Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Magno de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:10Z-
dc.date.issued2013-04-10
dc.identifier.citationSILVA, Magno de Oliveira. Uso de recursos computacionais no processo de ensino e aprendizado na teoria de polinômios na educação básica. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15535-
dc.description.abstractEste trabalho estuda as ações e resultados que envolvem o ensino de polinômios com o auxílio de recursos computacionais para alunos do 3º ano do ensino médio. A metodologia fundamenta-se numa perspectiva construtivista com enfoque no uso de recursos computacionais de modo interacionista. Primeiro, analisa-se o uso de novas tecnologias na educação básica com especial atenção aos vídeos e o software GeoGebra. Segundo, analisa-se interpretativamente as ações tomadas num estudo de caso em episódios de ensino, transcritos e registrados pelos alunos como atividade de avaliação. Para a elaboração das atividades considerou-se como usar os vídeos e o GeoGebra para a construção do conhecimento e, para a análise interpretativa, avaliar como as habilidades e competências no estudo de polinômios eram adquiridas. Da consideração dos episódios, ficou evidenciado que com o auxilio de recursos computacionais é possível avançar muito no estudo de polinômios, incluindo derivar e determinar a equação da reta tangente de um polinômio.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectrecursos computacionaispor
dc.subjectpolinômiospor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectcomputational meanseng
dc.subjectpolynomialseng
dc.titleUso de recursos computacionais no processo de ensino e aprendizado na teoria de polinômios na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper studies the actions and the results from polynomials teaching through computational tools in the last year of secondary school. The methodology is based on a constructivist perspective, focusing on computational tools used in an interactionist way. Firstly, we analyse the usage of new technologies in education, giving special attention to videos and to the software GeoGebra. Secondly, we analyse the actions taken in teaching episodes, as part of a case study, which were transcribed and registered by the students as an evaluation activity. Preparing the activities, we considered how to use videos and GeoGebra in the construction of knowledge and, for interpretative analysis, evaluating how the abilities and skills were acquired in polynomials studies. By the episodes, it was made evident that, through using computational tools, it is possible to go farther as we study polynomials, including deriving and determining the equation of a tangent line to a polynomial.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Maurício
dc.contributor.referee2Mafra, Albetã Costa
dc.creator.ID055.064.527-64por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016384828550742por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12218/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16794/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23084/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29466/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35850/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42262/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48666/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55094/2013%20-%20Magno%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3234
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-01-15T14:05:17Z No. of bitstreams: 1 2013 - Magno de Oliveira Silva.pdf: 1619300 bytes, checksum: 942d2881315282dd88c70a69944d491d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-15T14:05:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Magno de Oliveira Silva.pdf: 1619300 bytes, checksum: 942d2881315282dd88c70a69944d491d (MD5) Previous issue date: 2013-04-10eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Magno de Oliveira Silva.pdfDocumento principal1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.