Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15494
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tardim, Filipo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | |
dc.identifier.citation | TARDIM, Filipo da Silva. “Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela” – autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periférica. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15494 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se baseia nos estudos de análise do discurso a partir da perspectiva discursiva pecheutiana, tendo como objeto de estudo a produção dos alunos das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos do Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, localizado em Parada Angélica, terceiro distrito de Duque de Caxias/RJ. O entorno do Ciep 407 é marcado pela violência local, realidade potencializada pela mídia quando noticia operações policiais. Para os alunos, então, o bairro se resume a essa realidade, de modo que, diante de uma atividade proposta no livro didático que enfatizava as belezas das praias cearenses, foi pedido a eles que produzissem um texto nos mesmos moldes, com foco em seu próprio bairro, o que se demonstrou um desafio. Para vencer, então, essa barreira do território estigmatizado e fazer com que os alunos “transformem” seu bairro em um lugar turístico e atrativo, o professor pretende fazer uso da interdisciplinaridade, resgatando a história da ocupação do entorno, propondo uma sequência de atividades que leve os alunos a refletirem por que alguns lugares ou certas paisagem são retratados e elogiados, e seu bairro e seu entorno, não, exercendo assim a função de sujeito-autor ao elaborarem suas propagandas e aprimorando sua capacidade argumentativa. Para tanto, o trabalho se baseia no suporte teórico da Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (2006), Orlandi (2009) e Lagazzi-Rodrigues (2006), e na perspectiva sociológica de Althusser (1980), considerando também o conceito de gêneros discursivos, proposto por Bakhtin, a partir das reflexões de Rojo (2005) e Brandão (2002), e da contribuição de Baracuhy (2016) a respeito do gênero propaganda turística. E ainda, baseia-se numa perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Saviani (2008), com as contribuições de Freire (1996). O trabalho, desenvolvido no âmbito do PROFLETRAS, resultou numa proposta de intervenção pedagógica, onde o gênero propaganda turística dialoga com outros gêneros do discurso, com o objetivo de refletir acerca do discurso materializado nesses diversos gêneros, a fim de proporcionar práticas de leitura e escrita que contribuam para a formação de sujeitos críticos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise do Discurso | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Autoria | por |
dc.subject | Produção de sentidos | por |
dc.subject | Propaganda | por |
dc.subject | Discourse Analysis | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Authorship | eng |
dc.subject | Production of meanings | eng |
dc.subject | Advertising | eng |
dc.title | "Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela” - autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periférica | por |
dc.title.alternative | “I've never seen a postcard that highlight a favela” - authorship and production of meanings by students in a peripheral school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work is based on discourse analysis studies from the Pêcheux’s discursive perspective, with the object of study being the production of students from the initial series of Youth and Adult Education at Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, located in Parada Angélica, third district of Duque de Caxias / RJ. The surroundings of Ciep 407 are marked by local violence, a reality enhanced by the media when reporting police operations. For the students, then, the neighborhood comes down to this reality, so that, faced with an activity proposed in the textbook that emphasized the beauties of Ceará beaches, they were asked to produce a text along the same lines, focusing on their neighborhood, which proved to be a challenge. To overcome, then, this barrier of the stigmatized territory and make the students “transform” their neighborhood into a tourist and attractive place, the teacher intends to make use of interdisciplinarity, rescuing the history of the occupation of the surroundings, proposing a sequence of activities that lead students to reflect on why some places or certain landscapes are portrayed and praised, and their neighborhood and surroundings are not, thus exercising the function of subject-author when elaborating their advertisements and improving their argumentative capacity. Therefore, the work is based on the theoretical support of Discourse Analysis with contributions from Pêcheux (2006), Orlandi (2009) and Lagazzi-Rodrigues (2006), and on the sociological perspective of Althusser (1980), also considering the concept of discursive genres, proposed by Bakhtin, based on the reflections of Rojo (2005) and Brandão (2002), and the contribution of Baracuhy (2016) regarding the tourist advertising genre. Furthermore, it is based on a perspective of Saviani's (2008) historical-critical pedagogy, with contributions from Freire (1996). The work, developed under PROFLETRAS, resulted in a proposal for a pedagogical intervention, where the tourist advertising genre dialogues with other discourse genres, in order to reflect on the discourse materialized in these different genres, in order to provide reading and writing practices that contribute to the formation of critical subjects | eng |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Rívia Silveira | |
dc.contributor.advisor1ID | 036.938.777-50 | por |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Rívia Silveira | |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Andréa | |
dc.contributor.referee3 | Costa, Wagner Alexandre DOS Santos | |
dc.creator.ID | 091.564.157-70 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1954596444768105 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ABAURRE, Maria Luiza. Produção de texto: interlocução e gêneros / Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete Marques Abaurre. São Paulo: Moderna, 2007. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Editorial Presença / Martins Fontes, 1980. ALVES, Rosicley Aparecida Roque. A importância da auto-estima na educação de jovens e adultos. 2014 Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-autoestima- na-educacao-de-jovens-e-adultos/125185> Acesso em: 06 de ago. De 2021. AMARAL, Priscila. Resumo e autoria: (re) significando o discurso. In: GRANTHAM, Marilei Resmini; CASEIRA, Ingrid Gonçalves (orgs.). Análise do discurso e ensino: um olhar discursivo sobre a língua, a leitura e a interpretação. Curitiba, PR: CRV, 2011, p. 97-115. BARACUHY, Regina. A propaganda turística é um gênero do discurso?. Revista do GELNE, v. 6, n. 1/2, p. 153-166, 4 mar. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9406>. Acesso em: 08 de dez. de 2020. BRANDÃO, Helena Nagamine (org). Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO, H. Gêneros do discurso na escola. 3 ed. São Paulo, SP: Cortez. 2002, p. 17-45. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final homologada. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acesso em: 25 de ago. de 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 01 de jul. de 2021. BRASIL. DECRETO DE 21 DE JULHO DE 1992. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/anterior%20a%202000/1992/dnn847.htm>. Acesso em: 30 de jun. de 2021. CAMPOS, Ana Cristina. Rio de Janeiro celebra os 90 anos do Cristo Redentor. Agência Brasil (EBC), 12 de out. de 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-10/rio-de-janeiro-celebra-os-90-anos-docristo- redentor>. Acesso em 02 nov. 2021. CARPANEDA, Isabella / BRAGANÇA, Anglolina. Porta Aberta: Língua Portuguesa, 4ª Série. São Paulo: FDT, 2005, p. 116-117. CIDINHO e DOCA. Música "Rap da Felicidade”. Rap da Felicidade - Cidinho e Doca YouTube. Rap das Armas – Tropa de Elite. Postado por Rodolfo Gaescshlin, 5 de out. de 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qKkQjwji8LM>. Acesso em: 30 de out. de 2019. COSTA, Kelly Souza. A Geografia Revelada no Samba – Práticas para a sala de aula. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado Rio de Janeiro, Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj, 2018. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431280/2/Produto%20Final %20KellyCostaLincoln.pdf>. Acesso em 28 de nov. de 2021. COSTA, Wagner Alexandre dos Santos. Cerveja ou vírus? O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet. Fórum Linguístico v. 18 n. 2 (2021), p. 5989-6000. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/73944/47268>. Acesso em 14 de nov. de 2021. CRISTO Redentor está entre os destinos mais populares do mundo. Jornal do Brasil, 05 de dez. de 2019. Disponível em: <https://www.jb.com.br/rio/2019/12/1020698-cristo-redentoresta- entre-os-destinos-mais-populares-do-mundo.html>. Acesso em 02 nov. 2021. CRUZ, Arlindo. Meu Lugar Video Oficial. Youtube, 19 de mai. de 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2zVEg3tW_ic>. Acesso em: 28 de nov. de 2021. FERREIRA, Maria Cristina Leandro (org.). Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Letras, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). Disponível em: <https://educacaointegral.org.br/reportagens/guia-definitivo-da-bibliografia-de-paulo-freire/>. Acesso em: 20 de dez. de 2019. HANKS, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2008. Disponível em: <https://vdocuments.es/lingua-como-pratica-social-hanks.html>. Acesso em: 24 de ago. de 2020. INDURSKY, Freda. Leitura, escrita e ensino à luz da análise do discurso. In: NASCIMENTO, Lucas (org.). Presenças de Michel Pêcheux: da análise do discurso ao ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019, p. 97-120. Disponível em: <https://www.academia.edu/42832226/LEITURA_ESCRITA_E_ENSINO_ %C3%80_LUZ_DA_AN%C3%81LISE_DO_DISCURSO>. Acesso em 26 de nov. de 2021. LESKY, Albin. História da literatura grega. Tradução de Manuel Losa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. MEDEIROS, Alexsandro M. Tipologias da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Sabedoria Política, 2017. Disponível em: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/tipologias-da-pesquisa-em-cienciashumanas- e-sociais/>. Acesso em 10 de jun. de 2021. MÚSICA: Rap Da Felicidade – Mc Cidinho E Mc Doca – Com Interpretação/Gabarito. Armazém de Textos, 22 de fev. de 2018. Disponível em: <https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/02/musica-rap-da-felicidade-mc-cidinhoe. html>. Acesso em 13 nov. 2021. NACIONAL Comunicação cria campanha para incentivar o Rio de Janeiro como destino turístico. Acontecendo Aqui, 02 de jan. de 2018. Disponível em: <https://acontecendoaqui.com.br/propaganda/nacional-comunicacao-cria-campanha-paraincentivar- o-rio-de-janeiro-como-destino>. Acesso em 02 nov. 2021. OLIVEIRA, Cristina Lúcia de. A voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado Profissional em Letras, 2020. ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Argumentação: um observatório do político. Fórum Linguístico. Florianópolis, n.1, p. 73-81, jul-dez.1998. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/6915/6378>. Acesso em 01 de set. de 2021. PACHO, Lorena. A incrível vida de Khaby Lame: da perda do emprego a ter mais seguidores do que Zuckerberg nas redes sociais. El País, 24 de nov. de 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-11-24/a-incrivel-vida-de-khaby-lame-da-perda-doemprego- a-ter-mais-seguidores-do-que-zuckerberg-nas-redes-sociais.html>. Acesso em 29 nov. 2021. PÉCHEUX, Michel, O discurso: estrutura ou acontecimento / Michel Pécheux; Tradução Eni P. Orlandi. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. PEREIRA, Marli Hermenegilda. Letramento e retextualização: conceitos e relações. In: RIBEIRO, Rosa Maria Palomanes (orgs.). Letramentos e multiletramentos na escola: teorias e práticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018, p. 54-77. PIRIS, Eduardo Lopes. A argumentação numa perspectiva materialista do discurso. São Paulo: Linha D'Água (Online), v. 29, n. 2, 2016, p. 97-121. PPP – Projeto Político Pedagógico do CIEP 407 Neusa Goulart Brizola, 2017. RIO DE JANEIRO. DECRETO-LEI nº 1.055, de 31 DE DEZEMBRO DE 1943. In: Revista Pilares da História, Ano II, nº 3. Duque de Caxias, RJ: Gráfica e Editora Renascer, 2003, p. 57-60. ROCHA, Carlos. A etimologia de publicidade. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, 19 de abr. de 2006. Disponível em: <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-etimologiade- publicidade/17533>. Acesso em 09 de maio de 2021. RODRIGUES, Filipe; FURNO, Juliane da Costa. Juventude da periferia: reflexões iniciais com base na formação brasileira. In: MARTIN, Laura; VITAGLIANO, Luís Fernando (orgs.). Juventude no Brasil [livro eletrônico]. São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2019, p. 13-25. RODRIGUES, Jean. Avaliação De Português Para Eja, Sobre Substantivo, Adjetivo, Artigo E Numeral. Disponível em: <http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2018/03/avaliacao-deportugues- para-eja-sobre_6.html>. Acesso em: 02 de jul. de 2019. RODRIGUES, Suzy Lagazzy. Texto e Autoria. In: ORLANDI, Eni P.; RODRIGUES, Suzy Lagazzy (orgs.). Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. Pontes Editores, 2006: Campinas, SP, p. 81-103. ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 184-207. SAVIANI, Dermeval. História da História da Educação no Brasil: Um balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 10, n° Especial, p. 147 – 167, 2008. SANTOS, Boaventura Sousa. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna. p. 46-71. In: Estudos Avançados, vol.2, n.2, São Paulo. Ago/1988. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Orientações Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos. CEJA – SME Duque de Caxias, 2017. SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) Uberlândia, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16753/1/GenerosAnuncioPublicitariio.pdf> Acesso: 10 mai. 2021. SOUZA, Marlúcia et al. Hidra de Igoaçu: a Baixada Fluminense na sala de aula. Caderno Especial digital CRPH/Museu Vivo do São Bento – 2001. APPH-Clio, 2012. TARDIM, Filipo S. Memórias dos alunos da EJA e moradores de Parada Angélica. Lurdinha, 2014. Disponível em: <http://lurdinha.org/site/memorias-de-parada-angelica-2/>. Acesso em 30 de out. de 2019. VIANNA, Regina Célia Sanches Lopes. O Município de Duque de Caxias, 3a série. 1. ed. Duque de Caxias: Secretaria Municipal de Educação, 2006. VIRGILIO, Paulo. Filme brasileiro pré-selecionado para Oscar abre Mostra Cinema e Direitos Humanos. Agência Brasil (EBC), 17 de dez. de 2013. Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/cultura/2013/12/filme-de-animacao-brasileiro-pre-selecionadopara- o-oscar-abre-mostra-cinema-e>. Acesso em 08 de nov. de 2021. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72799/2021%20-%20Filipo%20da%20Silva%20Tardim.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6481 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-29T19:01:58Z No. of bitstreams: 1 2021 - Filipo da Silva Tardim.pdf: 5621822 bytes, checksum: 0664607edea9fa15bda396531c329b42 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-29T19:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Filipo da Silva Tardim.pdf: 5621822 bytes, checksum: 0664607edea9fa15bda396531c329b42 (MD5) Previous issue date: 2021-12-21 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Filipo da Silva Tardim.pdf | 5.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.