Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15500
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Reflexões quanto à importância das construções geométricas no ensino da Geometria Plana |
Other Titles: | Reflections about the importance of geometric constructions in teaching Plane Geometry |
Authors: | Salgado, Jacymar de Almeida |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Segundo membro da banca: | Pereira, André Luiz Martins |
Terceiro membro da banca: | Motta, Carlos Eduardo Mathias |
Keywords: | Geometry Constructions;Education;Plane Geometry;Construções Geométricas;Ensino;Geometria Plana |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 16-Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | SALGADO, Jacymar de Almeida. Reflexões quanto à importância das construções geométricas no ensino da Geometria Plana. 2013. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Abstract: | O presente trabalho foi realizado em três etapas, que são parte teórica, pesquisa com profissionais de educação (professores de matemática da rede pública da região metropolitana do Rio de Janeiro) e realização de atividades diagnósticas e pedagógicas na Escola Municipal Cruzeiro do Sul, Mesquita, Rio de Janeiro, com alunos do 6° ano do ensino fundamental. O trabalho mostrou-se promissor ao identificar uma forte tendência dos professores de Matemática dessa região em promoverem sua prática pedagógica, no ensino da Geometria Plana, altamente influenciados por um processo de algebrização desta ciência e do seu ensino. Este trabalho teve como objetivo promover reflexões sobre o atual ensino da Geometria Plana no ensino fundamental da região metropolitana do Rio de Janeiro, bem como apresentar uma forte ferramenta para minimizar a deficiência no ensino da mesma. Especula-se, com forte indício, que o abandono ocorrido no Brasil, em particular da região no qual o estudo foi promovido, do uso das Construções Geométricas no ensino da Geometria Plana é, talvez, o principal fator que afeta o ensino e aprendizagem desta disciplina. |
Abstract: | The present work was carried out in three stages, which are the theoretical, research with professionals of education (mathematics teachers from public schools in the metropolitan region of Rio de Janeiro) and performing diagnostic and educational activities at the Municipal School Cruzeiro do Sul, Mesquita, Rio de Janeiro, with students from the 6th grade of elementary school. The work has shown promise in identifying a strong tendency of mathematics teachers in this region promote their practice in teaching Plane Geometry, highly influenced by a process algebrization this science and its teaching. This study aimed to promote reflection on the current teaching of Plane Geometry in elementary school in the metropolitan area of Rio de Janeiro, as well as provide a strong tool to minimize disability in its teaching. It is speculated, with strong evidence, that the abandonment occurred in Brazil, particularly in the region where the study was promoted, the use of Geometric Constructions in teaching plane geometry is, perhaps, the main factor that affects the teaching and learning of this discipline. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15500 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Jacymar de Almeida Salgado.pdf | Documento principal | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.