Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15521
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Anderson Ribeiro da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-17 | |
dc.identifier.citation | Silva, Anderson Ribeiro da. Matemática Financeira no Ensino Médio: Atividades que Constroem Competências – Um Estudo de Caso Comparativo. 2014. [118 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15521 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação visa conscientizar a comunidade escolar, em especial o professor de matemática, acerca da utilização dos Recursos Didáticos da Matemática Financeira. Este tipo de abordagem é fortemente incentivada por autores renomados da educação, nacionais e internacionais. A relevância deste tema pode ser melhor entendida quando nos deparamos com a problemática que envolve a falta de educação financeira na sociedade e o desenvolvimento insatisfatório da Matemática Financeira nos livros didáticos e na educação básica de forma geral. Este cenário motiva o professor pesquisador à elaboração e à aplicação de Recursos Didáticos de Matemática Financeira em duas turmas de Ensino Médio, levando em consideração algumas problemáticas deste tema, a opinião de um grupo de 122 professores, os fatores socioeconômicos dos sujeitos pesquisados nestas turmas e seus conhecimentos em matemática básica, realiza-se então um Estudo de Caso Comparativo numa Escola Estadual localizada na cidade do Rio de Janeiro. Ao analisar o desenvolvimento e os ganhos de competências, adquiridas através da aplicação dos Recursos Didáticos, seja na forma de Atividades ou de Aulas Expositivas Dialogadas, articulam-se estes resultados com os demais dados da pesquisa a fim de apontar novos caminhos para o ensino de Matemática Financeira de qualidade | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Matemática,, | por |
dc.subject | Matemática Financeira | por |
dc.subject | Recurso Didático | por |
dc.subject | Teaching of Mathematics | eng |
dc.subject | Financial Mathematics | eng |
dc.subject | Teaching Resource | eng |
dc.title | Matemática Financeira no Ensino Médio: Atividades que Constroem Competências – Um Estudo de Caso Comparativo | por |
dc.title.alternative | Financial Mathematics in Middle School: Activities That Build Skills - A Comparative Case Study. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This dissertation aims to awareness the school community , especially the math teacher , regarding the use of Instructional Resources Financial Mathematics . This approach is strongly encouraged by renowned authors of education , national and international . The relevance of this theme can be best understood when faced with issues involving the lack of financial education in society and the unsatisfactory development of Mathematical Finance in textbooks and basic education in general . This scenario motivates the researcher to teacher preparation and implementation of Didactic Resources Financial Mathematics in two classes of high school , taking into account some key issues of this topic, the opinion of a group of 122 teachers , socioeconomic factors of the individuals in these groups and their knowledge in basic mathematics , then performed a Case Study in Comparative Public School located in the city of Rio de Janeiro . By analyzing the development and gains in skills , acquired through the application of Instructional Resources , whether in the form of activities or lessons Expositive dialogued , articulated these results with other research data in order to identify new paths to teaching Financial Mathematics quality | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.advisor1ID | 64691900730 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Douglas Monsôres de Melo | |
dc.contributor.referee2 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.creator.ID | 09308719792 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6149522891232976 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 16ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 1998. ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. 9ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2010. ANTUNES, Celso. Como não confundir inteligência com capacidade ou competência. Texto publicado no site do autor em 09/03/2008: http://www.celsoantunes.com.br/pt/textos_exibir.php?tipo=TEXTOS&id=60. Acesso em 24 de Janeiro de 2014. ARTE E MATEMÁTICA. Sequência de Fibonacci e Número de Ouro. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=QaWepnGWRs8 >. Acesso em 13 de Fevereiro de 2014. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012) CNE/CEB. Disponível em <http://www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman &task>. Acesso em 04 de Novembro de 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação. LDB. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 01 de Novembro de 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias. MEC/INEP. Disponível em: <http://www.ceps.ufpa.br/daves/PS%202014/matriz%20enem-2013.pdf>. Acesso em 04 de Novembro de 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática, História, Geografia, Ciências, Pluralidade Cultural, Ética, Língua Estrangeira, Artes. MEC/SEC, 1996. CASTRO, Maria Fernanda Ziegler de. Seis cartões para por em ordem. Cálculo Matemática Para Todos. Ed.31 Ano 3. pág 30-31. Agosto de 2013. CORTESÃO, Luiza. Formas de Ensinar, formas de avaliar: Breve análise de práticas correntes de avaliação. p.37-42. 2002. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: livro do professor. 1ª Ed. São Paulo. Ática, 2004. ESTRELA. Jogo da vida. Brinquedos Estrela. São Paulo. 2014 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Século XXI: O dicionário da língua portuguesa. 4ª ed. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2010. 81 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo, SP. Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, RJ. Paz e Terra, 1987. LIMA, Cristiane Bahia; SÁ, Lydio Pereira. Matemática Financeira no Ensino Médio. Revista TECCEN, Vassouras, RJ, v.3, n.1, p.34-43. 2010. MARCHIONI, Aparecida Patrícia Roberto; SOARES, Márcio de Jesus. Uso da Tecnologia no Ensino da Matemática Financeira. Anais do VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática (VI HTEM), São Carlos, SP, 15-19 de Julho de 2013. MEC/INEP. Ideb resultados e metas. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/>. Acesso em: 23 de Janeiro de 2014. MORIN, Edgar, 1921. A cabeça bem feita: repensar a forma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 16ª ed. Rio de Janeiro, RJ. Bertrand Brasil, 2009. MVP, Rafael. Sequência de Fibonacci e Número de Ouro. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=QaWepnGWRs8>. Acesso em: 13 de Fevereiro de 2014. OLIVEIRA, Ezequias. Aula de Matemática Número Áureo. Disponível em: < http://www.praticadapesquisa.com.br/2011/01/como-apresento-referencia-de-um-video.html >. Acesso em: 13 de Fevereiro de 2014. PAIVA, Manoel. Matemática. 1ª Ed. São Paulo. Moderna, 2009. POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro. Interciência, 1995. PONTE, João Pedro Mendes. da. À Procura da Mistura Perfeita. Notas da LeiriMat 10, Macieira – Portugal, 11 de Setembro de 2003. PONTE, João Pedro Mendes. da. Estudos de Caso em Educação Matemática. Bolema, São Paulo, Volume 19, número 25, pág. 105-132, Abril de 2006. REVISTA EXAME. Crédito no Brasil aumenta 500% nos últimos 10 anos. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/noticias/volume-de-credito-no-brasil-aumenta-500- nos-ultimos-dez-anos>. Acesso em 10 de Janeiro de 2014. RIO DE JANEIRO. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC). Currículo Mínimo de Matemática – 2º Ano - Regular. Disponível em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/>. Acesso em 23 de Janeiro de 2014. ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudança. 9ª ed. São Paulo, SP. Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 29) SILVEIRA, Evanildo da. Não vale usar mágica. Cálculo Matemática Para Todos. Ed.18 Ano 2. pág 45. Julho de 2012. 82 SOUZA, Joamir Roberto de. Novo olhar matemática. 1ª Ed. São Paulo. FTD, 2010. VALENTE, Gabriela. Endividamento das famílias brasileiras bate Record: 43,99% da renda. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/endividamento-das-familias-baterecorde- 4399-da-renda-8516655>. Acesso em 09 de Janeiro de 2014. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo, SP. Livraria Martins Fontes Editora, 1991 | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/10509/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16286/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22580/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28960/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35312/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41708/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48110/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/54562/2014%20-%20Anderson%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2865 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-04T16:34:51Z No. of bitstreams: 1 2014 - Anderson Ribeiro da Silva.pdf: 5399309 bytes, checksum: b0318469e77ae38d03af13202c482d99 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-04T16:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Anderson Ribeiro da Silva.pdf: 5399309 bytes, checksum: b0318469e77ae38d03af13202c482d99 (MD5) Previous issue date: 2014-04-17 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Anderson Ribeiro da Silva.pdf | Anderson Ribeiro da Silva | 5.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.