VIEIRA, Silvia Rodrigues. BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Editora Contexto, 2016. VOLTA REDONDA. Secretaria Municipal de Educação. Colégio Municipal Espírito Santo. Projeto Político Pedagógico. Volta Redonda, 2018.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71938/2020%20-%20Magda%20do%20Nascimento%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6264
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-01-25T11:43:38Z No. of bitstreams: 1 2020 - Magda do Nascimento Rodrigues.pdf: 3779202 bytes, checksum: 05764f9390cb35fc8ea8efb107046744 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T11:43:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Magda do Nascimento Rodrigues.pdf: 3779202 bytes, checksum: 05764f9390cb35fc8ea8efb107046744 (MD5) Previous issue date: 2020-01-08eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Magda do Nascimento Rodrigues.pdf2020 - Magda do Nascimento Rodrigues3.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.