Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLourenço, Fernando Guimarães
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:44Z-
dc.date.issued2013-08-27
dc.identifier.citationLOURENÇO, Fernando Guimarães. Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma colaboração de ideias a serem exploradas quanto a recursos tecnológicos na educação, com ênfase na utilização da calculadora não científica com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e do software Geogebra com discentes do ensino médio. Propõe-se a desmistificar conceitos que possam comprometer a construção do saber por vias eletrônicas como um recurso pedagógico e apresenta propostas que possam inspirar outras ideias aqui não registradas. Discursa sobre a inclusão da tecnologia no âmbito da sala de aula em detrimento da visão hostil aos recursos áudio visuais na educação, e sobre a importância de uma metodologia consistente que viabilize a utilização desses recursos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.titlePossibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents a collaboration of ideas to be explored regarding technological resources in education, with emphasis on the use of the non-scientific calculator with seventh year elementary students and Geogebra software with high school students. It proposes to demystify concepts that may compromise the construction of knowledge by electronic means as a pedagogical resource and presents proposals that may inspire other ideas not registered here. It discusses the inclusion of technology within the classroom in detriment of the hostile view of audio visual resources in education, and on the importance of a consistent methodology that enables the use of these resources.eng
dc.contributor.advisor1Conceição Junior, Duilio Tadeu da
dc.contributor.advisor1ID071.242.567-55por
dc.contributor.referee1Conceição Junior, Duilio Tadeu da
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Vitor de Alencar
dc.creator.ID052.167.497-21por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesFREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra. São Paulo, SP. 2006 DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Editora Mediação. Porto Alegre. 2004. PERRENOUD, Philippe. A Pedagogia na Escola as Diferenças. Editora Artmed. São Paulo, SP. 2001. RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. Editora Cortez. São Paulo, SP. 2007. LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional. Editora Artmed. São Paulo, SP. 2001. ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Ed Artmed. Porto Alegre. RS. 2001. FERREIRA, Emilia Barra. As Demonstrações no Ensino da Geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias. Bolema, Rio Claro. SP. MEC. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília. 1998. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez. 2000.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6103/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20842/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27221/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33592/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39970/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46394/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52736/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59254/2013%20-%20Fernando%20Guimar%c3%a3es%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2151
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-01T18:21:01Z No. of bitstreams: 1 2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdf: 3371987 bytes, checksum: 782891998782b866bb35cf83085972c5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T18:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdf: 3371987 bytes, checksum: 782891998782b866bb35cf83085972c5 (MD5) Previous issue date: 2013-08-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdfDocumento principal3.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.