Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15505
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Algumas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para o ensino de Matemática |
Autor: | Silva, Renan Luís da |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Segundo membro da banca: | Forte, Vinícius Leal do |
Terceiro membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Palabras clave: | Technologies in Mathematics teaching;educational software;applications in mathematics teaching;Tecnologias no ensino de Matemática;software educacional;Aplicativos no ensino de Matemática |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-ago-2016 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | SILVA, Renan Luís da. Algumas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para o ensino de matemática. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Resumen: | Em meio à era informacional se fazem necessárias a aproximação e a adequação da didática e da metodologia em sala de aula com as possibilidades colocadas pelo uso das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) que emergiram ainda no final do século XX, muito timidamente, e ainda se encontram em apogeu de utilização e possibilidades nos dias atuais. No que diz respeito à elevação da Educação Matemática ou do ensino de matemática escolar são muitas as ferramentas que possibilitam um processo de aprendizagem construtivista (o aluno é o foco da aprendizagem e constrói seus conhecimentos sozinho, apenas com a breve mediação do docente) e que esteja longe de direcionamentos pragmáticos, que conduzem a uma educação apenas para a efetivação prática. Assim, o presente estudo se desenvolve no sentido de esclarecer e explicitar entendimentos acerca de algumas das principais Tecnologias de Informação e Comunicação que podem ser efetivadas para viabilizar o ensino de matemática e, também, na realização de uma experiência em sala de aula, compreender os benefícios impetrados pelo uso das ferramentas de Tecnologia da Informação e da Comunicação. |
Abstract: | In the midst of the information age, it is necessary to approach and adapt the didactics and methodology in the classroom with the possibilities of placement through the use of the so-called Information and Communication Technologies (ICTs) that emerged at the end of the XX century, And are still at peak of use and possibilities these days. Regarding the elevation of Mathematics Education or the teaching of school mathematics are many as tools that enable a constructivist learning process (the student is the focus of learning and constructs his knowledge alone, with only a brief teacher's mediation) and that On the realization of an effective practice. Thus, the present study was developed in order to clarify and explain understandings of some of the main Information and Communication Technologies that can be implemented to make mathematics teaching feasible and also in a test of classroom experience and the benefits of using the tools of Information and Communication. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15505 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Renan Luís da Silva.pdf | Documento principal | 3.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.