Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15557
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância da língua materna no ensino da Matemática: uma análise intrínseca acerca dos significados da língua consoante ao conceito matemático para professores de Matemática na abordagem da multiplicação
Autor(es): Rangel, Alan Nunes
Orientador(a): Félix, Luciano Vianna
Primeiro membro da banca: Félix, Luciano Vianna
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Spreafico, Elen Viviani Pereira
Palavras-chave: Língua Materna;Matemática;Multiplicação;Mother Tongue;Mathematics;Multiplication
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 24-Fev-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: RANGEL, Alan Nunes. A importância da língua materna no ensino da Matemática: uma análise intrínseca acerca dos significados da língua consoante ao conceito matemático para professores de Matemática na abordagem da multiplicação. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Resumo: O presente trabalho propõe uma abordagem pautada nos conceitos e propriedades pertinen-tes a multiplicação, bem como uma abordagem linguística para a introdução às tabuadas de multiplicação de 1 a 10 e com o objetivo de propor aos professores uma abordagem linguística acerca dos conceitos referentes à operação de multiplicação, assim como a reali-zação de tarefas para aprimorar propriedades desta operação utilizando a língua materna como base estrutural para a compreensão dos significados acondicionando-os aos conceitos de soma de parcelas iguais na tabuada. Intervir semanticamente na tabuada procurando Interseções entre a linguagem verbal e a linguagem de códigos, analisando criticamente as tabuadas ofertadas para os professores e estudantes propondo uma realocação dos fatores para que o número principal da tabuada tenha participação ativa na interpretação aditiva na procura de contexto linguístico adequado à vivencia cotidiana promovendo uma interação entre o que é aprendido e o que já é conhecido através das expressões usadas na comunicação pela língua materna.
Abstract: The present work proposes an approach based on the concepts and properties relevant to multiplication, as well as a linguistic approach for the introduction to multiplication tables from 1 to 10 and with the objective of proposing to teachers a linguistic approach about the concepts related to the multiplication operation. , as well as performing tasks to improve properties of this operation using the mother tongue as a structural basis for understanding the meanings, conditioning them to the concepts of sum of equal plots in the multiplication table. Semantically intervene in the multiplication tables looking for Intersections between verbal language and code language, critically analyzing the multiplication tables o˙ered to teachers and students proposing a reallocation of factors so that the main number of the multiplication table has an active participation in the additive interpretation in the search for an adequate linguistic context to everyday experience promoting an interaction between what is learned and what is already known through the expressions used in communication by the mother tongue.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15557
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021 - Alan Nunes Rangel.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.