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dc.contributor.authorSilva, Anderson Ribeiro da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:49Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:49Z-
dc.date.issued2014-04-17
dc.identifier.citationSilva, Anderson Ribeiro da. Matemática Financeira no Ensino Médio: Atividades que Constroem Competências – Um Estudo de Caso Comparativo. 2014. [118 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15521-
dc.description.abstractEsta dissertação visa conscientizar a comunidade escolar, em especial o professor de matemática, acerca da utilização dos Recursos Didáticos da Matemática Financeira. Este tipo de abordagem é fortemente incentivada por autores renomados da educação, nacionais e internacionais. A relevância deste tema pode ser melhor entendida quando nos deparamos com a problemática que envolve a falta de educação financeira na sociedade e o desenvolvimento insatisfatório da Matemática Financeira nos livros didáticos e na educação básica de forma geral. Este cenário motiva o professor pesquisador à elaboração e à aplicação de Recursos Didáticos de Matemática Financeira em duas turmas de Ensino Médio, levando em consideração algumas problemáticas deste tema, a opinião de um grupo de 122 professores, os fatores socioeconômicos dos sujeitos pesquisados nestas turmas e seus conhecimentos em matemática básica, realiza-se então um Estudo de Caso Comparativo numa Escola Estadual localizada na cidade do Rio de Janeiro. Ao analisar o desenvolvimento e os ganhos de competências, adquiridas através da aplicação dos Recursos Didáticos, seja na forma de Atividades ou de Aulas Expositivas Dialogadas, articulam-se estes resultados com os demais dados da pesquisa a fim de apontar novos caminhos para o ensino de Matemática Financeira de qualidadepor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemática,,por
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subjectRecurso Didáticopor
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subjectFinancial Mathematicseng
dc.subjectTeaching Resourceeng
dc.titleMatemática Financeira no Ensino Médio: Atividades que Constroem Competências – Um Estudo de Caso Comparativopor
dc.title.alternativeFinancial Mathematics in Middle School: Activities That Build Skills - A Comparative Case Study.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to awareness the school community , especially the math teacher , regarding the use of Instructional Resources Financial Mathematics . This approach is strongly encouraged by renowned authors of education , national and international . The relevance of this theme can be best understood when faced with issues involving the lack of financial education in society and the unsatisfactory development of Mathematical Finance in textbooks and basic education in general . This scenario motivates the researcher to teacher preparation and implementation of Didactic Resources Financial Mathematics in two classes of high school , taking into account some key issues of this topic, the opinion of a group of 122 teachers , socioeconomic factors of the individuals in these groups and their knowledge in basic mathematics , then performed a Case Study in Comparative Public School located in the city of Rio de Janeiro . By analyzing the development and gains in skills , acquired through the application of Instructional Resources , whether in the form of activities or lessons Expositive dialogued , articulated these results with other research data in order to identify new paths to teaching Financial Mathematics qualityeng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID64691900730por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee2Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID09308719792por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6149522891232976por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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