Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15561
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resultados das avaliações do Saerjinho de Matemática: contraste entre o sonho e a realidade
Título(s) alternativo(s): Results of evaluations of Saerjinho of Mathematics: contrast between dream and reality
Autor(es): Guimarães, Alessandro Martins
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de melo
Terceiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Palavras-chave: Saerjinho de Matemática;Avaliação em Larga Escala;Ensino de Matemática;Saerjinho of Mathematics;Evaluation in Wide Climbs;Teaching of Mathematics
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: GUIMARÃES, Alessandro Martins. Resultados das avaliações do Saerjinho de Matemática: contraste entre o sonho e a realidade. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.
Resumo: Neste trabalho, foi feito um levantamento sobre os índices de acertos em provas do Saerjinho para a disciplina de matemática aplicadas no primeiro bimestre de 2013 e 2014 para o nono ano do ensino fundamental de todo Estado do Rio de Janeiro em cada uma das seis habilidades propostas em itens da prova. Também foi escolhida uma escola no município de Queimados, para que os resultados gerais pudessem ser comparados em menor proporção com os resultados de seis turmas de nono ano do ensino fundamental desta escola. A finalidade da comparação, foi buscar indícios de resultados diferentes quando aferidos em menor escala. Foram também pesquisados os resultados da prova de matemática do Saerjinho para o primeiro bimestre de 2015 de toda região administrativa chamada Metropolitana I, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri. Estes resultados foram comparados na tentativa de encontrar possíveis desigualdades entre escolas de uma região considerada pobre na Baixada Fluminense e os resultados para todo Estado do Rio. Esta pesquisa, acabou por mostrar que os resultados gerais para todo Estado do Rio em 2013 e 2014, os resultados gerais da região Metropolitana I em 2015 e os resultados das turmas pesquisadas, duas em 2013, duas em 2014 e duas em 2015 em uma escola no município de Queimados, variaram dentro de uma pequena margem de acertos para mais ou para menos em cada uma das habilidades cobradas nas provas de matemática. Finalmente esta pesquisa foi ouvir professores, pais e alunos na referida escola do município de Queimados com o objetivo de se aproximar ao máximo da realidade vivida neste ambiente escolar
Abstract: In this work, it was done a survey on the indexes of hits in Saerjinho's evidence for the discipline of mathematics applied to the first quarter of 2013 and 2014 for the ninth year of basic education of all the Rio de Janeiro State in each of the six proposed skills into items of proof. It was also chosen a school in the municipality of Queimados, so that the results could be compared to a lesser proportion with the results of some classes of ninth grade of elementary school in this school. The purpose of the comparison, went looking for evidence of different results when calibrated on a smaller scale. Were also surveyed the results of math Saerjinho for the first quarter of 2015 of all administrative region called Metropolitana I, which includes the municipalities of Nova Iguaçu, Queimados and Japeri. These results were compared in an attempt to find possible inequalities between schools in a region considered poor in the Baixada Fluminense and the results for the entire state of Rio. This research, show that the overall results for the entire state of Rio in 2013 and 2014, the General results of the metropolitan region in 2015 and the results of the classes searched, two in 2013, two in 2014 and two in 2015 in a school in the municipality of Queimados, varied within a small margin of hits or less in each of the skills charged in mathematics. Finally, this research was listening to teachers, parents and students in the school of the municipality of Queimados with the goal to get closer to reality in this school environment
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15561
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Alessandro Martins Guimarães.pdfAlessandro Martins Guimarães4.57 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.