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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise e sugestões de atividades relacionadas a demonstrações matemáticas para desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo em sala de aula
Título(s) alternativo(s): analysis and suggestions for activities related to mathematical statements for development of logical-deductive reasoning in the classroom
Autor(es): Cardoso, Luis Antonio
Orientador(a): Pereira, Pedro Carlos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Palavras-chave: demonstração;argumentação;ensino-aprendizagem;demonstration;arguments;teaching and learning
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 30-Ago-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: Cardoso, Luis Antonio. Análise e sugestões de atividades relacionadas a demonstrações matemáticas para desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo em sala de aula. 2014. [50 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre demonstrações, provas e argumentações matemáticas na Educação Básica. Procura verificar as indicações dos PCN relacionadas ao tema e entender e diferenciar prova, argumentação e demonstração segundo autores como Balacheff, Lilian Nasser, Lúcia Tinoco e Duval. É também o resultado de uma pesquisa de campo realizada com alunos do final do Ensino Fundamental e do início do Ensino Médio, para avaliar quantitativamente, o nível de conhecimento em escrita argumentativa e demonstrativa. Também propomos algumas demonstrações importantes que consideramos imprescindíveis à Educação Básica. Como resultado observou-se que os PCN indicam, mas não prescrevem o ensino de demonstrações nos Ensinos Fundamental e Médio e os alunos que participaram das atividades têm dificuldades no processo argumentativo e demonstrativo ficando, em média, no mesmo patamar de nível de conhecimento matemático dos alunos participantes da Prova Brasil e da OBMEP
Abstract: This work is a study of statements, evidence and mathematical arguments in Basic Education. It searches to verify the indications of NCP related to the theme, understand and differentiate evidence, argument and demonstration according to authors as Balacheff, Lilian Nasser, Lucia Tinoco and Duval. It is also the result of a field research with students at the end of elementary school and early high school, to quantitatively assess the level of knowledge in argumentative and demonstrative writing. We also propose some important statements that we consider essential for the Basic Education. Results revealed that the NCP indicate, but do not prescribe teaching demonstrations in primary and secondary education and the students who participated in the activities had difficulties in getting argumentative and demonstrative process, on average, the same mathematical knowledge extent in the level of the students who took part in Prova Brazil and OBMEP
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15531
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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