Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15521
Tipo do documento: Dissertação
Title: Matemática Financeira no Ensino Médio: Atividades que Constroem Competências – Um Estudo de Caso Comparativo
Other Titles: Financial Mathematics in Middle School: Activities That Build Skills - A Comparative Case Study.
Authors: Silva, Anderson Ribeiro da
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Keywords: Ensino de Matemática,,;Matemática Financeira;Recurso Didático;Teaching of Mathematics;Financial Mathematics;Teaching Resource
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 17-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: Silva, Anderson Ribeiro da. Matemática Financeira no Ensino Médio: Atividades que Constroem Competências – Um Estudo de Caso Comparativo. 2014. [118 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Esta dissertação visa conscientizar a comunidade escolar, em especial o professor de matemática, acerca da utilização dos Recursos Didáticos da Matemática Financeira. Este tipo de abordagem é fortemente incentivada por autores renomados da educação, nacionais e internacionais. A relevância deste tema pode ser melhor entendida quando nos deparamos com a problemática que envolve a falta de educação financeira na sociedade e o desenvolvimento insatisfatório da Matemática Financeira nos livros didáticos e na educação básica de forma geral. Este cenário motiva o professor pesquisador à elaboração e à aplicação de Recursos Didáticos de Matemática Financeira em duas turmas de Ensino Médio, levando em consideração algumas problemáticas deste tema, a opinião de um grupo de 122 professores, os fatores socioeconômicos dos sujeitos pesquisados nestas turmas e seus conhecimentos em matemática básica, realiza-se então um Estudo de Caso Comparativo numa Escola Estadual localizada na cidade do Rio de Janeiro. Ao analisar o desenvolvimento e os ganhos de competências, adquiridas através da aplicação dos Recursos Didáticos, seja na forma de Atividades ou de Aulas Expositivas Dialogadas, articulam-se estes resultados com os demais dados da pesquisa a fim de apontar novos caminhos para o ensino de Matemática Financeira de qualidade
Abstract: This dissertation aims to awareness the school community , especially the math teacher , regarding the use of Instructional Resources Financial Mathematics . This approach is strongly encouraged by renowned authors of education , national and international . The relevance of this theme can be best understood when faced with issues involving the lack of financial education in society and the unsatisfactory development of Mathematical Finance in textbooks and basic education in general . This scenario motivates the researcher to teacher preparation and implementation of Didactic Resources Financial Mathematics in two classes of high school , taking into account some key issues of this topic, the opinion of a group of 122 teachers , socioeconomic factors of the individuals in these groups and their knowledge in basic mathematics , then performed a Case Study in Comparative Public School located in the city of Rio de Janeiro . By analyzing the development and gains in skills , acquired through the application of Instructional Resources , whether in the form of activities or lessons Expositive dialogued , articulated these results with other research data in order to identify new paths to teaching Financial Mathematics quality
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15521
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Anderson Ribeiro da Silva.pdfAnderson Ribeiro da Silva5.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.