Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lourenço, Fernando Guimarães | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-27 | |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Fernando Guimarães. Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma colaboração de ideias a serem exploradas quanto a recursos tecnológicos na educação, com ênfase na utilização da calculadora não científica com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e do software Geogebra com discentes do ensino médio. Propõe-se a desmistificar conceitos que possam comprometer a construção do saber por vias eletrônicas como um recurso pedagógico e apresenta propostas que possam inspirar outras ideias aqui não registradas. Discursa sobre a inclusão da tecnologia no âmbito da sala de aula em detrimento da visão hostil aos recursos áudio visuais na educação, e sobre a importância de uma metodologia consistente que viabilize a utilização desses recursos. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | teaching | eng |
dc.subject | learning | eng |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | ensino | por |
dc.subject | aprendizagem | por |
dc.title | Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work presents a collaboration of ideas to be explored regarding technological resources in education, with emphasis on the use of the non-scientific calculator with seventh year elementary students and Geogebra software with high school students. It proposes to demystify concepts that may compromise the construction of knowledge by electronic means as a pedagogical resource and presents proposals that may inspire other ideas not registered here. It discusses the inclusion of technology within the classroom in detriment of the hostile view of audio visual resources in education, and on the importance of a consistent methodology that enables the use of these resources. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Conceição Junior, Duilio Tadeu da | |
dc.contributor.advisor1ID | 071.242.567-55 | por |
dc.contributor.referee1 | Conceição Junior, Duilio Tadeu da | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Orlando dos Santos | |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Carlos Vitor de Alencar | |
dc.creator.ID | 052.167.497-21 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra. São Paulo, SP. 2006 DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Editora Mediação. Porto Alegre. 2004. PERRENOUD, Philippe. A Pedagogia na Escola as Diferenças. Editora Artmed. São Paulo, SP. 2001. RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. Editora Cortez. São Paulo, SP. 2007. LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional. Editora Artmed. São Paulo, SP. 2001. ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Ed Artmed. Porto Alegre. RS. 2001. FERREIRA, Emilia Barra. As Demonstrações no Ensino da Geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias. Bolema, Rio Claro. SP. MEC. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília. 1998. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez. 2000. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/6103/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/20842/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/27221/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/33592/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/39970/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/46394/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/52736/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/59254/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2151 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-01T18:21:01Z No. of bitstreams: 1 2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdf: 3371987 bytes, checksum: 782891998782b866bb35cf83085972c5 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-01T18:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdf: 3371987 bytes, checksum: 782891998782b866bb35cf83085972c5 (MD5) Previous issue date: 2013-08-27 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdf | Documento principal | 3.29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.