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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, André Fellipe Franco Pereira de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:21Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:21Z-
dc.date.issued2018-04-25
dc.identifier.citationOliveira, Andre Felipe Franco Pereira de. Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para as séries nais do ensino fundamental. 2018. 86 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15560-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática sobre Equações Diofantinas Lineares para aplicação nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Almeja-se, também, que, após a aplicação de algumas aulas sobre o tema, os alunos adquiram a capacidade de identificar situações-problemas que possam ser modelados e, em seguida, resolvidos por meio dessas equações. Para isso, serão abordados tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos na elaboração da sequência didática, tais como: números inteiros, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e aritmética modular. Desta forma, tal trabalho se justifica uma vez que, em processos seletivos de concursos militares, Colégio Naval, Colégio Militar e EPCAr, e em provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, aparecem questões que podem ser solucionadas com esta ferramenta e, também, pelo tema ser possível de assimilação pelos alunos das séries finais do ensino fundamental, pois os mesmos precisam ter apenas conhecimentos básicos de matemática. Além disso, pretende-se levar o aluno a perceber que a Matemática e importante para que ele compreenda e saiba solucionar situações-problema vivenciadas em seu cotidiano.por
dc.description.sponsorshipCoordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquações Diofantinas Linearespor
dc.subjectMáximo Divisor Comumpor
dc.subjectAlgoritmo de Euclidespor
dc.subjectAritmética Modularpor
dc.subjectLinear Diophantine Equations. . .eng
dc.subjectGreatest Common Divisoreng
dc.subjectEuclid's Algorithmeng
dc.subjectModular Arithmeticeng
dc.titleEquações diofantinas lineares: uma proposta para as séries finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeLinear diophantine equations: a proposal for the final years of middle schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this dissertation is to present a proposal of a didactic sequence for Linear Diophantine Equations to be applied at the nal years of middle school. It is also expected that after some classes about the subject the students will be able to identify real word problems that can be modeled and solved through Linear Diophantine Equations. In order to achieve this objective essential topics for the understanding of the contents involved in the elaboration of the didactic sequence, such as: integers, divisibility, Euclidean division, greatest common divisor, Euclid's algorithm and modular arithmetic will be reviewed. Thus, this work is justi ed since in some selective processes of military competitions, Naval College, Military College and EPCAr, and also in the tests of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools - OBMEP, have some questions that can be solved with this tool, and due the fact it is a possible topic for assimilation by the students at the nal years of middle schools since they only need basic knowledge of mathematics. In addition, it is intended to lead the student to realize that mathematics is important so that he understands and knows how to solve problem situations experienced in his daily life.por
dc.contributor.advisor1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.advisor1ID07092170729por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180980997927698por
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.referee2Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee3Santos, Cleber Haubrichs dos
dc.creator.ID10821428756por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522262760543882por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64497/2018%20-%20Andr%c3%a9%20Felipe%20Franco%20Pereira%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4500
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-04-05T13:21:54Z No. of bitstreams: 1 2018 - André Felipe Franco Pereira de Oliveira.pdf: 2101895 bytes, checksum: 70cffffc9d95a583af2caa12f68a0ff2 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-05T13:21:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - André Felipe Franco Pereira de Oliveira.pdf: 2101895 bytes, checksum: 70cffffc9d95a583af2caa12f68a0ff2 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25eng
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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