Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Andressa Alves Gonçalves de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:03Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:03Z-
dc.date.issued2020-08-21
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andressa Alves Gonçalves de. Motivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15527-
dc.description.abstractO presente estudo tem como principal foco analisar se o uso de materiais manipuláveis motiva e auxilia no aprendizado de Números Inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Abordar essa metodologia justifica-se porque os alunos costumam apresentar muitas dificuldades quando começam a fazer cálculos envolvendo Números Inteiros e consequentemente os erros sucessivos os levam a ficarem desmotivados. Para entender melhor os conceitos que serão abordados nesta pesquisa e as dificuldades encontradas por professores e alunos no que se refere aos Números Inteiros, será apresentado ao leitor um capítulo sobre motivação, um capítulo sobre Números Inteiros e um capítulo sobre materiais manipuláveis, além da metodologia utilizada bem como a análise dos dados obtidos. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, a partir da coleta de dados por meio de uma pesquisa experimental com 60 alunos de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. Para analisar se houve algum impacto na motivação dos alunos, foi aplicado um questionário motivacional antes e depois das atividades com os materiais manipuláveis. Para analisar se houve uma melhora no aprendizado dos alunos em relação aos Números Inteiros, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste. Os alunos realizaram as atividades com quatro opções diferentes de materiais manipuláveis. Com o levantamento das informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a sequência didática elaborada pela pesquisadora, que utilizou materiais manipuláveis, possibilitou um ganho de motivação e auxílio aos alunos no aprendizado de Números Inteirospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectNúmeros inteirospor
dc.subjectMateriais manipuláveispor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectInteger numberseng
dc.subjectManipulable materialseng
dc.titleMotivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeMotivating the learning of whole numbers through manipulative materials: an experience in the seventh year of elementary schoolpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study’s main focus is to analyze if the use of manipulable materials motivates and helps the learning of Whole Numbers in a 7th grade Elementary School class. This approach is justified because students tend to have difficulties when starting to make calculations involving whole numbers. Consequently, the succession of errors lead students to become unmotivated. To better understand the concepts that will be addressed in this research, and the difficulties encountered by teachers and students with regard to Whole Numbers, the reader will be introduced to a chapter on motivation, a chapter on Whole Numbers, and a chapter on manipulable materials, in addition to the methodology used, and the analysis of the data acquired. The present study consists of a quantitative and qualitative approach based on data collection through an experiment with 60 students from a Municipal School in Rio de Janeiro. To understand whether there was any impact on the students' motivation, a motivational questionnaire was applied before and after the activities using manipulable materials. To analyze whether there was an improvement in the student’s learning in relation to Whole Numbers, a pre-test and a post-test were also applied. For this research students participated in activities using four different options of manipulable materials. With the survey of data throughout the research and the analysis of the information gathered, it is possible to conclude that the teaching techniques using manipulable materials, developed by the researcher, indeed motivated and helped students in the learning of Whole Numberseng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.advisor-co1ID087.080.467-78por
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee2Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820por
dc.contributor.referee3Motta, Carlos Eduardo Mathias
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7949-2324por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1708787934042772por
dc.creator.ID114.818.357-42por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0929276448687707por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, Leandro S.; GUISANDE, Maria Adelina. Atribuições causais na explicação da aprendizagem escolar. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação para Aprender. Petrópolis: Editora vozes, 2010, p. 145-166 ALMIRO, João. Materiais manipuláveis e tecnologia na aula de Matemática. Consultado em maio, v. 28, p. 2009, 2004. ANJOS, Marta Figueiredo dos. A difícil aceitação dos números negativos: um estudo da teoria dos números de Peter Barlow (1776-1862). Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2008. BORUCHOVITCH, Evely e BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009. BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação para Aprender. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. BORUCHOVITCH, Evely; DA COSTA, Elis Regina. O impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação dos alunos. In Boruchovitch, Evely e Bzuneck, José Aloyseo. A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009, p. 134-147 BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998. BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In Boruchovitch, Evely e Bzuneck, José Aloyseo. A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009, p. 9-36. BZUNECK, José Aloyseo. As crenças de autoeficácia e o seu papel na motivação dos alunos. In Boruchovitch, Evely e Bzuneck, José Aloyseo. A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009, p. 116-133. BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli ÉdiRufini. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, SueliÉdiRufini. Motivação para Aprender. Petrópolis: Editora vozes, 2010, p. 43-70 CORREIA, LyviaPoggian. Uma intervenção no Ensino de Operações com Números Inteiro. Dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes, 2017. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 17 ed. Campinas: Papirus, 2009.Coleção Perspectivas em Educação Matemática. DECI, E.L.; SCHWARTZ, A. J.; SHEINMAN, L.; RYAN, R. M. An Instrument to Asses Adult’s Orientations Toward Control Versus Autonomy With Children: Reflections on Intrinsic Motivation and Percerveid Competence. Journal of Educational Psychology, 73, 1981, p. 642-650. 130 DE OLIVEIRA, Beatriz Barbosa; FREIRE, Irislene Pereira; SANTOS, Tawana Telles Batista. O Uso De Material Didático Manipulável No Ensino Da Matemática: Da Ação Experimental À Reflexão. Anais do 1º Encontro Do PIBID/UEM, p. 60. FANTINI, Patrícia. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros. Dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade de São Paulo. São Carlos, 2018. FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM. São Paulo, ano 4, n. 7, 1990. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Editora Paz e Terra, Coleção Leitura. 1996. GLAESER, G. Epistemologia dos números negativos. Boletim do GEPEM, n. 57, p. 65-102, 2010. GONÇALVES, Renata Siano. Um estudo com os números inteiros usando o programa Aplusix com alunos de 6ª série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática). São Paulo: PUC/SP, 2007. GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2007. GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. A organização da escola e da sala de aula como determinante da motivação intrínseca e da meta aprender. In Boruchovitch, Evely e Bzuneck, José Aloyseo (orgs). A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009, p. 78-95. GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: reflexão e crítica, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores associados, 2006 (Coleção Formação de Professores). LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, p. 3-38, 2012. LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012. LOURENÇO, Abílio Afonso; DE PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, 2010. MARTINI, Mirella Lopez; BORUCHOVITCH, Evely.Atribuições de causalidade: a compreensão do sucesso e fracasso escolar por crianças brasileiras. In Boruchovitch, Evely e Bzuneck, José Aloyseo (Orgs). A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009, p. 148-166 131 MARTINS, Éllen; FARIAS, Danilo Magalhães. Compreendendo os números inteiros e suas operações. 2015. Disponível em: https://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/COMPREENDENDO-OS-N%c3%9aMEROS-INTEIROS-E-SUAS-OPERA%c3%87%c3%95ES.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2020. MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide. Números negativos: uma história de incertezas. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 7, n. 8, p. 49-59, 1992. MEISTER, Julio César. Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, 2005. NASCIMENTO, Ross. Explorando a reta numérica para identificar obstáculos em adição e subtração de números inteiros relativos. Anais do VIII ENEM–Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-6, 2004. NERY, Cristiane do Socorro dos Santos; RODRIGUES, José Romário Mendes; TAVARES, Karla Caroline. O Uso De Jogos E Material Manipulável No Ensino Das Operações Com Números Inteiros. Olhar de Professor, v. 18, n. 2, p. 268-281, 2015. PASSOS, C. L. B. Recursos didáticos na formação de professores de Matemática. VII Encontro Paulista De Educação Matemática: Matemática Na Escola: Conteúdos e Contextos. Anais... São Paulo, p. 01-11, 2004. PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. (Org) O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, p. 77-92, 2012. PASSOS, Ederson de Oliveira. Jogo do vai e vem: adição e subtração de números inteiros. Portal do Professor, 2013. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49849. Acesso em :18 de junho 2020. PONTES, Mercia de Oliveira. Obstáculos superados pelos matemáticos no passado e vivenciados pelos alunos na atualidade: a polêmica multiplicação de números inteiros. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010. POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. REEVE, J.; BOLT, E.; CAI, Y. Autonomy-supportive teachers: how they teach and motivate students. Journal of Educational Psychology, 91, 1991, p. 537-548. RÊGO, Rômulo Marinho; RÊGO, Rogéria Gaudencio. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática. In: LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, p. 39-56, 2012. 132 RIBEIRO, Filomena. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. Profforma, v. 3, p. 1-5, 2011. SÁ, P. F.; ANJOS, L. J. S. Números negativos: Uma trajetória histórica. Anais do 9º Seminário Nacional de História da Matemática. Aracaju, 2011. SANTELLI, Luciana. Ensino-aprendizagem das operações com números inteiros por meio de resolução de problemas, de jogos e de mídias tecnológicas. Paraná, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_mat_pdp_luciana_santelli.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2020. SCHMITT, Tânia. Vermelhos e Azuis- Trabalhando com números inteiros e expressões lineares. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife/PB, 2004. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/MC15234231100.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2020. SILVEIRA, Priscila Ferreira. Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017. SOARES, Pércio José. O jogo como recurso didático na apropriação dos números inteiros: uma experiência de sucesso. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática). PUC/SP. São Paulo, 2008. TAPIA, Jesus Alonso. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. Tradução Sandra Garcia. São Paulo: Loyola, 1999. TORRE, J.C. Contexto, motivação e aprendizagem. In: TAPIA, Jesus Alonso. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. Tradução Sandra Garcia. São Paulo: Loyola, 1999. TURRIONI, Ana Maria Silveira; PEREZ, Geraldo. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, p. 57-76, 2012. ZENORINI, Rita da Penha Campos; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Teorias de Metas de Realização. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (Orgs) Motivação para Aprender. Petrópolis: Editora vozes, 2010, p. 99-125por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70651/2020%20-%20Andressa%20Alves%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5966
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-09-06T12:25:15Z No. of bitstreams: 1 2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira.pdf: 2287383 bytes, checksum: db897a16a7fdc612ebc99784137d913e (MD5)eng
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-09-06T12:25:15Z No. of bitstreams: 1 2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira.pdf: 2287383 bytes, checksum: db897a16a7fdc612ebc99784137d913e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T12:25:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira.pdf: 2287383 bytes, checksum: db897a16a7fdc612ebc99784137d913e (MD5) Previous issue date: 2020-08-21eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T12:25:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira.pdf: 2287383 bytes, checksum: db897a16a7fdc612ebc99784137d913e (MD5) Previous issue date: 2020-08-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira.pdf2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.