Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15524
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silveira, Raphael Bruno Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-28 | |
dc.identifier.citation | Silveira, Raphael Bruno Rodrigues da. Códigos corretores de erros: exemplos da matemática aplicada em situações do cotidiano. 2015. [99f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15524 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo oferecer uma sequência didática que permita a contextualização do ensino de sistemas de numeração, vetores, matrizes e sistemas lineares por meio dos códigos corretores de erros. Na da mencionada sequência de atividades é realizada a contextualização histórica do surgimento dos códigos corretores, com o uso de situações-problemas para motivar os educandos. Além disso, o computador é utilizado como um colaborador no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são apresentados de forma que os alunos possam perceber o que motivou Hamming a se dedicar à pesquisa sobre os códigos corretores, pois são apresentadas situações em que: não será possível a detecção de erros; será possível a detecção, mas não a correção; será possível a detecção, mas não a correção com confiança; e será possível a detecção e a correção com certo grau de certeza. Assim, por meio da mencionada sequência didática, a qual possui um enfoque construtivista de construção do conhecimento, espera-se que os estudantes, ao final das atividades, compreendam que a Matemática é útil para resolver diversos problemas do dia-a-dia e sejam capazes de verificar que os conteúdos estudados no Ensino Médio possuem mais aplicações no cotidiano do que eles imaginam | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Códigos Lineares Corretores de Erros | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Contextualização | por |
dc.subject | Matrizes e Sistemas Lineares | por |
dc.subject | Error Correcting Linear Codes | eng |
dc.subject | Mathematics Teaching | eng |
dc.subject | Contextualization | eng |
dc.subject | Matrices and Linear Systems | eng |
dc.title | Códigos corretores de erros: exemplos da matemática aplicada em situações do cotidiano | por |
dc.title.alternative | Error Correcting Codes: Examples of Applied Mathematics in Everyday Situations | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This paper aims to offer a didactic sequence to enable the contextualization of teaching the numbering systems, vectors, matrices and linear systems using error correcting codes. Through the mentioned sequence of activities is carried out at historical background of the emergence of error correcting codes, with the use of application problems that depict real situations of day-to-day to motivate students. In addition, the computer is used as a collaborator in the teaching and learning process. The problems are presented in a way that students can understand what motivated Hamming to research on error correcting codes, because situations are presented in which: no error detection is possible; detection is possible, but not correction; detection is possible, but not the correction with confidence; and it is possible the detection and correction with some degree of certainty. Thus, through the mentioned didactic sequence, which has a constructivist approach to knowledge construction, it is expected that students at the end of the activities, understand how mathematics is useful to solve problems and be able to verify that the contents studied in high school have more applications in everyday life than they realize. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, André Luiz Martins | |
dc.contributor.advisor1ID | 02150807777 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5539956300898040 | por |
dc.contributor.referee1 | Félix, Luciano Viana | |
dc.contributor.referee2 | Mafra, Albetã Costa | |
dc.creator.ID | 05421794741 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1257421593383050 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | [1] ARMELLA, Luiz Moreno; WALDEGG, Guilhermina. Educação Matemática. México: 1992, v.4, p. 7-15. [2] BITTENCOURT, Simone. Como nosso cérebro lê? Pré-Univesp, n. 4, 2010. Disponível em: <http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/503/como-nosso-c-rebro-l- .html>. Acesso em: 10 jun. 2014. [3] BAHIA, Flaviano. Um Primeiro Curso sobre Códigos Corretores de Erros. In: ERMAC 2010: I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2010, São João Del Rei, MG. Anais... Disponível em <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/iermac/ anais/mini cursos/mc8.pdf>. Acesso em: 15 janeiro 2015. [4] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. Disponível em: < http://portal .mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 11 maio 2014. [5] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 11 maio 2014. [6] COSTELLO, D. J.; HAGENAUER J.; ILMAI H.; WICKER S. B. Applications of Erros- Control Coding. IEEE Transactions on Information Theory, out. 98. Disponível em: <http://arquivoescolar.org/bitstream/arquivo-e/132/4/cap2.pdf>. Acesso em: 16 abril 2014. [7] D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 97–115. Disponível em: <http://cattai.mat.br/site/files/ensino/uneb/pfreire/docs/HistoriaDaMatematica /Ubiratan_DAmbrosio_doisTextos.pdf>. Acesso em 01 abril 2015. [8] ESQUINCA, Josiane Colombo Pedrini. Aritmética: Códigos de Barras e Outras Aplicações de Congruências. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, 2013. Disponível em: < http://bit.profmatsbm. org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/371/2011_00238_JOSIANE_COLOMBO_PE DRINI_ESQUINCA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 07 janeiro 2015. 93 [9] FEIO, Evandro dos Santos Paiva; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Reflexões sobre linguagem e inclusão à luz da teoria da aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em revista – v2 (3), pp. 58-68, 2012. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/asr/ artigos/Artigo_ID37/v2_n3_a2012.pdf>. Acesso em: 11 maio 2014. [10] FIGUEIREDO, Luis Manoel; CUNHA, Marisa Ortega da. Álgebra Linear I. Volume 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. [11] FONTES, Marício de Moraes; FONTES, Dineusa Jesus dos Santos; FONTES, Miriam de Morais. O Computador como Recurso Facilitador da Aprendizagem Matemática. In: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Anais... Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematic a_artigo13.pdf>. Acesso em: 13 março 2015. [12] HEFEZ, Abramo; FERNANDES, Cecília de Souza. Introdução à Álgebra Linear. SBM. 1ª Edição. 2012. Coleção Profmat. [13] HEFEZ, Abramo; VILLELA, Maria Lucia T. Códigos Corretores de Erros. 2. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2008. [14] MENEGHESSO, Carla. Códigos Corretores de Erros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: <http://www.dm.ufscar.br/dm/attachments/article/5/monografia_carla%20TCC.pdf>. Acesso em: 15 abril 2014. [15] MILIES, César Polcino. A Matemática dos Códigos de Barras. Disponível em: <http://mat.ufg.br/bienal/2006/mini/polcino.pdf>. Acesso em: 10 março 2015. [16] MILIES, César Polcino. Breve introdução à Teoria dos Códigos Corretores de Erros. In: 1º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste, 2009, UFMS, Campo Grande. Anais... São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.coloquiodematematica.ufms.br/conteudo/ material/mc09.pdf>. Acesso em: 15 abril 2014. [17] MILIES, César Polcino. Breve introdução à Teoria dos Códigos Corretores de Erros. In: 1º Colóquio de Matemática da Região Nordeste, 2011, UFS, Sergipe. Anais... São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.sbm.org.br/docs/coloquios/NE-1.04.pdf>. Acesso em: 15 abril 2014. [18] MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: Um Conceito Subjacente. In: Aprendizagem Significativa em Revista – V1(3), p. 25-46, 2011. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID16/v1_n3_a2011.pdf>. Acesso em: 8 janeiro 2015. 94 [19] OLIVEIRA, Elizabeth M. Metodologia para o uso da Informática na Educação. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. SBEM. Ano 13. nº.23. dez. 2007. [20] OLIVEIRA, José Sávio Bicho de; ALVES, Angela Xavier; NEVES, Sandra Socorro de Miranda. História da Matemática: Contribuições e Descobertas para o Ensinoaprendizagem de Matemática. Disponível em: <http://www.sbemrn.com.br/site/II%20erem/comunica/doc/comunica14.pdf>. Acesso em 16 março 2015. [21] QUILES, Cláudia Natália Saes. O Uso do Computador na Escola: Mapeando os “Métodos de Ensinar” na Sala de Tecnologias Educacionais (STE). In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. PUCPR, 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2487_1780.pdf>. Acesso em: 12 janeiro 2015. [22] RIOS, Isabel Lugão; FIGUEIREDO, Luiz Manoel; CUNHA, Marisa Ortegoza da. Álgebra Linear I. Volume 1. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. [23] SILVA, Valeska Aparecida Rodrigues da. Propostas de Utilização de Códigos de Barras como Recurso Didático para o Ensino da Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. Disponível em: <http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/520/2011_00418_VALES KA_APARECIDA_RODRIGUES_DA_SILVA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 abril 2014. [24] SILVEIRA, J. F. Porto. O que é um problema matemático? 2001. Disponível em: <http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/resu1.html>. Acesso em: 20 fevereiro 2015. [25] SOUZA, Adenilce Oliveira; CÂMARA, Marcos Antonio da. Códigos Corretores de Erros Lineares. FAMAT em Revista, Uberlândia, nº 6, p. 75-110, maio 2006. Disponível em: <http://www.portal.famat.ufu.br/sites/famat.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Famat_Revista_06 .pdf>. Acesso em: 21 abril 2014. [26] SOUZA, Mário José de. Mini Curso Códigos Corretores de Erros. In: XXIII Semana do IME na Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia. Notas disponíveis em: <https://semanadoime.mat.ufg.br/up/34/o/min_mario.pdf>. Acesso em: 15 janeiro 2015. [27] SOUZA, Natália Pedroza de. Uma Análise dos Esquemas de Dígitos Verificadores Usados no Brasil. 2013. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais da UFRJ) – Centro de Tecnologia e Ciênicas, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: < http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6100>. Acesso em: 10 março 2015. 95 [28] VALENTE, José Armando. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Ministério da Educação. Coleção Informática para a mudança na Educação. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003150.pdf>. Acesso em: 02 abril 2015. [29] VELOSO, Marcelo Oliveira; COSTA, Fernanda Rodrigues Alves. Sistemas de Identificação Modular: uma Aplicação no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT), Universidade Federal de São João Del Rei, Alto Paraopeba, 2014. Disponível em: < http://bit.profmatsbm. org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1166/2012_00948_FERNANDA_RODRIGU ES_ALVES_COSTA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 março 2015. [30] VIANA, Marger da Conceição Ventuna; SILVA, Célia Maria da. Concepção de Professores de Matemática sobre a Utilização da História da Matemática no Processo de Ensino Aprendizagem. Disponível em: <http://www.limc.ufrj.br/htem4/papers/15.pdf>. Acesso em: 15 março 2015. [31] VILELA, Vera Lúcia Maria Luciano. O Lúdico como Instrumento de Aprendizagem no Ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008. Disponível em: <https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert-%20Vera.pdf>. Acesso em: 15 janeiro 2015. [32] VOLOCH, José Felipe. Códigos corretores de erros. In: 16º Colóquio brasileiro de Matemática, 1987, IMPA, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IMPA, 1987. Disponível em: <http://www.impa.br/opencms/pt/biblioteca/cbm/16CBM/16_CBM_87 _06.pdf>. Acesso em: 05 abril 2014. [33] VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4. ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1984, p. 160. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/10588/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16424/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22728/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29108/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35460/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41856/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48258/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/54710/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2883 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-12T15:12:58Z No. of bitstreams: 1 2015 - Raphael Bruno Rodrigues da Silveira.pdf: 1333663 bytes, checksum: 50e15627a747469c3760a0374ced7aa8 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-12T15:12:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Raphael Bruno Rodrigues da Silveira.pdf: 1333663 bytes, checksum: 50e15627a747469c3760a0374ced7aa8 (MD5) Previous issue date: 2015-05-28 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Raphael Bruno Rodrigues da Silveira.pdf | Raphael Bruno Rodrigues da Silveira | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.