Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15531
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Luis Antonio | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-30 | |
dc.identifier.citation | Cardoso, Luis Antonio. Análise e sugestões de atividades relacionadas a demonstrações matemáticas para desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo em sala de aula. 2014. [50 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15531 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo sobre demonstrações, provas e argumentações matemáticas na Educação Básica. Procura verificar as indicações dos PCN relacionadas ao tema e entender e diferenciar prova, argumentação e demonstração segundo autores como Balacheff, Lilian Nasser, Lúcia Tinoco e Duval. É também o resultado de uma pesquisa de campo realizada com alunos do final do Ensino Fundamental e do início do Ensino Médio, para avaliar quantitativamente, o nível de conhecimento em escrita argumentativa e demonstrativa. Também propomos algumas demonstrações importantes que consideramos imprescindíveis à Educação Básica. Como resultado observou-se que os PCN indicam, mas não prescrevem o ensino de demonstrações nos Ensinos Fundamental e Médio e os alunos que participaram das atividades têm dificuldades no processo argumentativo e demonstrativo ficando, em média, no mesmo patamar de nível de conhecimento matemático dos alunos participantes da Prova Brasil e da OBMEP | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | demonstração | por |
dc.subject | argumentação | por |
dc.subject | ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | demonstration | eng |
dc.subject | arguments | eng |
dc.subject | teaching and learning | eng |
dc.title | Análise e sugestões de atividades relacionadas a demonstrações matemáticas para desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo em sala de aula | por |
dc.title.alternative | analysis and suggestions for activities related to mathematical statements for development of logical-deductive reasoning in the classroom | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work is a study of statements, evidence and mathematical arguments in Basic Education. It searches to verify the indications of NCP related to the theme, understand and differentiate evidence, argument and demonstration according to authors as Balacheff, Lilian Nasser, Lucia Tinoco and Duval. It is also the result of a field research with students at the end of elementary school and early high school, to quantitatively assess the level of knowledge in argumentative and demonstrative writing. We also propose some important statements that we consider essential for the Basic Education. Results revealed that the NCP indicate, but do not prescribe teaching demonstrations in primary and secondary education and the students who participated in the activities had difficulties in getting argumentative and demonstrative process, on average, the same mathematical knowledge extent in the level of the students who took part in Prova Brazil and OBMEP | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Pedro Carlos | |
dc.contributor.advisor1ID | 56836120715 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2097222516450760 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Orlando dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Paulo Jorge Magalhães | |
dc.creator.ID | 06991495760 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2979692669171730 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, PR, 18 a 21 de julho de 2013. ARSAC, G. L'origine de la dèmonstration: essai d'Èpistémologie didactique. Recherches en Didatique des Mathémtiques, V. 8, n.3, p. 267-312, 1987. Disponível em: <http://rdm.penseesauvage.com>. Acesso em 23 de julho de 2014. BALACHEFF, Nicolas. Preuve et démonstrations em mathemátiques au collège. Recherches em Didactique dês Matémathiques, Genoble, v. 3, n 3, p. 261-304, 1982. Disponível em <http://www.noe-kaleidoscope.org>. Acesso em 11 de junho de 2014. BALACHEFF, Nicolas. Processus de preuve et situations de validation. Educational Studies em Mathematics, Vol. 18, n 2, p. 147-176, 1987. Disponível em: <http://cimm.ucr.ac.cr>. Acesso em 11 de junho de 2014. BOAVIDA, Ana Maria Roque. A argumentação em Matemática: Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração. Tese de doutorado. Universidade de Lisboa 2005. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt>. Acesso em 10 de junho de 2014. BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília (1998). DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar, 9: Geometria Plana. 7ª Ed. Editora Atual, São Paulo. 1993. DUVAL, R. Régistres de répresentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensèe. Annales de Didatique et des Sciences Cognitives, vol. V, p. 35-68, IREM de Strasbourg, 1993. Disponível em <https://archive.org> Acesso em 10 de junho de 2014. GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J. R; GIOVANNI Jr., J. R. Matemática Completa: ensino médio, volume único. Editora FTD. São Paulo. 2002. 49 GOUVÊA, Filomena Aparecida Teixeira. Aprendendo e ensinando geometria com a demonstração: uma contribuição para a prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. PUC. São Paulo. 1998. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacaomatematica> Acesso em 20 de março de 2014. HEINZE, A. et. AL. Strategies to Foster estudents’ competencies in constructing multi-steps geometric proofs: twaching experiments in Taiwan and Germany. In: ZDM Mathematics Education, Heidelberg: Springer Berlin, v 40, n 3, p. 443-453, 2008. Disponível em: <http://www.researchgate.net>. Acesso em 02 de Maio de 2014. IEZZI, Gelson. DOLCE, Oswaldo. Matemática e Realidade, 9º ano. 6ª edição. Ed. Atual. São Paulo, 2009. LAKATOS, I. A logíca do descobrimento matemático - provas e refutações, Rio de Janeiro: Zahar, 1976. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, EPU, 1986. LUFT, Lya. Sem esforço e sem exemplo. Revista Veja, no 2342, p. 26, 9 out. São Paulo 2013. NASSER, Lilian; TINOCO, Lucia A. A. Argumentação e provas no ensino da matemática. 2 ed, Rio de Janeiro: UFRJ/Projeto Fundão, 2003. OLÉRON, P. L’ argumentation. Paris: Presses Universitaires de France. 2001. Disponível em: <http://is.muni.cz>. Acesso em 08 de agosto de 2014. PERELMAN, Chaïm. (1977a) Argumentação. In: Enciclopédia Einaudi. vol. 11. Imprensa nacional – casa da moeda, Lisboa, 1987, pp.234-265. [1ª publicação: Argomentazione. In: Enciclopedia Einaudi, vol.I, 1977, pp.791-823]. 50 PIETROPAOLO, R. C. “(Re)significar a demonstração nos currículos da educação básica e da formação de professores de Matemática”. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Pointifícia Universidade Católica de São Paulo. 2005. Disponível em: <htpp://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado>. Acesso em 02 de maio de 2014. SADDO, Almoloud; FERREIRA DA SILVA, Maria José; FUSCO, Cristiana Abud da Silva. RPEM- Revista Paranaense de Educação Matemática, n. 1, jul-dez 2012. SADDO, Almouloud. Prova e demonstração em matemática: problemática de seus processos de ensino e aprendizagem; PUC. São Paulo. GT: Educação Matemática, n.19. 2010. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo.../docs_30/prova.pdf>. Acesso em 06 de julho de 2014 | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/11153/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16738/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/23060/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29440/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35816/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42214/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48594/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/55044/2014%20-%20Luis%20Antonio%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3015 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-10-30T12:20:24Z No. of bitstreams: 1 2014 - Luis Antonio Cardoso.pdf: 1722241 bytes, checksum: 77c333ef739a96d024490cca19202d44 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-30T12:20:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Luis Antonio Cardoso.pdf: 1722241 bytes, checksum: 77c333ef739a96d024490cca19202d44 (MD5) Previous issue date: 2014-08-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Luis Antonio Cardoso.pdf | Luis Antonio Cardoso | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.