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Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem financeira no ensino básico e sua importância nas avaliações do ensino e na percepção de erros em publicações
Título(s) alternativo(s): Financial approach at the basic education level and its importance in the educational evaluations and Influence on the perception of errors in several publications.
Autor(es): Freitas, Célio Marques de
Orientador(a): Lambert, Wanderson José
Primeiro membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Segundo membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Palavras-chave: percepção de erros em publicações;noções básicas de financiamentos;letramento financeiro;Perception of errors in publications;funding basic notions;financial literacy
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: Freitas, Célio Marques de. Abordagem financeira no ensino básico e sua importância nas avaliações do ensino e na percepção de erros em publicações. 2015. [172 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Esta pesquisa trata da abordagem financeira no ensino básico e sua importância nas avaliações do ensino e na percepção de erros em publicações. A pesquisa teve por objetivo mostrar que até mesmo situações simples envolvendo assuntos elementares ao estudo da matemática financeira e as noções básicas sobre financiamentos são capazes de causar embaraços a pessoas e profissionais experientes, bem como a alunos do ensino médio com um bom conhecimento de matemática em geral. Para isso, foram mostrados diversos erros envolvendo esses assuntos elementares, erros estes que foram cometidos por profissionais responsáveis pela redação de matérias veiculadas em revistas, professores, especialistas encarregados da elaboração de material de educação financeira nas escolas e, inclusive, autores de livros de matemática. Foram mostrados os resultados do Brasil nas cinco aplicações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes na faixa de 15 anos de idade – PISA na sigla em inglês, visto que foram incluídos como novidade no PISA 2012 e no PISA 2015, respectivamente, os tópicos “estudo sobre letramento financeiro” e “competência financeira dos estudantes” e que apesar de se notar uma melhora das notas de matemática dos estudantes brasileiros, a cada nova aplicação do PISA, na avaliação comparativa os resultados têm sido muito ruins. Também são apresentados e analisados os resultados de uma pesquisa envolvendo questões sobre as noções básicas de financiamentos e sobre a percepção de erros em publicações de revistas, aplicada a 25 participantes que estavam cursando ou já haviam concluído no máximo o ensino médio. A pesquisa também envolveu 29 participantes que já haviam concluído pelo menos o ensino superior. Este trabalho também abre uma discussão a respeito da pouca presença da Matemática Financeira nas Licenciaturas em Matemática e sobre as propostas da Sociedade Brasileira de Matemática para a inclusão da disciplina Matemática Financeira nas Licenciaturas em Matemática e no Ensino Médio. Também mostra-se um estudo do sistema de juros compostos e sua consequente aplicação nos sistemas de financiamentos. Este trabalho evidencia que os participantes da pesquisa não apresentaram conhecimentos matemáticos suficientes para elucidar todas as situações-problema apresentadas na pesquisa, apesar de terem sido alunos de bom rendimento na disciplina. Demonstrou-se a incipiência da disciplina de matemática no que diz respeito aos princípios elementares da matemática financeira.
Abstract: This research deals about financial approach on basic education and its importance in the evaluations of teaching and misperceptions publications. The research had the objective show that even simple situations involving elementary subjects to the study of financial mathematics and the basics of finance are capable of causing embarrassment to people and experienced professionals, as well as high school students with a good knowledge of mathematics in general. For this, errors involving these elementary matters have been shown, that these mistakes were committed by individuals responsible for writing articles published in journals, teachers, experts hired to prepare financial education material in schools and even authors of mathematical books. Brazil the results were shown in five applications Programme for International Student Assessment in the 15-year-old - PISA its acronym in English, since they were included as new in PISA 2012 and PISA 2015, respectively, the topics "study on financial literacy" and "financial competence of students" and that although it noted an improvement in math scores of Brazilian students, with each new application of PISA, on benchmarking the results have been very bad. They are also presented and analyzed the results of research involving questions about the basics of financing and on the perception of mistakes in magazines publications, applied to 25 participants who were attending or had already completed at most a high school education. The research also involved 29 participants who had completed at least higher education. This work also opens a discussion about the little presence in the Financial Mathematics Degrees in Mathematics and on the proposals of the Brazilian Mathematical Society for the inclusion of the discipline in Financial Mathematics Degrees in Mathematics and in high school. It also shows a study of compound interest system and its consistent application in financing systems. This work shows that the research participants did not have sufficient mathematical knowledge to elucidate all problem situations presented in the research, although they were good income students in the discipline. It has been shown that the incipient of math discipline with respect to the basic principles of financial mathematics
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15523
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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