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dc.contributor.authorPaula, Teófilo Oliveira de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:18Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:18Z-
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationPAULA, Teófilo Oliveira de. O ensino de geometria analítica com o uso do GeoGebra. 2013. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15552-
dc.description.abstractEsse trabalho faz um estudo sobre as deficiências do ensino de Geometria no Brasil, na educação básica, tendo como foco a Geometria Analítica. Mostra como os recursos tecnológicos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem e, portanto, devem ser utilizados na prática docente. Traz também algumas propostas de atividades que podem ser feitas com o uso do software GeoGebra e um estudo piloto de algumas atividades propostas, mostrando a eficiência do uso da tecnologia na aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria Analíticapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectAnalytic Geometryeng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subjectleaningeng
dc.titleO ensino de Geometria Analítica com o uso do GeoGebrapor
dc.title.alternativeThe teaching of Analytic Geometry by using the GeoGebra.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper is a study about the Geometry teaching’s deficiencies in Brazil, in elementary education, having focused on the Analytic Geometry. It shows the way the technologic resources can contribute on the teaching and learning process, and therefore they should be based on teaching practice. It also brings ways of using activities that could be used by software GeoGebra, and also brings one pilot study of some activities showing the efficiency of the use of technology in process of learning.eng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.advisor1ID087.080.467-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.referee1Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee2Motta, Carlos Eduardo Mathias
dc.creator.ID032.831.537-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8334926535863463por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMOULOUD, S. A. et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.27, p. 94-108, set./dez. 2004. ARENDT, R. J. J. Construtivismo ou Construcionismo? Contribuições desde debate para psicologia social. Estudos de Psicologia, Natal, v. 8, n. 1, p. 5-13, 2003. BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. 8 ed. São Paulo: Blücher, 1996. p. 4-5. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Matemática 3º e 4º ciclos. Brasília, DF: MEC, SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 3. Brasília, DF: MEC, PCNEM, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002. CAMACHO, R. C. S. Síntese crítica ao livro de Seymour Papert “A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática”. Universidade da Madeira, Funchal, 2010. DUARTE, A. R. S., SILVA, M. C. L. Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de Geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 87-93, jan./jun. 2006. GEOGEGRA. Software gratuito para o ensino e aprendizagem da matemática. Produced by M. Hohenwarter. Disponível em: < http://www.geogebra.org/cms/pt_BR>. Acesso em 31 mar. 2013. GLADCHEFF, A. P.; ZUFFI, E. M.; SILVA, D. M. Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 21., 2001, Fortaleza. Anais... Fortaleza: WIE, 2001. LEIVAS, J. C. P. O Ensino Atual de Geometria: Concepções e Tendências. ACTA SCIENTIAE, Canoas, v. 4, n. 1, p. 43-46, jan./jun. 2002. PAVANELLO, R. M. O. Abandono do Ensino de Geometria no Brasil: uma visão histórica. Campinas: UNICAMP, 1989. RICHIT, A. Projetos em Geometria Analítica usando software de geometria dinâmica: repensando a formação inicial docente em Matemática. Rio Claro: UNESP, 2005. ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: Realidade e Possibilidades. Portal Educacional do Estado do Paraná, 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf>. Acesso em 24 Mar. 2013. SANTOS, R. S. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações no software GrafEq. Porto Alegre: UFRS, 2008 SILVA, M. C. L.; OLIVEIRA, M. C. A. O ensino de geometria durante o movimento da matemática moderna no Brasil: análise do arquivo pessoal de Sylvio Nepomuceno. In: Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 6.,2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: PUC-SP, 2006. p. 4152-4160.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62057/2013%20-%20Te%c3%b3filo%20Oliviera%20de%20Paula.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3917
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-21T21:53:50Z No. of bitstreams: 1 2013 - Teófilo Oliviera de Paula.pdf: 3492983 bytes, checksum: ca8fca57a71b4675ccc5da51498f5a1f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-21T21:53:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Teófilo Oliviera de Paula.pdf: 3492983 bytes, checksum: ca8fca57a71b4675ccc5da51498f5a1f (MD5) Previous issue date: 2013-04-15eng
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