Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15535
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso de recursos computacionais no processo de ensino e aprendizado na teoria de polinômios na educação básica |
Autor: | Silva, Magno de Oliveira |
Orientador(a): | Pereira, André Luiz Martins |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Aline Maurício |
Segundo membro da banca: | Mafra, Albetã Costa |
Palabras clave: | Ensino de matemática;recursos computacionais;polinômios;Mathematics teaching;computational means;polynomials |
Área(s) do CNPq: | Matemática Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 10-abr-2013 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | SILVA, Magno de Oliveira. Uso de recursos computacionais no processo de ensino e aprendizado na teoria de polinômios na educação básica. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Resumen: | Este trabalho estuda as ações e resultados que envolvem o ensino de polinômios com o auxílio de recursos computacionais para alunos do 3º ano do ensino médio. A metodologia fundamenta-se numa perspectiva construtivista com enfoque no uso de recursos computacionais de modo interacionista. Primeiro, analisa-se o uso de novas tecnologias na educação básica com especial atenção aos vídeos e o software GeoGebra. Segundo, analisa-se interpretativamente as ações tomadas num estudo de caso em episódios de ensino, transcritos e registrados pelos alunos como atividade de avaliação. Para a elaboração das atividades considerou-se como usar os vídeos e o GeoGebra para a construção do conhecimento e, para a análise interpretativa, avaliar como as habilidades e competências no estudo de polinômios eram adquiridas. Da consideração dos episódios, ficou evidenciado que com o auxilio de recursos computacionais é possível avançar muito no estudo de polinômios, incluindo derivar e determinar a equação da reta tangente de um polinômio. |
Abstract: | This paper studies the actions and the results from polynomials teaching through computational tools in the last year of secondary school. The methodology is based on a constructivist perspective, focusing on computational tools used in an interactionist way. Firstly, we analyse the usage of new technologies in education, giving special attention to videos and to the software GeoGebra. Secondly, we analyse the actions taken in teaching episodes, as part of a case study, which were transcribed and registered by the students as an evaluation activity. Preparing the activities, we considered how to use videos and GeoGebra in the construction of knowledge and, for interpretative analysis, evaluating how the abilities and skills were acquired in polynomials studies. By the episodes, it was made evident that, through using computational tools, it is possible to go farther as we study polynomials, including deriving and determining the equation of a tangent line to a polynomial. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15535 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 - Magno de Oliveira Silva.pdf | Documento principal | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.