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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Freitas, Célio Marques de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-28 | |
dc.identifier.citation | Freitas, Célio Marques de. Abordagem financeira no ensino básico e sua importância nas avaliações do ensino e na percepção de erros em publicações. 2015. [172 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15523 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata da abordagem financeira no ensino básico e sua importância nas avaliações do ensino e na percepção de erros em publicações. A pesquisa teve por objetivo mostrar que até mesmo situações simples envolvendo assuntos elementares ao estudo da matemática financeira e as noções básicas sobre financiamentos são capazes de causar embaraços a pessoas e profissionais experientes, bem como a alunos do ensino médio com um bom conhecimento de matemática em geral. Para isso, foram mostrados diversos erros envolvendo esses assuntos elementares, erros estes que foram cometidos por profissionais responsáveis pela redação de matérias veiculadas em revistas, professores, especialistas encarregados da elaboração de material de educação financeira nas escolas e, inclusive, autores de livros de matemática. Foram mostrados os resultados do Brasil nas cinco aplicações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes na faixa de 15 anos de idade – PISA na sigla em inglês, visto que foram incluídos como novidade no PISA 2012 e no PISA 2015, respectivamente, os tópicos “estudo sobre letramento financeiro” e “competência financeira dos estudantes” e que apesar de se notar uma melhora das notas de matemática dos estudantes brasileiros, a cada nova aplicação do PISA, na avaliação comparativa os resultados têm sido muito ruins. Também são apresentados e analisados os resultados de uma pesquisa envolvendo questões sobre as noções básicas de financiamentos e sobre a percepção de erros em publicações de revistas, aplicada a 25 participantes que estavam cursando ou já haviam concluído no máximo o ensino médio. A pesquisa também envolveu 29 participantes que já haviam concluído pelo menos o ensino superior. Este trabalho também abre uma discussão a respeito da pouca presença da Matemática Financeira nas Licenciaturas em Matemática e sobre as propostas da Sociedade Brasileira de Matemática para a inclusão da disciplina Matemática Financeira nas Licenciaturas em Matemática e no Ensino Médio. Também mostra-se um estudo do sistema de juros compostos e sua consequente aplicação nos sistemas de financiamentos. Este trabalho evidencia que os participantes da pesquisa não apresentaram conhecimentos matemáticos suficientes para elucidar todas as situações-problema apresentadas na pesquisa, apesar de terem sido alunos de bom rendimento na disciplina. Demonstrou-se a incipiência da disciplina de matemática no que diz respeito aos princípios elementares da matemática financeira. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | percepção de erros em publicações | por |
dc.subject | noções básicas de financiamentos | por |
dc.subject | letramento financeiro | por |
dc.subject | Perception of errors in publications | eng |
dc.subject | funding basic notions | eng |
dc.subject | financial literacy | eng |
dc.title | Abordagem financeira no ensino básico e sua importância nas avaliações do ensino e na percepção de erros em publicações | por |
dc.title.alternative | Financial approach at the basic education level and its importance in the educational evaluations and Influence on the perception of errors in several publications. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research deals about financial approach on basic education and its importance in the evaluations of teaching and misperceptions publications. The research had the objective show that even simple situations involving elementary subjects to the study of financial mathematics and the basics of finance are capable of causing embarrassment to people and experienced professionals, as well as high school students with a good knowledge of mathematics in general. For this, errors involving these elementary matters have been shown, that these mistakes were committed by individuals responsible for writing articles published in journals, teachers, experts hired to prepare financial education material in schools and even authors of mathematical books. Brazil the results were shown in five applications Programme for International Student Assessment in the 15-year-old - PISA its acronym in English, since they were included as new in PISA 2012 and PISA 2015, respectively, the topics "study on financial literacy" and "financial competence of students" and that although it noted an improvement in math scores of Brazilian students, with each new application of PISA, on benchmarking the results have been very bad. They are also presented and analyzed the results of research involving questions about the basics of financing and on the perception of mistakes in magazines publications, applied to 25 participants who were attending or had already completed at most a high school education. The research also involved 29 participants who had completed at least higher education. This work also opens a discussion about the little presence in the Financial Mathematics Degrees in Mathematics and on the proposals of the Brazilian Mathematical Society for the inclusion of the discipline in Financial Mathematics Degrees in Mathematics and in high school. It also shows a study of compound interest system and its consistent application in financing systems. This work shows that the research participants did not have sufficient mathematical knowledge to elucidate all problem situations presented in the research, although they were good income students in the discipline. It has been shown that the incipient of math discipline with respect to the basic principles of financial mathematics | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lambert, Wanderson José | |
dc.contributor.advisor1ID | 03434358617 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3091684617912159 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, André Luiz Martins | |
dc.contributor.referee2 | Esquincalha, Agnaldo da Conceição | |
dc.creator.ID | 03020333784 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4131133998326030 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | CONEF. Educação Financeira nas Escolas: ensino médio: livro do professor. 3v. 1 ed. Brasília: CONEF, 2013. CRESPO, Antônio Arnot. Matemática Comercial e Financeira Fácil. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 1ª série: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Ática, 2010. FREITAS, Célio Marques de. A base matemática aplicada para entender o sistema francês de amortização na prática. 2013. 82 f. Monografia (Especialização em Análise Financeira), Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 2013. GALLAS, Rafael Guilherme. A importância da matemática financeira no ensino médio e sua contribuição para a construção da educação financeira no cidadão. 2013. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013. HOFMANN, Ruth Margareth. Uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França. 2013. 329 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicação. 3ª série: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2004. MATHIAS, Washington Franco; GOMES, José Maria. Matemática Financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A., 1996. PAIVA, Manoel. Matemática: componente curricular. 1ª série: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. RIBEIRO, Evandro Conceição. Um novo olhar sobre a matemática financeira no ensino médio. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2013. RIBEIRO, Jackson. Matemática: ciência, linguagem e tecnologia. 2ª série: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2010. 154 RIBEIRO, Jackson da Silva. Matemática: projeto radix. 9° ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2009. SÁ, Ilydio Pereira. Matemática Financeira para Educadores Críticos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2011. SÁ, Ilydio Pereira de. A educação matemática crítica e a matemática financeira na formação de professores. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012. SILVA, Márcia Rebello da. Apostila de Matemática Financeira. Seropédica: UFRRJ, 1997. SOUSA, José Mateus Queiroz. Matemática financeira: uma nova proposta para o ensino médio. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013. SOUZA, Joamir Roberto de. Matemática: novo olhar. 2ª série: ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013. SOUZA, Joamir Ribeiro de; PATANO, Patrícia Rosana Moreno. Vontade de Saber Matemática. 9° ano: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: FTD, 2012. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-06T16:50:12Z No. of bitstreams: 1 2015 - Célio Marques de Freitas.pdf: 7385663 bytes, checksum: 6b6d100abd9adebe1e58867cc97bbe19 (MD5) | eng |
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