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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta motivacional no ensino da Matemática
Otros títulos: The use of Role-Playing Game (RPG) as a motivational tool in the teaching of Mathematical
Autor: Ricardo, Robson
Orientador(a): Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Primeiro membro da banca: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Segundo membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Rosa, Maurício
Palabras clave: RPG;Matemática;Probabilidade;Mathematics;Probability
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-oct-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: RICARDO, Robson. O uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta motivacional no ensino da Matemática. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumen: O Role-playing Game (RPG), é um jogo que se popularizou na década de 1980. Ele consiste na representação de personagens em que os jogadores interagem entre si com elementos dentro de um cenário e história construídos e arbitrados por um narrador/mestre, que tem por base um sistema de regras pré-existente. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo principal vislumbrar a opinião de alunos do 8º ano de uma escola municipal de Queimados no Rio de Janeiro, em relação a aulas de Matemática que utilizaram o RPG como ferramenta de cálculos de probabilidade. Inicialmente foram desenvolvidos previamente um cenário e roteiro específicos exclusivamente para a pesquisa, assim como um sistema de regras já existente adaptado para esse mesmo fim. Para a aplicação, a turma foi dividida em dois grupos, um que participou das aulas tradicionais e o outro das aulas usando o RPG. Os resultados indicaram que através do RPG os alunos sentiram-se mais mobilizados para tentar superar os desafios propostos dentro do jogo, oriundos da intersecção entre o RPG e probabilidade. Além disso, houve grande aceitação do jogo e os alunos tiveram a percepção de que seriam capazes de aprender melhor Matemática e também outras disciplinas através do RPG.
Abstract: Role-Playing Game (RPG) is a game that became popular in the 1980s. It consists of the representation of characters in which players interact with each other and with elements within a scenario and history constructed and arbitrated by a narrator / master, whose aim is based on a pre-existing rules system. In this sense, this research had as main objective to glimpse the opinion of 8th grade students of a municipal school in Queimados in Rio de Janeiro, in relation to Mathematics classes that used RPG as a tool for calculating probability. Initially, a specific scenario and roadmap was developed exclusively for research and an existing rules system adapted for the same purpose. For one application, the class was divided into two groups, one that participated in traditional classes and the other in classes using RPG. The results indicated that through RPG students felt more mobilized to try to overcome the challenges proposed within the game, arising from the intersection between RPG and probability. In addition, there was great acceptance of the game and the students had the perception that they would be able to learn better Mathematics and also other subjects through RPG.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15556
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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