Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15524
Tipo do documento: Dissertação
Título: Códigos corretores de erros: exemplos da matemática aplicada em situações do cotidiano
Título(s) alternativo(s): Error Correcting Codes: Examples of Applied Mathematics in Everyday Situations
Autor(es): Silveira, Raphael Bruno Rodrigues da
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Félix, Luciano Viana
Segundo membro da banca: Mafra, Albetã Costa
Palavras-chave: Códigos Lineares Corretores de Erros;Ensino de Matemática;Contextualização;Matrizes e Sistemas Lineares;Error Correcting Linear Codes;Mathematics Teaching;Contextualization;Matrices and Linear Systems
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 28-Mai-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: Silveira, Raphael Bruno Rodrigues da. Códigos corretores de erros: exemplos da matemática aplicada em situações do cotidiano. 2015. [99f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer uma sequência didática que permita a contextualização do ensino de sistemas de numeração, vetores, matrizes e sistemas lineares por meio dos códigos corretores de erros. Na da mencionada sequência de atividades é realizada a contextualização histórica do surgimento dos códigos corretores, com o uso de situações-problemas para motivar os educandos. Além disso, o computador é utilizado como um colaborador no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são apresentados de forma que os alunos possam perceber o que motivou Hamming a se dedicar à pesquisa sobre os códigos corretores, pois são apresentadas situações em que: não será possível a detecção de erros; será possível a detecção, mas não a correção; será possível a detecção, mas não a correção com confiança; e será possível a detecção e a correção com certo grau de certeza. Assim, por meio da mencionada sequência didática, a qual possui um enfoque construtivista de construção do conhecimento, espera-se que os estudantes, ao final das atividades, compreendam que a Matemática é útil para resolver diversos problemas do dia-a-dia e sejam capazes de verificar que os conteúdos estudados no Ensino Médio possuem mais aplicações no cotidiano do que eles imaginam
Abstract: This paper aims to offer a didactic sequence to enable the contextualization of teaching the numbering systems, vectors, matrices and linear systems using error correcting codes. Through the mentioned sequence of activities is carried out at historical background of the emergence of error correcting codes, with the use of application problems that depict real situations of day-to-day to motivate students. In addition, the computer is used as a collaborator in the teaching and learning process. The problems are presented in a way that students can understand what motivated Hamming to research on error correcting codes, because situations are presented in which: no error detection is possible; detection is possible, but not correction; detection is possible, but not the correction with confidence; and it is possible the detection and correction with some degree of certainty. Thus, through the mentioned didactic sequence, which has a constructivist approach to knowledge construction, it is expected that students at the end of the activities, understand how mathematics is useful to solve problems and be able to verify that the contents studied in high school have more applications in everyday life than they realize.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15524
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Raphael Bruno Rodrigues da Silveira.pdfRaphael Bruno Rodrigues da Silveira1.3 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.