Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLucena, Rubens Brás de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:18Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:18Z-
dc.date.issued2020-09-15
dc.identifier.citationLUCENA, Rubens Brás de. A criptografia como uma ferramenta para o ensino da Matemática no ensino médio. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15554-
dc.description.abstractO presente trabalho é pautado na investigação da influência que o uso da criptografia causa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. A criptografia traz consigo temas relevantes para dar significado aos conceitos matemáticos estudados no ensino médio, fazendo conexões com conteúdos de séries anteriores e abordando pré-requisitos que são fundamentais para diminuir as dificuldades dos mesmos frente às avaliações internas e externas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo verificar os avanços em relação aos conteúdos de matrizes e teoria dos números tratados com a turma. A pesquisa foi desenvolvida com 25 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na cidade de Japeri - RJ e dividida em sete aulas de cinquenta minutos cada. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre o desenvolvimento da criptografia, desde sua origem até o sistema RSA, e os fundamentos matemáticos básicos necessários para compreender os processos criptográficos propostos. Em seguida são aplicadas três atividades com a turma dividida em grupos com o objetivo de criptografar e descriptografar mensagens. Com base nos resultados obtidos por comparação das notas dos alunos em avaliações internas e externas, aplicadas antes e após a realização do trabalho, é possível observar uma melhora de rendimento da turma. O que demonstra que, de fato, a criptografia tem potencial para ser uma boa ferramenta para o ensino da matemática no ensino médio e que não é um conceito exclusivo de filmes de espionagem.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcriptografiapor
dc.subjectsistema RSApor
dc.subjectensino de matemáticapor
dc.subjectcryptographypor
dc.subjectRSA systempor
dc.subjectmathematics teachingpor
dc.titleA criptografia como uma ferramenta para o ensino da Matemática no ensino médiopor
dc.title.alternativeCryptography as a tool for teaching Mathematics in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe current study is based on the investigation of the influence that the use of cryptography causes in the teaching-learning process of high school students. Cryptography brings with it relevant themes to give meaning to the mathematical concepts studied in high school, making connections with content from previous grades and addressing prerequisites that are essential to reduce their difficulties in the face of internal and external evaluations. In this sense, this study aims to verify the advances in relation to the contents of matrices and number theory treated with the classes. The research was developed with 25 students of the last year of high school in a state school, located in the city of Japeri - RJ and divided into seven classes of fifty minutes each. Initially, a brief history of the development of cryptography is presented, from its origin to the RSA system, and the basic mathematical foundations necessary to understand the proposed cryptographic processes. Then, three activities were applied with the class divided into groups in order to encrypt and decrypt messages. Based on the results obtained by comparing students' grades in internal and external evaluations applied before and after the work is done, it is possible to observe an improvement in class performance. Which demonstrates that, in fact, cryptography has the potential to be a good educational tool for teaching mathematics in high school and that is not an exclusive concept of spy films.eng
dc.contributor.advisor1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.advisor1ID070.921.707-29por
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.referee2Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee3Santos, Cleber Haubrichs dos
dc.creator.ID044.154.577-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607478913157980por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBEZERRA, D. de J.; MALAGUTTI, P. L.; RODRIGUES, V. C. da S. Aprendendo Criptologia de forma Divertida. 1. ed. Rio de Janeiro, 2010. BOYER, C. B. História da Matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL.Ministério da Educação.Parâmetros Curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1997. BRASIL, Guia PNLD Literário 2018. Ministério da Educação. Brasília. 2018. COUTINHO, S. Números inteiros e criptografia RSA. 2 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2005. COUTINHO, S. Introdução à Criptografia I. In: Aritmética I, material de disciplina do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diego. Quadrante. 1 ed. São Paulo: SM, 2016. DANTE, Luiz Roberto. Matemática-Contexto Aplicações. 3 ed. São Paulo: Ática, 2017. DOMINGUES, H. H. Fundamentos de Aritmética. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009. EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas- SP: Editora Unicamp, 2004. GODINHO, D. S. Criptografia: a importância da álgebra linear para decifrá-la. revista iTEC, v.II, nº 2, 2011. HEFEZ, A. Aritmética. 1 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2014. (Coleção PROFMAT). HEFEZ, A. Aritmética. 2 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016. (Coleção PROFMAT). HEFEZ, A. Elementos de Aritmética. Sociedade Brasileira de Matemática, Textos Universitários, 2006. HEFEZ, A.; FERNANDEZ, C. Introdução à algebra linear. 2 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016. (Coleção PROFMAT). IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: Ciência e Aplicações. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2017. IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar, Vol. 1, 8 ed, São Paulo: Atual, 2004. LIMA, Elon Lages. Números e Funções Reais. Rio de Janeiro: SBM, 2013. NORMAN, D. A Europa em guerra (1939-1945). Lisboa: Edições 70, 2008. SANTOS, J. L. A arte de cifrar, criptografar, esconder e salvaguardar como fontes motivadoras para atividades de matemática básica. 2013. (Dissertação de Mestrado PROFMAT-UFBA). Salvador-BA SAUTOY, M. A Música dos números Primos: a história de um problema não resolvido na matemática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. SINGH, S. O livro dos códigos. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. SINGH, S. O livro dos códigos: A ciência do sigilo - do antigo Egito à criptografia quântica. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. SUTHERLAND, P. O desenvolvimento cognitivo actual. Lisboa: Instituto Piaget. TERADA, R. Criptografia e a importância das suas aplicações. Revista do professor de matemática, volume 12. SBM, 1988.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72266/2020%20-%20Rubens%20Br%c3%a1s%20de%20Lucena.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6348
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-18T23:41:09Z No. of bitstreams: 1 2020 - Rubens Brás de Lucena.pdf: 3002864 bytes, checksum: aa22e998738655e0e8a81e93066d3a96 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-18T23:41:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Rubens Brás de Lucena.pdf: 3002864 bytes, checksum: aa22e998738655e0e8a81e93066d3a96 (MD5) Previous issue date: 2020-09-15eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Rubens Brás de Lucena.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.