Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rangel, Alan Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-24 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Alan Nunes. A importância da língua materna no ensino da Matemática: uma análise intrínseca acerca dos significados da língua consoante ao conceito matemático para professores de Matemática na abordagem da multiplicação. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15557 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma abordagem pautada nos conceitos e propriedades pertinen-tes a multiplicação, bem como uma abordagem linguística para a introdução às tabuadas de multiplicação de 1 a 10 e com o objetivo de propor aos professores uma abordagem linguística acerca dos conceitos referentes à operação de multiplicação, assim como a reali-zação de tarefas para aprimorar propriedades desta operação utilizando a língua materna como base estrutural para a compreensão dos significados acondicionando-os aos conceitos de soma de parcelas iguais na tabuada. Intervir semanticamente na tabuada procurando Interseções entre a linguagem verbal e a linguagem de códigos, analisando criticamente as tabuadas ofertadas para os professores e estudantes propondo uma realocação dos fatores para que o número principal da tabuada tenha participação ativa na interpretação aditiva na procura de contexto linguístico adequado à vivencia cotidiana promovendo uma interação entre o que é aprendido e o que já é conhecido através das expressões usadas na comunicação pela língua materna. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua Materna | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Multiplicação | por |
dc.subject | Mother Tongue | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Multiplication | eng |
dc.title | A importância da língua materna no ensino da Matemática: uma análise intrínseca acerca dos significados da língua consoante ao conceito matemático para professores de Matemática na abordagem da multiplicação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present work proposes an approach based on the concepts and properties relevant to multiplication, as well as a linguistic approach for the introduction to multiplication tables from 1 to 10 and with the objective of proposing to teachers a linguistic approach about the concepts related to the multiplication operation. , as well as performing tasks to improve properties of this operation using the mother tongue as a structural basis for understanding the meanings, conditioning them to the concepts of sum of equal plots in the multiplication table. Semantically intervene in the multiplication tables looking for Intersections between verbal language and code language, critically analyzing the multiplication tables o˙ered to teachers and students proposing a reallocation of factors so that the main number of the multiplication table has an active participation in the additive interpretation in the search for an adequate linguistic context to everyday experience promoting an interaction between what is learned and what is already known through the expressions used in communication by the mother tongue. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Félix, Luciano Vianna | |
dc.contributor.advisor1ID | 110.684.027-50 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9362520082281314 | por |
dc.contributor.referee1 | Félix, Luciano Vianna | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.referee3 | Spreafico, Elen Viviani Pereira | |
dc.creator.ID | 099.440.117-54 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5357641574310074 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ANTUNES, F. Revista do professor, 1958, n. 42, sp. 1958. Citado 4 vezes nas páginas 10, 46, 64 e 65. BEBER, B. et al. Metacognição como processo da aprendizagem. 2014. Citado na página 66. BRASIL, B. N. C. C. ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Citado 9 vezes nas páginas 32, 36, 38, 39, 41, 54, 57, 66 e 67. BRASIL, P. C. N. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ secretaria de educação fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1999. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/portugues.pdf>. Citado 2 vezes nas páginas 16 e 21. BRASIL, P. C. N. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Matemática/ secretaria de educação fundamenta. Brasília: Ministério da Educação, 1999. Disponível em: http://http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/matematica.pdf>. Acesso em: 15/05/2020. Citado 4 vezes nas páginas 40, 42, 43 e 46. CANÇADO, M. Manual de semântica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/60662799/Manual_de_semantica20190921-20261-dip8y0.pdf>. Citado na página 34. FIALHO, F. A. P. Psicologia das atividades mentais: introdução às ciências da cognição. Florianópolis: Insular, 2011. Citado na página 66. FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, SciELO Brasil, v. 41, n. 3, p. 601–614, 2015. Citado na página 58. FREIRE, P. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Citado na página 36. FREITAS, M. T. de A. Vygotsky e Bakhtin: psicologia e educação: um intertexto. [S.l.]: Ática, 1994. Citado na página 16. GÓMEZ-GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Ana. Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Editora Ática, p. 257–282, 2003. Citado na página 25. KUHN, M. C.; PEREIRA, J. de F. A multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental: da teoria para a prática. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 464–482, 2020. Citado na página 36. LORENSATTI, E. J. C. Linguagem matemática e língua portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/17/16>. Citado 2 vezes nas páginas 25 e 39. LUVISON, C. d. C. Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais: inter-relação possível nas aulas de matemática. Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na Educação Matemática–1 ed.–Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. Citado na página 20. MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 4. ed. São Paulo, 1998. Citado 3 vezes nas páginas 19, 20 e 22. MENEZES, L. Matemática, linguagem e comunicação. [S.l.], 2000. Disponível em: <www.ipv.pt/millenium/20_ect3.htm>. Citado 4 vezes nas páginas 16, 24, 34 e 36. MOREIRA, M. A. Linguagem e aprendizagem significativa. In: Conferência de encerramento do IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Maragogi, AL, Brasil. [S.l.: s.n.], 2003. v. 8. Citado 2 vezes nas páginas 21 e 22. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 25, 2011. Citado na página 35. OLIVEIRA, N. de. Linguagem, comunicação e matemática. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2007. Citado na página 59. RIPOLL, C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V. Livro do professor de matemática na educação básica: números naturais. Rio de Janeiro: SBM, 2015. Citado 2 vezes nas páginas 47 e 48. ROCHA, M. I.; MENINO, H. A. Desenvolvimento do sentido do número na multiplicação: Um estudo de caso com crianças de 7/8 anos. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, v. 12, n. 1, p. 103–134, 2009. Citado 2 vezes nas páginas 36 e 45. SMOLE, K. C. S. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligência múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, 2000. 64-72 p. Citado 2 vezes nas páginas 23 e 58. SPINASSÉ, K. P. Os conceitos língua materna, segunda língua e língua estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no sul do brasil. Contingentia, v. 1, n. 1, 2006. Citado na página 20. STEFFENON, R. R. Belos problemas: Induçao e princípio das gavetas de dirichlet. 2016. Disponível em: <http://www.im.ufrj.br/walcy/Bienal/resumos/m04.pdf>. Citado 2 vezes nas páginas 54 e 71. VIGOTSKI, L. et al. Ls vigotski pensamento e linguagem. 1998. Disponível em: <http://psicod.org/l-s-vigotski-pensamento-e-linguagem.html>. Citado 2 vezes nas páginas 16 e 19. ZUCHI, I. A importância da linguagem no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista, n. 16, p. 49–55, 2004. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1056/584>. Citado 3 vezes nas páginas 16, 19 e 24. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72417/2021%20-%20Alan%20Nunes%20Rangel.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6389 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-03T17:19:56Z No. of bitstreams: 1 2021 - Alan Nunes Rangel.pdf: 2425902 bytes, checksum: 77adae84364f8b904179f0fc8612fa70 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-03T17:19:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Alan Nunes Rangel.pdf: 2425902 bytes, checksum: 77adae84364f8b904179f0fc8612fa70 (MD5) Previous issue date: 2021-02-24 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Alan Nunes Rangel.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.