Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15534
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais
Other Titles: Teaching mathematics to deaf students with visual tolls
Authors: Arroio, Richard dos Santos
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Yukizaki, Suemy
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Adilson
Quarto membro da banca: Pereira, Alex Farah
Keywords: Aprendizado matemático;Surdez;Ensino;learning of mathematics;Deafness;Teach
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 25-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: ARROIO, Richard dos Santos. Ensino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais. 2013. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem diferente no ensino de matemática para alunos surdos. Serão utilizados recursos visuais e tecnológicos para promover uma maior interação do aluno com o processo de aprendizagem e consequentemente melhorar a aprendizagem da matemática. No primeiro momento é abordado o que é surdez, a identificação da cultura surda e sua história, assim como as principais características do aprendizado matemático dos alunos surdos. Num segundo momento descreveremos passo a passo como foi desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula com essa abordagem. Por fim apresentaremos as conclusões, o que funcionou bem e o que foi necessário mudar para ter um melhor proveito.
Abstract: This paper aims to present a different approach in teaching mathematics to deaf students. Will use visual and technological tools to promote greater student interaction with the learning process and consequently improve the learning of mathematics. At first is discussed what is deafness, the identification of deaf culture and history, as well as them a in features of mathematical learning of deaf students. In a second moment we describe step by step how was the development work done in the classroom with this approach. Finally we present the conclusions, which worked well and what may need to change was to have a better advantage.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15534
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Richard dos Santos Arroio.pdf2013 - Richard dos Santos Arroio2.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.