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dc.contributor.authorRicardo, Robson
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:19Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:19Z-
dc.date.issued2020-10-23
dc.identifier.citationRICARDO, Robson. O uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta motivacional no ensino da Matemática. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15556-
dc.description.abstractO Role-playing Game (RPG), é um jogo que se popularizou na década de 1980. Ele consiste na representação de personagens em que os jogadores interagem entre si com elementos dentro de um cenário e história construídos e arbitrados por um narrador/mestre, que tem por base um sistema de regras pré-existente. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo principal vislumbrar a opinião de alunos do 8º ano de uma escola municipal de Queimados no Rio de Janeiro, em relação a aulas de Matemática que utilizaram o RPG como ferramenta de cálculos de probabilidade. Inicialmente foram desenvolvidos previamente um cenário e roteiro específicos exclusivamente para a pesquisa, assim como um sistema de regras já existente adaptado para esse mesmo fim. Para a aplicação, a turma foi dividida em dois grupos, um que participou das aulas tradicionais e o outro das aulas usando o RPG. Os resultados indicaram que através do RPG os alunos sentiram-se mais mobilizados para tentar superar os desafios propostos dentro do jogo, oriundos da intersecção entre o RPG e probabilidade. Além disso, houve grande aceitação do jogo e os alunos tiveram a percepção de que seriam capazes de aprender melhor Matemática e também outras disciplinas através do RPG.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRPGpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectProbabilityeng
dc.titleO uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta motivacional no ensino da Matemáticapor
dc.title.alternativeThe use of Role-Playing Game (RPG) as a motivational tool in the teaching of Mathematicaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherRole-Playing Game (RPG) is a game that became popular in the 1980s. It consists of the representation of characters in which players interact with each other and with elements within a scenario and history constructed and arbitrated by a narrator / master, whose aim is based on a pre-existing rules system. In this sense, this research had as main objective to glimpse the opinion of 8th grade students of a municipal school in Queimados in Rio de Janeiro, in relation to Mathematics classes that used RPG as a tool for calculating probability. Initially, a specific scenario and roadmap was developed exclusively for research and an existing rules system adapted for the same purpose. For one application, the class was divided into two groups, one that participated in traditional classes and the other in classes using RPG. The results indicated that through RPG students felt more mobilized to try to overcome the challenges proposed within the game, arising from the intersection between RPG and probability. In addition, there was great acceptance of the game and the students had the perception that they would be able to learn better Mathematics and also other subjects through RPG.eng
dc.contributor.advisor1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.advisor1ID070.921.707-29por
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.referee2Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee3Rosa, Maurício
dc.creator.ID033.412.767-00por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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