Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Alan Marcelo Oliveira da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:13Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:13Z-
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.citationSILVA, Alan Marcelo Oliveira da. Grafos: uma experiência no ensino fundamental. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15541-
dc.description.abstractO trabalho em foco tem como objetivo descrever, através de um estudo de caso, uma experiência com Grafos no Ensino Fundamental do Colégio Fernando Costa da rede particular de ensino, localizado em Seropédica, Rio de Janeiro. Ao longo de 8 aulas de 50 minutos cada, foram introduzidos conceitos básicos de Grafos. Foram aplicados dois testes semelhantes: um antes das aulas, com o intuito de verificar como os alunos resolveriam questões utilizando as técnicas de sua ementa tradicional e outro depois, usando o que aprenderam sobre Grafos. As questões envolvem temas simples, relacionados ao cotidiano dos alunos. Um questionário foi aplicado no final com o objetivo de verificar se da forma em que o tema foi trabalhado despertou a motivação e o interesse maior pelo estudo da Matemática. Através da análise dos resultados, observou-se uma evolução satisfatória em relação à aprendizagem dos conceitos trabalhados comparados ao método tradicional no grupo de alunos participantes da pesquisa atendendo os objetivos esperados da pesquisapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria dos Grafospor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectMatemática Discretapor
dc.subjectGraph Theoryeng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subjectDiscrete Mathematicseng
dc.titleGrafos: uma experiência no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeGraphs: an experiment in elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe work focus aims to describe, through a case study, an experiment with Graphs in Elementary Education of the College Fernando Coast particular school system, located in Seropédica, Rio de Janeiro. Over 8 lessons of 50 minutes each, were introduced basics of Graphs. Two similar tests were applied: one before school, in order to verify how students solve issues using the techniques of its traditional menu and then another, using what they learned about graphs. The questions involve simple topics related to the daily lives of students. A questionnaire was administered at the end in order to check whether the way in which the theme was worked aroused motivation and greater interest in the study of mathematics. By analyzing the results, there was satisfactory progress toward learning the concepts worked compared to the traditional method, the group of students participating research meeting the objectives expected from the researcheng
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.advisor1ID05367076777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID01316374793por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, vol. 3. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SMET), Brasília, 1998. COSTA, P. P. Teoria dos Grafose suas Aplicações. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2011. Disponível em: < http://www.rc.unesp.br/tmelo/diss-polyanna.pdf>. Acesso em: 14 Jan. 2015, 21:28:20. MUNIZ JUNIOR, I. Encontrando, Minimizando e Planejando Percursos: Uma Introdução à Teoria dos Grafosno Ensino Médio. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em : <http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp083547.pdf>. Acesso em: 14 Jan. 2015, 21:48:41. BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS BOAVENTURA NETTO, P. O. Grafos: Teoria, Modelos, Algoritmos. 2. ed. Rio de Janeiro: Blucher, 2001. 405p. BONDY, J. A.; MURTY, U. S. R. Graphy Teory with Applications. Elsevier Science Publishing Co., Inc. 1976. BRIA, J. Grafos no Ensino Fundamental e Médio: Matemática, Interdisciplinaridade e Realidade. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Rio de Janeiro, 2001. LIMA, E. L. Alguns problemas clássicos sobre Grafos. Revista do professor de Matemática, n. 12. São Paulo: SBM, 1988. MALTA, G. H. S. Grafos no Ensino Médio: Uma Inserção Possível. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Em Ensino de Matemática, Porto Alegre, 2008. Disponível 73 em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14829/000668628.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 Jan. 2015, 21:40:32 PEZETA, J. P. Resolução de Problemas em contexto de Ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino da Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16552> Acesso em: 14 Jan. 2015, 21:56:29.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14000/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16892/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23206/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29582/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35956/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42352/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48734/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55184/2015%20-%20Alan%20Marcelo%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3107
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-22T12:39:42Z No. of bitstreams: 1 2015 - Alan Marcelo Oliveira da Silva.pdf: 15808633 bytes, checksum: d71bef8493375e4960320457d24b46c0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T12:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Alan Marcelo Oliveira da Silva.pdf: 15808633 bytes, checksum: d71bef8493375e4960320457d24b46c0 (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Alan Marcelo Oliveira da Silva.pdf15.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.