Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonseca, Rafael Almeida
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:40Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:40Z-
dc.date.issued2017-08-18
dc.identifier.citationFONSECA, Rafael Almeida. Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15499-
dc.description.abstractO trabalho é um estudo de caso onde alunos do 2º ano do ensino médio desenvolveram um aplicativo para smartphone, plataforma Android, com a funcionalidade de ser uma calculadora de sistemas de equações lineares, a plataforma utilizada para o desenvolvimento foi o MIT APP INVENTOR, por ser uma ferramenta gratuita, prática e simples, e ainda encontrar-se traduzida para o português do Brasil. Através da utilização de princípios básicos de programação na aula de matemática buscou-se desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos, além de despertar o espírito criativo e empreendedor dos mesmos. Os resultados aferidos apresentaram uma melhora em relação a motivação e também ao aproveitamento dos alunos, o que indica a viabilidade de aplicação da metodologia proposta.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas linearespor
dc.subjectMIT APP INVENTORpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectSmartphonepor
dc.subjectLinear Systemseng
dc.subjectMath classeseng
dc.subjectmobile appeng
dc.titleUso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work is a case study where high school students have developed a mobile app to solve linear systems. The students developed the mobile app using a free development environment for the Android platform known as MIT APP INVENTOR. By using fundamental programming concepts in math class sought to develop logical-mathematical reasoning of the students, and stimulate their creativity and entrepreneurship. The results obtained showed a great improvement in relation to the motivation and achievement of the students, which indicates the feasibility of applying this proposed methodology.eng
dc.contributor.advisor1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID100.568.277-17por
dc.contributor.referee1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3Peters, Franciane Conceição
dc.creator.ID114.604.777-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8745419449686607por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9167/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15834/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22138/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28548/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34968/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41370/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47786/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54262/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-01-08T17:53:07Z No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf: 3945669 bytes, checksum: 4fc6f8cd89ebc547df7b2405c0073407 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-08T17:53:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf: 3945669 bytes, checksum: 4fc6f8cd89ebc547df7b2405c0073407 (MD5) Previous issue date: 2017-08-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdfDocumento principal3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.