Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15541
Tipo do documento: Dissertação
Título: Grafos: uma experiência no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Graphs: an experiment in elementary education
Autor(es): Silva, Alan Marcelo Oliveira da
Orientador(a): Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Palavras-chave: Teoria dos Grafos;Ensino Fundamental;Matemática Discreta;Graph Theory;Elementary Education;Discrete Mathematics
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Alan Marcelo Oliveira da. Grafos: uma experiência no ensino fundamental. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Resumo: O trabalho em foco tem como objetivo descrever, através de um estudo de caso, uma experiência com Grafos no Ensino Fundamental do Colégio Fernando Costa da rede particular de ensino, localizado em Seropédica, Rio de Janeiro. Ao longo de 8 aulas de 50 minutos cada, foram introduzidos conceitos básicos de Grafos. Foram aplicados dois testes semelhantes: um antes das aulas, com o intuito de verificar como os alunos resolveriam questões utilizando as técnicas de sua ementa tradicional e outro depois, usando o que aprenderam sobre Grafos. As questões envolvem temas simples, relacionados ao cotidiano dos alunos. Um questionário foi aplicado no final com o objetivo de verificar se da forma em que o tema foi trabalhado despertou a motivação e o interesse maior pelo estudo da Matemática. Através da análise dos resultados, observou-se uma evolução satisfatória em relação à aprendizagem dos conceitos trabalhados comparados ao método tradicional no grupo de alunos participantes da pesquisa atendendo os objetivos esperados da pesquisa
Abstract: The work focus aims to describe, through a case study, an experiment with Graphs in Elementary Education of the College Fernando Coast particular school system, located in Seropédica, Rio de Janeiro. Over 8 lessons of 50 minutes each, were introduced basics of Graphs. Two similar tests were applied: one before school, in order to verify how students solve issues using the techniques of its traditional menu and then another, using what they learned about graphs. The questions involve simple topics related to the daily lives of students. A questionnaire was administered at the end in order to check whether the way in which the theme was worked aroused motivation and greater interest in the study of mathematics. By analyzing the results, there was satisfactory progress toward learning the concepts worked compared to the traditional method, the group of students participating research meeting the objectives expected from the research
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15541
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Alan Marcelo Oliveira da Silva.pdf15.44 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.