Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuimarães, Alessandro Martins
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:21Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:21Z-
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Alessandro Martins. Resultados das avaliações do Saerjinho de Matemática: contraste entre o sonho e a realidade. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15561-
dc.description.abstractNeste trabalho, foi feito um levantamento sobre os índices de acertos em provas do Saerjinho para a disciplina de matemática aplicadas no primeiro bimestre de 2013 e 2014 para o nono ano do ensino fundamental de todo Estado do Rio de Janeiro em cada uma das seis habilidades propostas em itens da prova. Também foi escolhida uma escola no município de Queimados, para que os resultados gerais pudessem ser comparados em menor proporção com os resultados de seis turmas de nono ano do ensino fundamental desta escola. A finalidade da comparação, foi buscar indícios de resultados diferentes quando aferidos em menor escala. Foram também pesquisados os resultados da prova de matemática do Saerjinho para o primeiro bimestre de 2015 de toda região administrativa chamada Metropolitana I, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri. Estes resultados foram comparados na tentativa de encontrar possíveis desigualdades entre escolas de uma região considerada pobre na Baixada Fluminense e os resultados para todo Estado do Rio. Esta pesquisa, acabou por mostrar que os resultados gerais para todo Estado do Rio em 2013 e 2014, os resultados gerais da região Metropolitana I em 2015 e os resultados das turmas pesquisadas, duas em 2013, duas em 2014 e duas em 2015 em uma escola no município de Queimados, variaram dentro de uma pequena margem de acertos para mais ou para menos em cada uma das habilidades cobradas nas provas de matemática. Finalmente esta pesquisa foi ouvir professores, pais e alunos na referida escola do município de Queimados com o objetivo de se aproximar ao máximo da realidade vivida neste ambiente escolarpor
dc.description.sponsorshipCoordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaerjinho de Matemáticapor
dc.subjectAvaliação em Larga Escalapor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectSaerjinho of Mathematicseng
dc.subjectEvaluation in Wide Climbseng
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.titleResultados das avaliações do Saerjinho de Matemática: contraste entre o sonho e a realidadepor
dc.title.alternativeResults of evaluations of Saerjinho of Mathematics: contrast between dream and realitypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this work, it was done a survey on the indexes of hits in Saerjinho's evidence for the discipline of mathematics applied to the first quarter of 2013 and 2014 for the ninth year of basic education of all the Rio de Janeiro State in each of the six proposed skills into items of proof. It was also chosen a school in the municipality of Queimados, so that the results could be compared to a lesser proportion with the results of some classes of ninth grade of elementary school in this school. The purpose of the comparison, went looking for evidence of different results when calibrated on a smaller scale. Were also surveyed the results of math Saerjinho for the first quarter of 2015 of all administrative region called Metropolitana I, which includes the municipalities of Nova Iguaçu, Queimados and Japeri. These results were compared in an attempt to find possible inequalities between schools in a region considered poor in the Baixada Fluminense and the results for the entire state of Rio. This research, show that the overall results for the entire state of Rio in 2013 and 2014, the General results of the metropolitan region in 2015 and the results of the classes searched, two in 2013, two in 2014 and two in 2015 in a school in the municipality of Queimados, varied within a small margin of hits or less in each of the skills charged in mathematics. Finally, this research was listening to teachers, parents and students in the school of the municipality of Queimados with the goal to get closer to reality in this school environmenteng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID64691900730por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Santos, Douglas Monsôres de melo
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID05296525795por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMADA, Cassius. Cálculo: matemática para todos. Entrevista concedida, Edição 34, novembro de 2013. COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: Aprendizagens e desafios. Ensaio: Aval. pol.públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008. OLIVEIRA, Vânia Lucia de; LEAL, Cristianni Antunes; PEREIRA, Carlos Alexandre da Silva; QUIRINO, Maria José da Silva de Oliveira. Políticas Curriculares: uma breve crítica ao Currículo Mínimo implantado no Estado do Rio de Janeiro. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nilópolis, Rio de Janeiro, Brasil, 2011. ESTEVÃO, Edna Aparecida Dos Santos. A Importância da Participação Familiar no Rendimento Escolar da Criança. Curso Razão LTDA, Leopoldina, Minas Gerais, 2012. GARCIA, Lenize Aparecida Martins. Competênias e Habilidades: Você sabe lidar com isso ? Disponível em ˂http://www.educacao.es.gov.br/download/roteiro1_competenciasehabilidades.pdf>. Acesso em : 04 Mai. 2015. SALGADO, Jacymar de Almeida. Reflexões quanto à importância das Construções Geométricas no ensino da Geometria Plana.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Prograna de Mestrado Profissional em Matemática, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, 2013. SEEDUC – Secretaria Estadual de Educação-RJ. Carta de apresentação do currículo mínimo. Disponível em, <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/matematica_livro.pdf>. Acesso em 10 de julho de 2015. _________. Currículo Mínimo. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=374742>. Acesso em 10 de julho de 2015. _________. SAERJ. Disponível em: <http://www.saerj.caedufjf.net/repositorio/saerj/pdf/matrizes_todas_2012.pdf>. Acesso em 10 de julho de 2015. ________. Saerjinho. Disponível em: <http://www.saerjinho.caedufjf.net/diagnostica>. Acesso em 10 de julho de 2015por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/63921/2015%20-%20Alessandro%20Martins%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4365
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-02-03T12:30:52Z No. of bitstreams: 1 2015 - Alessandro Martins Guimarães.pdf: 4680484 bytes, checksum: 2b1419ba832a08a9d5d8b78435d59e4d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-03T12:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Alessandro Martins Guimarães.pdf: 4680484 bytes, checksum: 2b1419ba832a08a9d5d8b78435d59e4d (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Alessandro Martins Guimarães.pdfAlessandro Martins Guimarães4.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.