Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica
Autor: Lourenço, Fernando Guimarães
Orientador(a): Conceição Junior, Duilio Tadeu da
Primeiro membro da banca: Conceição Junior, Duilio Tadeu da
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Vitor de Alencar
Palabras clave: Technology;teaching;learning;Tecnologia;ensino;aprendizagem
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-ago-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: LOURENÇO, Fernando Guimarães. Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumen: Este trabalho apresenta uma colaboração de ideias a serem exploradas quanto a recursos tecnológicos na educação, com ênfase na utilização da calculadora não científica com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e do software Geogebra com discentes do ensino médio. Propõe-se a desmistificar conceitos que possam comprometer a construção do saber por vias eletrônicas como um recurso pedagógico e apresenta propostas que possam inspirar outras ideias aqui não registradas. Discursa sobre a inclusão da tecnologia no âmbito da sala de aula em detrimento da visão hostil aos recursos áudio visuais na educação, e sobre a importância de uma metodologia consistente que viabilize a utilização desses recursos.
Abstract: This work presents a collaboration of ideas to be explored regarding technological resources in education, with emphasis on the use of the non-scientific calculator with seventh year elementary students and Geogebra software with high school students. It proposes to demystify concepts that may compromise the construction of knowledge by electronic means as a pedagogical resource and presents proposals that may inspire other ideas not registered here. It discusses the inclusion of technology within the classroom in detriment of the hostile view of audio visual resources in education, and on the importance of a consistent methodology that enables the use of these resources.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdfDocumento principal3.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.