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dc.contributor.authorSantos, Alex Alves Magalhães dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:22Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:22Z-
dc.date.issued2019-03-27
dc.identifier.citationSANTOS, Alex Alves Magalhães dos. Binômio de Newton: uma abordagem no campo da análise combinatória para o ensino médio. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15563-
dc.description.abstractEste trabalho de revisão de literatura tem por objetivo estabelecer conexões dos conteúdos do Binômio de Newton sob uma perspectiva combinatória para alunos do Ensino Médio e, também trata de uma sequência didática sobre o referido tema, que pode ser aplicada em sala de aula pelo professor de matemática. Como professor do Ensino Médio observou-se que os estudantes apresentam várias deficiências em matemática, especialmente, em combinatória e probabilidade. Muitos conhecem apenas fórmulas, não entendem suas aplicações, enquanto que outros apresentam completo desconhecimento em tais assuntos e, grande parte deles, não conseguem solucionar problemas comuns de contagem do Ensino Fundamental. No entanto, despertava interesse da parte dos alunos, mesmo aqueles sem aptidões para as disciplinas exatas, quando eram aplicados exercícios que estavam associados às situações do cotidiano, como, por exemplo, o jogo da Mega-Sena. Verifica-se que a ausência de interesse dos alunos nas Escolas do Ensino Médio, grande parte, é fruto do pouco valor dado pelos docentes aos assuntos. Não resta dúvida, que o estudo do Binômio de Newton é fantástico, desde que haja o entendimento de como ocorre a expansão binomial. O propósito é contribuir para novas abordagens de atuação e, consequentemente, ser um tema instigante para os alunos, desenvolvendo, assim, significativamente sua capacidade de reunir as ideias e raciocinar logicamente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBinômio de Newtonpor
dc.subjectAnálise combinatóriapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectBinomial of Newtoneng
dc.subjectCombinatory analysiseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleBinômio de Newton: uma abordagem no campo da análise combinatória para o ensino médiopor
dc.title.alternativeBinomial of Newton: an approach in the field of combinatorial analysis for high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work of literature review aims to establish connections of the contents of Newton's binomial under a combinatorial perspective for high school students,and it also deals with a didactic sequence on the subject, which can be applied in the classroom by the mathematics teacher.As a High school teacherwas observed that students havepresented several deficiencies in mathematics, especially in combinatorial and probability.Many know only formulas, do not understand their applications, while others have complete ignorance in such matters, and most of them can’t solve common problems of counting Elementary school. However, it was aroused interest on part of the students, even those with no aptitude for the exact disciplines, when exercises were applied that were associated with daily situations, such as the Mega-Sena game.It is verified the student absence of interest in the High Schools, majority, is fruit of the little value given by the teachers to the subjects. There is no doubt that the study of Newton's binomial is fantastic, provided there is an understanding of how binomial expansion occurs. The purpose is to contribute to new approaches of action and, consequently, to be an exciting topic for students, thus developing significantly their ability to gather ideas and reason logicallyeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1ID032.136.676-09por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee1ID032.136.676-09por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664por
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.referee3Nunes, Wallace Vallory
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283675367468027por
dc.creator.ID030.207.317-55por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154968576919684por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, A.; FERREIRA, A. Aprendendo análise combinatória através da resolução de problemas: um estudo com classesde 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano doEnsino Médio. Disponível em:<http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/261-1-Agt11_almeida_e_ferreira_ta.pdf>.Acesso em: 18 nov. 2018. BACHX, A; POPPE, L. TAVARES, R. O. Prelúdio àanálise combinatória. São Paulo: Nacional, 1975. BOYER, C.; MERZBACH, U. História da matemática. São Paulo: Blucher, 2012. BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases).Brasília, 1996.Disponível em: <http://www.lei-n.9394.gov.br>. Acesso em: 1 mar. 2019. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) – Ensino Médio. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018. CUNHA, Leandro. Uma conexão entre binômio de Newton e probabilidade. Dissertação (Mestrado em matemática), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. CUNHA, Sandro. O desenvolvimento do binômio de Newton. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. DANTE, L. Matemática: contexto e aplicações. São Paulo: Ática, 2010. EVES, H. Introdução à história da matemática. São Paulo: Unicamp, 2008. FERREIRA, C. Binômio de Newton, 2015. Disponível em: <http://www.todoestudo.com.br/matematica/binomio-de-newton>. Acesso em: 12 fev. 2019. FONSECA, M. É mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na mega-sena, 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/12/1724077-e-mais-facilseratingido-por-um-raio-do-que-ganhar-mega-da-virada.shtml>. Acesso em: 11 fev. 2019. HOMA, A.; GROENWALD, C. Análise combinatória no ensino médio. Educação Matemática em Revista - RS(EMR-RS), ano 14, v. 1, n. 14, p. 65-74, 2013. IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZJZ, D.; PÉRIBO, R. Matemática. São Paulo: Atual, 2002. LEACHENSKI, A.Binômio de Newton com expoente negativo e fracionário. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, 2017. MACHADO, A. Matemática: temas e metas. São Paulo: Atual, 1986. MENEZES, D. Abecedário da álgebra. V. 2, 2. ed. Belo Horizonte: O Evoluir, 1959. 106 MIRANDA, D. Binômio de Newton. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/binomio-de-newton.html> Acesso em: 2 out.2018. MORAIS, S. Probabilidade na mega-sena. Monografia (Graduação em Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,2012. MORGADO, A. et al. Análise combinatória e probabilidade. Rio de Janeiro: Impa/Vitae, 1996. MUNSIGNATTI JR., M. Combinatória: números de soluções inteiras e não negativas de uma equação. Revista do Professor de Matemática. SãoPaulo: SBM, v.28, n.73, 3ºquadrimestre, 2010. NOBRE, S. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/26461/S1516- 73132004000300015.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 9 out. 2018. SILVA, M. Chances de ganhar na megasena. 2015. Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/matematica/chances-ganhar-na-mega-sena.htm>. Acesso em:12 fev. 2019. SILVA, P. Usos do binômio de Newton em diferentes contextos.Trabalho de Graduação (Graduaçãoem Matemática), Universidade Estadual Paulista, Unesp, Guaratinguetá, São Paulo, 2016. SILVA, S. Estudo do binômio de Newton. Dissertação (Mestrado profissional em matemática), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/7526/2/arquivototal.pdf>. Acesso em: 1out. 2018. SILVA, M. Números binomiais: uma abordagem combinatória para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em matemática), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. TOGNATO II, J. O. O binômio de Newton. Trabalho de Graduação (Graduaçãoem Matemática), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em:<http://www.biografiaisaacnewton.com.br/p/resumo-vida-e-obra-de-isaacnewton.html>. Acesso em: 8 fev. 2019. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/matematica/leibniz.htm>. Acesso em: 9 fev. 2019. Disponível em: <http://www.ebiografia.com/gottfried_leibniz>. Acesso em: 9 fev. 2019. Disponível em:<http://www.gigasena.com.br/loterias/megasena/>. Acesso em: 8fev. 2019. Disponível em:<http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/Isaac_Newton.html>. Acesso em: 8 fev. 2019. Disponível em:<http://www.infoescola.com/biologia/termos-usados-em-genetica/>. Acesso em: 11 fev. 2019. 107 Disponível em:<http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/poligenes> Acesso em: 13 fev. 2019. Disponível em: <http://www.loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/megasena/>. Acesso em: 10 fev. 2019. Disponível em: <http://www.siteastronomia.com/isaac-newton-biografia-vida-e-obra>. Acesso em: 8 fev. 2019.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-09-10T12:38:08Z No. of bitstreams: 1 2019 - Alex Alves Magalhães dos Santos.pdf: 1167888 bytes, checksum: 25715641971f6d3b05be4bc878500197 (MD5)eng
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