Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Renan Luís da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:42Z-
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.citationSILVA, Renan Luís da. Algumas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para o ensino de matemática. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15505-
dc.description.abstractEm meio à era informacional se fazem necessárias a aproximação e a adequação da didática e da metodologia em sala de aula com as possibilidades colocadas pelo uso das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) que emergiram ainda no final do século XX, muito timidamente, e ainda se encontram em apogeu de utilização e possibilidades nos dias atuais. No que diz respeito à elevação da Educação Matemática ou do ensino de matemática escolar são muitas as ferramentas que possibilitam um processo de aprendizagem construtivista (o aluno é o foco da aprendizagem e constrói seus conhecimentos sozinho, apenas com a breve mediação do docente) e que esteja longe de direcionamentos pragmáticos, que conduzem a uma educação apenas para a efetivação prática. Assim, o presente estudo se desenvolve no sentido de esclarecer e explicitar entendimentos acerca de algumas das principais Tecnologias de Informação e Comunicação que podem ser efetivadas para viabilizar o ensino de matemática e, também, na realização de uma experiência em sala de aula, compreender os benefícios impetrados pelo uso das ferramentas de Tecnologia da Informação e da Comunicação.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTechnologies in Mathematics teachingeng
dc.subjecteducational softwareeng
dc.subjectapplications in mathematics teachingeng
dc.subjectTecnologias no ensino de Matemáticapor
dc.subjectsoftware educacionalpor
dc.subjectAplicativos no ensino de Matemáticapor
dc.titleAlgumas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para o ensino de Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn the midst of the information age, it is necessary to approach and adapt the didactics and methodology in the classroom with the possibilities of placement through the use of the so-called Information and Communication Technologies (ICTs) that emerged at the end of the XX century, And are still at peak of use and possibilities these days. Regarding the elevation of Mathematics Education or the teaching of school mathematics are many as tools that enable a constructivist learning process (the student is the focus of learning and constructs his knowledge alone, with only a brief teacher's mediation) and that On the realization of an effective practice. Thus, the present study was developed in order to clarify and explain understandings of some of the main Information and Communication Technologies that can be implemented to make mathematics teaching feasible and also in a test of classroom experience and the benefits of using the tools of Information and Communication.por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Forte, Vinícius Leal do
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID106.847.207-36por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5872/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20626/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26927/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33346/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39772/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46140/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52494/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58986/2016%20-%20Renan%20Lu%c3%ads%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2008
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-08-29T19:44:39Z No. of bitstreams: 1 2016 - Renan Luís da Silva.pdf: 4060423 bytes, checksum: a0c47ab6b30233ec990b5b29cf0b6a69 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T19:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Renan Luís da Silva.pdf: 4060423 bytes, checksum: a0c47ab6b30233ec990b5b29cf0b6a69 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Renan Luís da Silva.pdfDocumento principal3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.