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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Andressa Alves Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-21 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Andressa Alves Gonçalves de. Motivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15527 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como principal foco analisar se o uso de materiais manipuláveis motiva e auxilia no aprendizado de Números Inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Abordar essa metodologia justifica-se porque os alunos costumam apresentar muitas dificuldades quando começam a fazer cálculos envolvendo Números Inteiros e consequentemente os erros sucessivos os levam a ficarem desmotivados. Para entender melhor os conceitos que serão abordados nesta pesquisa e as dificuldades encontradas por professores e alunos no que se refere aos Números Inteiros, será apresentado ao leitor um capítulo sobre motivação, um capítulo sobre Números Inteiros e um capítulo sobre materiais manipuláveis, além da metodologia utilizada bem como a análise dos dados obtidos. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, a partir da coleta de dados por meio de uma pesquisa experimental com 60 alunos de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. Para analisar se houve algum impacto na motivação dos alunos, foi aplicado um questionário motivacional antes e depois das atividades com os materiais manipuláveis. Para analisar se houve uma melhora no aprendizado dos alunos em relação aos Números Inteiros, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste. Os alunos realizaram as atividades com quatro opções diferentes de materiais manipuláveis. Com o levantamento das informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a sequência didática elaborada pela pesquisadora, que utilizou materiais manipuláveis, possibilitou um ganho de motivação e auxílio aos alunos no aprendizado de Números Inteiros | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Números inteiros | por |
dc.subject | Materiais manipuláveis | por |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Integer numbers | eng |
dc.subject | Manipulable materials | eng |
dc.title | Motivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Motivating the learning of whole numbers through manipulative materials: an experience in the seventh year of elementary school | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present study’s main focus is to analyze if the use of manipulable materials motivates and helps the learning of Whole Numbers in a 7th grade Elementary School class. This approach is justified because students tend to have difficulties when starting to make calculations involving whole numbers. Consequently, the succession of errors lead students to become unmotivated. To better understand the concepts that will be addressed in this research, and the difficulties encountered by teachers and students with regard to Whole Numbers, the reader will be introduced to a chapter on motivation, a chapter on Whole Numbers, and a chapter on manipulable materials, in addition to the methodology used, and the analysis of the data acquired. The present study consists of a quantitative and qualitative approach based on data collection through an experiment with 60 students from a Municipal School in Rio de Janeiro. To understand whether there was any impact on the students' motivation, a motivational questionnaire was applied before and after the activities using manipulable materials. To analyze whether there was an improvement in the student’s learning in relation to Whole Numbers, a pre-test and a post-test were also applied. For this research students participated in activities using four different options of manipulable materials. With the survey of data throughout the research and the analysis of the information gathered, it is possible to conclude that the teaching techniques using manipulable materials, developed by the researcher, indeed motivated and helped students in the learning of Whole Numbers | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.advisor1ID | 646.919.007-30 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8084-7126 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Barbosa, Aline Mauricio | |
dc.contributor.advisor-co1ID | 087.080.467-78 | por |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-3926-8648 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3478764638469476 | por |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.referee1ID | 646.919.007-30 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8084-7126 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Douglas Monsôres de Melo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8339690725325820 | por |
dc.contributor.referee3 | Motta, Carlos Eduardo Mathias | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-7949-2324 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1708787934042772 | por |
dc.creator.ID | 114.818.357-42 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0929276448687707 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, Leandro S.; GUISANDE, Maria Adelina. Atribuições causais na explicação da aprendizagem escolar. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação para Aprender. Petrópolis: Editora vozes, 2010, p. 145-166 ALMIRO, João. Materiais manipuláveis e tecnologia na aula de Matemática. Consultado em maio, v. 28, p. 2009, 2004. ANJOS, Marta Figueiredo dos. A difícil aceitação dos números negativos: um estudo da teoria dos números de Peter Barlow (1776-1862). Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2008. BORUCHOVITCH, Evely e BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno. Petrópolis: Editora vozes, 2009. BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação para Aprender. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. BORUCHOVITCH, Evely; DA COSTA, Elis Regina. O impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação dos alunos. 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dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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